Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Fundação Pró-Memória realiza exposição temática sobre o futebol indaiatubano

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
O Museu do Casarão Pau Preto iniciou ontem (dia 11), das 9h às 17h, a exposição temática Do Primavera ao Esporte Clube XV de Novembro – O início do futebol indaiatubano. futebol é a paixão nacional e também fez e faz parte da história e do cotidiano de Indaiatuba. A exposição ficará até o início do mês de julho. “O primeiro time a ter maior destaque no cenário local foi o Primavera F.C. e depois vieram muitos outros”, comenta a diretora do Museu do Casarão Pau Preto, Denise Yonamine. “A exposição também está disponível virtualmente, em nossa página no Facebook e em nosso site http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/”, completa.
Na semana passada, o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, divulgou a programação do segundo semestre do museu. Em julho, o tema será Romaria – Indaiatuba até Pirapora. “Escolhemos sempre temas do momento para as exposições temporárias, como é caso da Copa do Mundo e depois da Romaria”, lembra Gustavo.

Primavera dos Museus
Pela primeira vez Indaiatuba participará da Primavera dos Museus. A 5ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, este ano, a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.
Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Gustavo lembra que a Fundação Pró-Memória contratou recentemente uma museóloga. “Acredito que pela primeira vez a fundação terá uma profissional da área e que tem uma visão diferente da nossa enquanto de como tratar e aproveitar o museu”, comenta. “E optamos por integrar esse evento de grande importância pela primeira vez com a realização de palestras e outras atividades”, completa.

Nenhum comentário: