Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Encontro de Choro da Unicamp

Entre 4 e 9 de maio, ocorrerá em Campinas o VII Encontro de Choro da Unicamp, com uma intensa programação focada na formação musical e em apresentações musicais. O evento surgiu em 2004 – contando com a organização de alunos, artistas e professores – e nesta sétima edição, inova com seu caráter itinerante: ocupará diferentes espaços do município com o intuito de aproximar as atividades artísticas provenientes da Unicamp à comunidade campineira, atingindo especialmente o distrito de Barão Geraldo – onde se localiza a universidade – centro de Campinas e bairros do entorno.
Serão nove apresentações musicais em diversos espaços da cidade, oito oficinas de instrumento, quatro oficinas de prática de conjunto, quatro aulas abertas e duas mesas de debate no Instituto de Artes da Unicamp, além das rodas abertas que acontecerão todas as noites, cada dia em um bar da cidade. Todas as atividades serão gratuitas, havendo limite de vagas e seleção para as oficinas, cuja inscrição será feita pela Internet.
Em seus seis dias, o encontro segue o formato dos mais importantes festivais de música do país, favorecendo a participação de artistas, estudantes e público interessado de outras cidades.
O show de abertura, O Baú do Animal, será às 20h do dia 4 de maio no Teatro Municipal de Campinas (José de Castro Mendes) com os professores da Escola Portátil de Música (Rio de Janeiro). A programação se estenderá por espaços culturais da Unicamp (Casa do Lago e Auditório do Instituto de Artes), Praça Central de Barão Geraldo (distrito onde se localiza a Unicamp) e também no Centro de Integração Social Guanabara – espaço localizado no Jardim Guanabara que pertence à Unicamp e tem como um dos seus objetivos integrar comunidade e universidade. Serão ocupados ainda bares e restaurantes para as atividades de Roda de Choro Aberta, permitindo assim um maior contato do evento com a cidade.
O tema desta 7ª edição é O papel do Choro na formação do músico brasileiro, mantendo foco nas aulas práticas – individuais e de conjunto e ampliando as atividades artísticas para outros setores da cidade. As aulas serão ministras por professores da Escola Portátil de Música, principal expoente do choro contemporâneo. Neste sentido, prioriza-se a vivência dos participantes junto à nomes consagrados da música brasileira, no que diz repeito à criação e execução da música. Os professores participantes são Jayme Vignoli, cavaquinista; Marcus Thadeu, pandeirista; Mauricio Carrilho, violonista de 7 cordas; Paulo Aragão, violonista; Nailor Proveta, clarinetista; Pedro Aragão, bandolinista; Pedro Paes, saxofonista e Toninho Carrasqueira, flautista.
Este projeto foi contemplado pelo edital Festivais de Artes do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e conta com diversos parceiros e apoiadores da Unicamp, Secretaria Municipal de Cultura, comunidade artística, espaços culturais, casas e bares da cidade de Campinas.
Para conhecer a programação e obter outras informações, http://ecu.art.br/.

Nenhum comentário: