Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 8 de abril de 2014

Plantão de dúvidas da Campanha do Imposto Solidário realiza 3.400 atendimentos

Laís Fernandes - SCS/PMI
O Departamento do Terceiro Setor da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social em parceria com a Fundação Toyota do Brasil e Polo Shopping realizou no sábado e domingo (dias 5 e 6) o primeiro plantão de dúvidas referente a Campanha do Imposto Solidário. O plantão foi realizado no Polo Shopping das 14h às 22h pelos alunos de Ciências Contábeis da Faculdade Max Planck. O objetivo da campanha é ajudar a financiar projetos voltados às crianças e adolescentes do município por meio da doação de parte do imposto devido a Receita Federal de pessoas físicas.
O secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, passou pelo local para conferir o trabalho junto com a diretora do Terceiro Setor, Daniela Cavalcanti. De acordo com o levantamento, foram realizado cerca de 3.400 atendimentos com entrega de flyers e catálogo das ONGs de Indaiatuba. O próximo plantão será no sábado (12) também das 14h às 22h.

I.R. Solidário
Ao preencher a declaração do imposto de renda, o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido em 2013 por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) gerado pelo próprio sistema. A destinação de parte do Imposto de Renda para o “I.R. Solidário” de Indaiatuba não gera custos adicionais e os valores são abatidos da declaração. O valor é integralmente deduzido do I.R. devido na declaração anual. Além disso, a doação é reconhecida e estará disponível no sistema da Receita Federal.
Os contribuintes participantes poderão acompanhar o volume total de doações e, ao final das declarações, poderão conferir a destinação dos recursos arrecadados acessando o site do Envolvi, programa de Envolvimento Social de Indaiatuba. A distribuição da renda para as entidades parceiras será definida de acordo com as necessidades de cada instituição e projeto, definidas pelo Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Como parte da ação de pulverização do projeto a Prefeitura de Indaiatuba organizou reuniões com contadores do município e representantes das ONGs locais para passar o material de divulgação e explicar o trabalho e a importância do mesmo. Empresas da cidade também estão envolvidas enviando junto com os informes de rendimento o flyer sobre o projeto. Na última terça-feira (25), o Departamento do Terceiro Setor organizou uma reunião com as ONGs locais para passar o material publicitário para pulverização da campanha.

Programa Envolvi
O Envolvi é um programa entre a parceria da Fundação Toyota do Brasil e a Prefeitura de Indaiatuba que vai englobar diversas ações, como o projeto Imposto de Renda Solidário, fóruns, treinamentos e capacitação profissional a fim de ajudar entidades na conquista de parcerias sólidas e incentivar empresas a apoiar projetos sociais consistentes.
Interessados poderão acessar as informações das subdivisões do 3º Setor pelo endereço www.envolvi.com.br, verificar as necessidades das entidades participantes e conferir em como as empresas podem contribuir com os projetos sociais.

Nenhum comentário: