Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sinfônica da Unicamp interpreta obra de João MacDowell

Nicolau El Moor
Imagine um brasileiro, músico, compositor e líder de um movimento que tem renovado a ópera em Nova York, nos Estados Unidos. Esse é João MacDowell, nascido em Brasília, que terá sua obra Sinfonia º 1 interpretada pela primeira vez em Campinas, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, nos concertos da próxima semana: dias 9 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Castro Mendes e 10 (quinta), às 19h, na Casa do Lago (Unicamp).
O programa, com regência de Cinthia Alireti, traz, ainda, o jovem violinista brasileiro Moisés Bonella Cunha, atualmente radicado nos Estados Unidos e considerado um dos mais destacados de sua geração.
No repertório, além da peça de MacDowell, a abertura L’italiana in Algeri, de G. Rossini e o Concerto para violino, de F. Mendelssohn.
João MacDowell tem uma carreira que vai do punk rock à música clássica. Sua banda Tonton Macoute marcou época no circuito alternativo de Brasília, precursores do drum’n bass e do acid jazz. No Rio de Janeiro, lançou quatro álbuns que misturavam elementos de MPB e pop.
Aluno da famosa Juilliard School of Music, aperfeiçoou técnicas de composição clássica e recebeu aulas com David Del Tredici, Samuel Adler, Kendall Briggs e Samuel Zyman.
Acumulando experiência como compositor de trilhas sonoras para cinema, teatro e dança, João mudou-se para Nova York, onde trabalhou como produtor de RnB e Hip Hop, estabelecendo residência no bairro do Harlem, onde tem o estúdio de gravação Come Together Music.
Em 2008 estreou sua primeira ópera, Tamanduá. Escreveu, ainda, Flores de Penélope (2012) e Gritos e Sussurros (2014). Nesse meio tempo, uniu-se ao italiano Luigi Porto e ao maestro brasileiro Thiago Tibério para propor uma renovação do gênero operístico, fundindo influências da música popular brasileira, do teatro musical e do pop. Juntos criaram a International Brazilian Opera Company – iBoc, com sede em Nova York.
Paralelamente ao trabalho de música erudita, continua a compor no circuito comercial, sendo responsável esse ano pela trilha sonora da Copa do Mundo do canal ESPN.
Sobre sua Sinfonia, a define como uma “jornada musical que serve como trilha sonora de filme imaginário, mas também representa o sonho do compositor candango de alçar grandes voos, sonho de romper a as barreiras formais da música erudita e ter sua música reconhecida junto aos clássicos”.

O solista
Nascido em 1989, o violinista Moisés Bonella Cunha tem se revelado um dos mais destacados músicos de sua geração. Como vencedor de concursos Jovens Solistas, se apresentou com importantes orquestras sinfônicas e de câmara, incluindo a Orquestra Sinfônica da Bahia, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra SESI/Fundarte. Apresentou-se como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Também participou de gravações para a TV Educativa e TV Senado como solista no projeto SESI Catedrais, sob a batuta do maestro Antonio Carlos Borges-Cunha.
Em 2007, apresentou-se na Sala São Paulo ao lado do pianista Arnaldo Cohen, que o estimulou para estudar na Universidade de Indiana. Nos Estado Unidos, Moisés atuou como spalla na Symphony Orchestra da Indiana University, atuando sob a batuta do Maestro Cliff Colnot. Durante a temporada 2013-2014, foi membro da Evansville Philarmonic Orchestra.
O violinista concluiu o curso de Bacharelado em Música na Universidade de Indiana com o apoio da Fundação Conrado Wessel e da The Scott C and Kathrin Schusz Latin American Scholarschip. No Brasil, estudou com Marcello Guerchfeld, mestre que o preparou para conquistas em concursos, recitais e concertos com orquestras. Em 2013, concluiu o curso de Mestrado em Violin Performance com o suporte da Fulbright, além de receber o Artistic Excellence Award.

Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regência: Cinthia Alireti
Solista: Moisés Bonella Cunha (violino)
Quando: 9 de abril (quarta), às 20h - Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos s/nº, Vila Industrial, Campinas)
Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos: R$20 e R$10
10 de abril (quinta), às 19h – Casa do Lago (Unicamp)
Entrada franca

Programa
G. Rossini - Abertura L’italiana in Algeri
F. Mendelssohn - Concerto para violino, op. 64, em mi menor
Allegro molto appassionato
Andante
Allegretto non troppo - Allegro molto vivace
João MacDowell - Sinfonia nº 1
I - Frevo Maracatu - Mostly Allegro - Uma noite
II - Toada - Adagio - Ela deseja
III - Choro Samba - Andante - Aeroporto
IV - Baião - Mostly Presto - Outra noite.

Nenhum comentário: