Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ginástica artística de Indaiatuba conquista o pódio mais uma vez no Troféu Destaque

Divulgação
A equipe de ginástica artística de Indaiatuba, apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes, garantiu pódio tanto na categoria feminina como na masculina no ranking por equipes na 2ª etapa do Troféu Destaque, realizada em Hortolândia nos dias 7 e 8 de junho. No Sub 14 feminino, o município ficou com a medalha de prata graças à dedicação das ginastas Amanda Artico, Emily Goulart, Naielly Dantas, Vitória Barbosa, Carolaine da Silva, Nayara Dantas e Yanka Boccanera. A atleta Emily Cavalin integrou também o grupo, competindo na categoria Livre feminino. Já no time masculino, a medalha de bronze foi conquistada pelo conjunto da atuação dos ginastas José Henrique Celini, Paulo Henrique Lopes, Gustavo Sales, Gabriel Hernandes e Hiago Souza. A coordenação é do técnico Bruno Noronha.
Similar aos Jogos Regionais, o Troféu Destaque premia os melhores atletas durante quatro etapas disputadas ao longo do ano, com a somatória total dos pontos obtidos. “O resultado foi muito bom no feminino, o grupo é fortíssimo”, comenta Noronha. “Tivemos alguns erros, mas colocamos novos elementos e as notas subiram consideravelmente. Já o time masculino registrou ótima evolução, passando de 143,75 pontos na primeira etapa para 191,55, sendo ainda elogiado pela maioria dos árbitros”, completa o técnico.
A próxima etapa acontece em Indaiatuba, no Centro Municipal de Ginástica, no dia 14, sábado, a partir das 8h, com entrada franca. Informações: (19) 3825-6270.
Centro Municipal de Ginástica Artística - Rua Guatemala, 147, Parque Boa Esperança

Ex-atleta olímpico coordena ginástica artística no projeto Esporte Cidadão
O ex-atleta olímpico cubano Lázaro Raynel Lamelas Ramirez é o novo coordenador de ginástica artística e rítmica do projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Indaiatuba. A contratação do profissional, que é referência na modalidade na América Latina, foi viabilizada pela parceria público-privada inédita estabelecida entre a Prefeitura Municipal e as empresas Toyota do Brasil e John Deere, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
O investimento é de R$1.150.000,00 neste primeiro ano e as companhias têm a opção de deduzir o montante aplicado do total do imposto de renda devido no ano corrente até o limite de 1%. Os recursos são destinados a expandir a equipe de especialistas dedicada ao programa, possibilitando assim que mais crianças e jovens de 6 a 17 anos se beneficiem da prática esportiva gratuita em 22 modalidades e 20 núcleos espalhados pela cidade. Atualmente, o Esporte Cidadão atende cerca de oito mil participantes.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti, a parceria confere maior flexibilidade para a expansão do Esporte Cidadão, tanto em termos quantitativos como qualitativos. “Não adianta apenas aumentarmos o número de participantes se não aperfeiçoarmos a estrutura de atendimento, que hoje inclui mais de 50 professores, no total, certificados pela Unifesp, além de coordenadores e técnicos. Utilizando os critérios da Lei de Incentivo temos a possibilidade de contratar inclusive especialistas como o Lázaro. À longo prazo estamos perseguindo aquilo que é o sonho de todo gestor público – e tenho certeza de que do prefeito Reinaldo Nogueira também – que é ter um programa como este, voltado para a população, totalmente custeado pela iniciativa privada. De um lado, isso confere mais recursos e braços à prefeitura e, de outro, atende às diretrizes de atuação em responsabilidade social das empresas. Todos ganham, especialmente os indaiatubanos”, finalizou.
Formado em Educação Física e Esporte pela Universidade Manuel Fajardo de Cuba, Lázaro foi atleta da seleção cubana de ginástica artística masculina de 1992 a 2004, participou de competições internacionais, Pan-Americanos, campeonatos mundiais e dos Jogos Olímpicos de Sidney, no ano 2000. De 2000 a 2005, foi técnico da seleção feminina de ginástica artística de Cuba e, desde 2007, está no Brasil. Antes de chegar a Indaiatuba, era treinador da equipe de Americana. Em 2013, foi técnico da seleção brasileira pré-infantil para o Sul-americano realizado na Colômbia, que conquistou o 1º lugar por equipe e outras três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata.
Em linha com as diretrizes do Esporte Cidadão, Lázaro pretende transmitir aos alunos não só sua experiência no esporte, mas também os valores que aprendeu como atleta e treinador. “O mais importante é dar espaço a todas as crianças que queiram aprender ginástica. Vamos trabalhar o seu desenvolvimento como pessoas para o futuro. Queremos mostrar que, além de desenvolver qualidades motoras, velocidade, força e equilíbrio, o esporte incentiva a concentração e a disciplina, colaborando na formação dos bons cidadãos”, destaca o coordenador.
“O Lázaro já está perfeitamente integrado com os professores Bruno Noronha, Alessandra dos Santos, Cristiane Loriato e Vinícius Lamas, que atuam nos quatro núcleos onde oferecemos a modalidade; eles o têm como uma grande referência”, aponta a coordenadora do projeto Esporte Cidadão, Silvia Queriquelli de Agostini. “Acreditamos que com a vinda dele, o número de alunos na ginástica artística e rítmica continue a aumentar”, diz.
As inscrições para todas as modalidades do Esporte Cidadão acontecem no início de cada semestre. Informações sobre vagas ainda disponíveis na ginástica artística e rítmica podem ser obtidas diretamente nos núcleos esportivos municipais de preferência, conforme endereços abaixo. A criança deve estar regularmente matriculada na rede escolar pública ou privada. Para efetivar a adesão, o responsável deve comparecer pessoalmente e preencher a ficha de inscrição, apresentar RG e comprovante de endereço. As aulas acontecem duas vezes por semana com horários pela manhã e à tarde. Informações: (19) 3825-6270.

Centro Esportivo Aldrovandi - Av. Angelo Berteli Neto 1000 – Jardim Carlos Aldrovandi – Tel: 3816-6819. Modalidades: Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.
Centro de Ginástica - Rua Guatemala 147 – Parque Boa Esperança - Tel: 3816-6892. Modalidades: Ginástica Artística.
Quadra 23 - Rua Antonio Brunetti s/nº Praça Darcy Barnabé – Jardim Morada do Sol – Tel: 3894-5763. Modalidades: Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.
Ginásio Municipal de Esportes - Av. Visconde de Indaiatuba 1250 – Jardim América – Tel: 3825-6270. Modalidades: Ginástica Rítmica.

Nenhum comentário: