Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Conheça as regras de conduta da FIFA para os jogos da Copa

Empolgado com a Copa do Mundo no Brasil? Louco para ir para o estádio, torcer e ver de perto todos os grandes astros do futebol mundial? Torcer e vibrar pela seleção Canarinho e todas as demais deste campeonato exigem uma leve mudança de hábito.
O padrão FIFA vai muito além dos estádios e obras de mobilidade urbana. Antes de mais nada, a recomendação geral é utilizar o transporte público para ir até as arenas, utilizando as opções de transporte público (metrô, ônibus ou táxi) e facilitando o trânsito tanto na chegada quanto na saída da partida.
Procure chegar o quanto antes possível. Três horas antes dos eventos os estádios já permitirão o acesso. Assim você já aproveita e conhece melhor as instalações, localiza sua poltrona, banheiros, lanchonetes e tudo mais.
Como todo evento de categoria mundial, a segurança é um dos pontos fortes. Então, todos os torcedores passarão por revista na entrada, os ingressos serão conferidos e pode haver solicitação da identidade, carteira de estudante ou atestado médico para portadores de necessidades especiais. Lembre-se, os ingressos da Copa são pessoais e intransferíveis e também não podem ser revendidos ou trocados. Caso você esteja com um ingresso com nome diferente do seu, você pode perder o ingresso ou até mesmo ser preso.
Não é permitido o acesso às arenas com mochilas, bolsas e sacolas, câmeras de vídeo ou fotográficas de grande porte, objetos cortantes, inflamáveis, explosivos, geradores de fumaça, alimentos e bebidas adquiridos fora dos estádios (exceto alimentação específica e comprovada para tratamentos médicos), qualquer objeto maior de 25 x 25 x 25cm, armas de qualquer tipo e porte incluindo facas, canivetes, tesouras e similares, cartazes e faixas maiores que 2,00 x 1,50m, bandeirões e qualquer material com dizeres publicitários, polêmicos, discriminantes, religiosos ou de caridade.
Artigos de metal, madeira, vidro, plástico rígido que possam ser utilizados para agredir também estão proibidos.
A maior polêmica da lista de proibições está em relação a instrumentos musicais ou que emitam qualquer tipo de som. As famosas e famigeradas vuvuzelas, que tanto atrapalharam as transmissões de TV da Copa da África do Sul, estão banidas, assim como sirenes, tambores, cornetas, megafones, apitos e tudo mais.
A lista ainda se estende a papel higiênico ou papéis em rolo, panfletos, objetos infláveis, produtos em pó, emissores de raio laser, caixas, sacolas, bancos, escadas e tripés.
Completando as regras de conduta, é proibido fumar em toda a área do estádio, obstruir os acessos e saídas de emergência, ficar em pé nas cadeiras, utilizar cadeira diferente da especificada em seu ingresso, fotografar, filma ou gravar áudio/vídeo para uso além do particular, entoar xingamentos ou palavras discriminatórias de qualquer espécie ou incitar violência.
O acesso de animais também é proibido, exceto nos casos de cão-guia acompanhado de seu dono, devendo ser solicitada ajuda a um dos voluntários para a correta alocação do torcedor no seu assento.
Outra informação importante é que todos os produtos vendidos nos estádios serão comercializados somente em dinheiro ou cartão de débito ou crédito Visa, marca patrocinadora do evento. Então, se você não tiver um, leve dinheiro trocado. E delicie-se com tapioca, cocada, acarajé, pipoca, feijão tropeiro e cachorros quentes, além de água, refrigerante e duas opções de cerveja. Para um jogo de futebol, este menu oficial FIFA está bem variado.
Divirta-se e vibre muito nesta Copa!

Nenhum comentário: