Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Acenbi celebra Dia da Comunidade Japonesa no Ciaei neste domingo

Da esquerda para direita, Anésio Kimura, Akifiko Morita Mario 
Takeshi Alexandre durante coletiva na Acenbi. 
Foto: divulgação.
A Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra no próximo domingo (dia 22), das 15h às 18h, no Ciaei (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3665, no Jardim Regina), o Dia da Comunidade Japonesa. O evento tem entrada gratuita e o público poderá conferir apresentações de música e dança típicas, mostra de cerca de 70 desenhos e pinturas temáticas realizadas pelos alunos das EMEBs Osório Germano e Silva Filho e Miyoki Takahara e exposição de maquetes de seis dos principais templos japoneses cedidas para a ocasião pelo Consulado do Japão.
As novidades foram detalhadas em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (18) na sede social da associação com a presença do presidente Akifiko Morita, do relações públicas da entidade Mario Takeshi Alexandre e do diretor do departamento cultural Anésio Kimura. “Neste ano em que a Acenbi completa 68 anos de atividades, iremos homenagear pessoas que há anos apoiam nosso trabalho com grande dedicação”, contou Morita. “Iremos destacar a atuação do sr. Gunji Matsumoto, que presidiu a entidade por duas vezes, da sra. Kazue Kato, responsável inúmeras realizações junto ao Grupo de Senhoras e do sr. Takashi Yamaki, ex-presidente da Acenbi”, completou. Confira a agenda abaixo. Informações: (19) 3834-2584.

Programação Dia da Comunidade Japonesa – 15h às 18h
Música
Pedro Mizutani e grupo Todos Nós – Piracicaba
Grupo de Taiko Atibaia Kawasuji Seiryu – Atibaia - um dos grupos de taiko mais conhecidos no Brasil, tem mais de 50 integrantes, entre tocadores iniciantes e mais experientes.

Dança
Alunos da Emeb Miyoki Takahara
Alunos da Emeb Osório Germano e Silva Filho
Grupo de Dança Sohran do Nitigogakko
Grupo de Dança de Senhoras da Acenbi
Grupo de Dança da Anibras de Salto
Grupo de Dança de Jovens
Ao final das apresentações, serão sorteados brindes aos participantes.
O Dia da Comunidade Japonesa foi instituído por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010, cujo projeto tem a autoria do vereador Fábio Marmo Conte. A partir de 2011, a data passou a ser comemorada anualmente em junho, em referência ao mês da data oficial do início da imigração japonesa no Brasil (18 de junho). Em Indaiatuba, foi registrada oficialmente a chegada do primeiro imigrante japonês em 1935. Trata-se de Nakaji Gomassako, que veio com a família para cultivar algodão na Fazenda Pimenta. No Brasil, a imigração japonesa começou em 1908, quando chegou o primeiro grupo de imigrantes no navio Kasato Maru, no porto de Santos (SP).
Fundada em 7 de setembro de 1947, a Acenbi possui cerca de 250 famílias associadas e está aberta a novos sócios interessados, de origem japonesa ou não, que desejem participar das ações comunitárias da entidade, com uma série de eventos culturais já tradicionais (como a Festa do Chopp e a Festa do Sushi) e esportivos, com a formação de times infanto-juvenis de beisebol e softbol que se destacam nas competições nacionais e internacionais. O início da imigração japonesa em Indaiatuba data de 1935, com a chegada da família Gomassako e se intensificou bastante nos anos 60 e 70, quando o trabalho da colônia na agricultura local fez com que o município se tornasse o principal produtor de tomates do estado de São Paulo, resultando em importante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade até os dias de hoje. Visite www.acenbi.org.br.

Nenhum comentário: