Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 24 de março de 2014

Sinfônica da Unicamp apresenta a flauta popular e erudita de João Lira na partitura do genial Bach

Ensaio com os solistas.
Foto: Isaías Teixeira da Silva.
Conhecido por transitar entre o popular e erudito com fluência e maestria, o flautista João Batista de Lira é um dos solistas do próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. As apresentações, com regência do maestro Eduardo Ostergren, acontecem na quarta-feira (dia 26), no Teatro Castro Mendes e na quinta (27), na Casa do Lago (Unicamp).
O repertório irá contemplar períodos distintos e igualmente significativos da música ocidental. O programa tem início com a Sinfonia nº 23, de W. A. Mozart – que mostra o classicismo e suas formas perfeitas –, passa pelo dinamismo do barroco com Concerto Brandenburguês nº 4, do genial J. S. Bach e encerra com a Sinfonia nº 5, de F. Mendelssohn (traz a transição entre o classicismo e o início do romantismo).
Lira fará os solos do Concerto Brandenburguês, de Bach, ao lado de Rogério Peruchi (flauta), Júlio Daolio (violino), Helena Jank (cravo). Para o flautista, a obra é complexa, com passagens virtuosísticas e contrastantes, com dramaticidade e exuberância. “Sem dúvida, uma das mais refinadas obras barrocas de Bach”, destaca.
Além de atuar nas sinfônicas de Campinas e da Unicamp, Lira é integrante do tradicional bloco carnavalesco Berra Vaca e também do Grupo de Música Brasileira, que une as pontas do erudito e popular a exemplo do mestre Villa-Lobos. Atualmente, também é professor de flauta transversal da Escola Livre de Música da Unicamp.

Serviço
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regência: Eduardo Ostergren
Solistas: João Batista de Lira e Rogério Peruchi (flautas), Júlio Daolio (violino)
Musicista convidada: Helena Jank (cravo)
Quando:
26/3 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos s/nº, Vila Industrial, Campinas) – Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos: R$20 e R$10
27/3 (quinta), às 20h, na Casa do Lago (Unicamp)
Entrada franca

Programa
W. A. Mozart - Sinfonia nº 23, K181 (162b), Ré maior
J. S. Bach - Concerto Brandenburguês, nº 4, BWV 1049, Sol maior
F. Mendelssohn - Sinfonia nº 5, op. 107, Ré maior "Reformation".

Nenhum comentário: