Alunos da EJA durante a formatura no final de 2013.
Crédito: Arquivo Eliandro Figueira - SCS/PMI.
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A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba recebeu do Ministério da
Educação o selo Município Livre do
Analfabetismo, uma vez que a cidade atingiu mais de 96% de alfabetização,
com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010. O selo está previsto
no Decreto nº 6.093 de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a reorganização do
Programa Brasil Alfabetizado – PBA, visando à universalização da alfabetização
de jovens e adultos de 15 anos ou mais.
De acordo com a orientadora pedagógica da Secretaria de
Educação, Tania Cataldi, ao longo de quatro anos foram feitas cerca de 750
matrículas na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente a EJA possui 175
alunos no Ensino Fundamental ciclo I, mas um dos grandes desafios com o público
jovem e adulto é a evasão ou abandono escolar. “Tivemos um aumento do número de matrículas principalmente porque o
mercado da construção civil está aquecido. Muitas pessoas desse setor nos
procuraram, mas com o final das obras os alunos acabam indo embora para outras
regiões. Além disso, a evasão fica em torno dos 17%”, revela Tânia.
Com o desafio de manter o jovem e o adulto na escola e
alfabetizá-los, a Secretaria de Educação desenvolve projetos diferenciados até
o aluno concluir o Ensino Fundamental ciclo I. Um dos projetos é a ‘Roda de
Jornal’, que funciona em parceria com os jornais de Indaiatuba que fornecem
exemplares uma vez por semana. Em sala de aula é realizada uma roda de leitura
do conteúdo dos jornais. “Dentro disso,
durante a alfabetização, existem ganhos culturais e nos conteúdos previstos no
material didático. O professor faz recortes de manchetes e dos assuntos
matemáticos ou de ciências, para serem debatidos em sala, promovendo um maior
ganho de conhecimento ao aluno”, explica Tânia.
Outro projeto que, além de ajudar na evolução da
alfabetização, promove conhecimento econômico é o ‘Projeto Consumo Sustentável’,
realizado em parceria com o Sindivarejista de Campinas com foco no planejamento
familiar. O aluno estuda os direitos e deveres do trabalhador (em parceria com
a Amatra – Campinas) que neste segundo semestre incluirá a presença do Juiz do
Trabalho na escola. “O adulto tem
urgência de levar para o seu dia a dia tudo que aprende na escola. A temática
do consumo e planejamento dos gastos domésticos é de grande interesse para
eles, pois eles vivem e precisam disso. Junto com essa temática aproveitamos
para ensinar a ler, escrever, fazer cálculos, problemas matemáticos, além de
aproveitarmos possibilidades de aprendizado também para Ciências e outras áreas
do conhecimento”, detalha a orientadora pedagógica.
O projeto ‘Informática na Escola’ é desenvolvido em parceria
com a FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). Uma vez por semana os
alunos participam da aula de informática básica atrelada ao currículo da
escola. Ao final do ano, além da promoção para outra etapa de ensino, eles
levam o certificado do curso de informática, que também é um incentivo a mais
para colocações no mercado de trabalho. Além desses projetos, a Secretaria de
Educação planeja a Oficina de Empreendedorismo em parceria com o Sebrae
Campinas.
Para trabalhar com o jovem e o adulto, o professor recebe um
preparo diferenciado. Os coordenadores e professores participam de formações
que visam o trabalho por projetos em consenso com os interesses do público
adulto e jovem da EJA. Em 2014 foram cinco encontros com assessoria contratada.
Nos HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), que ocorrem semanalmente e
nas reuniões pedagógicas que ocorrem bimestralmente, as discussões também giram
em torno do trabalho pedagógico com esse público.
O material didático também recebe um tratamento diferenciado
que tem um peso importante para fornecer bons resultados na alfabetização. “O público adulto traz consigo uma bagagem
muito grande e interesses muito diferentes das crianças. Aí está o segredo do
trabalho, saber acionar essas motivações e instaurar ali o desejo e o empenho
para aprender”, fala Tânia.
Em Indaiatuba existem 5.378 pessoas acima de 15 anos não
alfabetizadas, segundo o IBGE 2010, um número pequeno se comparado aos índices
do Brasil. De acordo com o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, o Selo
Município Livre do Analfabetismo mostra que o trabalho na educação aponta
resultados satisfatórios, não só com as crianças, mas também com os jovens e
adultos. “Sempre defendi e apoiei todos
os projetos reservados aos jovens e adultos e os resultados provam que o nosso
empenho deve ter continuidade, muito embora o grande desafio é com a migração
sazonal, mas estaremos sempre de portas abertas para receber essas pessoas que
querem se alfabetizar”, concluiu Nogueira.
Os interessados em se matricular no Ensino Supletivo
gratuito do 1º ao 5º ano, com dois anos de duração devem procurar uma das duas
escolas municipais que oferecem essa modalidade de ensino, sendo: EMEB “Prof.
Áurea Moreira da Costa”, localizada na Rua 5 de Julho 1555 das 8h às 17h e das
19h às 21h30 e EMEB Prof. “Leonel José Vitorino Ribeiro”, localizada Rua Ângelo
Stocco 513, antiga 79, Jardim Morada do Sol das 8h às 21h30. O horário de aula
é de segunda a sexta-feira das 19h às 23h. Os materiais escolares são gratuitos
e é servido jantar na entrada e lanche no meio do período da aula. Os
documentos necessários são: Xerox do RG; Certidão de Nascimento ou Certidão de
Casamento e Comprovante de Endereço.
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