Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de março de 2014

Fundação Ema Klabin e Unifesp promovem palestras gratuitas sobre arte

Taunay, N. A., Paisagem com pastores, Fundação Cultural Ema Klabin.
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de história da Arte da Unifesp, realiza palestras mensais sobre arte abertas ao público em geral. No dia 29 de março, a historiadora Elaine Dias fala sobre A pintura de paisagem dos Taunay no Brasil. Durante o encontro, pretende-se analisar a pintura de paisagem do pintor Nicolas-Antoine Taunay na França e no Brasil e a herança pictórica deixada a seu filho Félix-Émile.
Em abril, o pesquisador André Tavares ministrará a palestra Obras Italianas na coleção de Ema Klabin: o século XVIII. O encontro trará uma visão sobre a história das artes na península itálica no século XVIII e seus antecedentes seiscentistas. O debate entre realismo e beleza ideal a partir dos argumentos desenvolvidos por Bellori e Poussin e o desenvolvimento da ideia de classicismo entre os séculos XVII e XVIII serão abordados.
Após a apresentação, os participantes farão uma visita temática ao acervo da Fundação Ema Klabin, que possui mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial.
Elaine Dias é historiadora da arte, doutora em História pela Unicamp e professora do Departamento de História da Arte da Unifesp. É autora de Paisagem e Academia – Félix-Émile Taunay e o Brasil (Editora da Unicamp, 2009),  Almeida Júnior e Pedro Américo, ambos pela Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros (2013).
André Tavares é doutor em História e Artes pela Unicamp. Foi pesquisador visitante junto ao Getty Research Institute e ao King’s College Londres.
Dedica-se ao estudo do século XVIII, particularmente ao tema das circulações de modelos artísticos entre Europa e América.

Serviço:
Palestra: A pintura de paisagem dos Taunay no Brasil
Data: 29 março
Horário: 10h às 12h30
Palestrante: Elaine Dias
Vagas: 35 vagas

Palestra: Obras Italianas na coleção de Ema Klabin: o século XVIII
Data: 26 abril
Horário: 10h às 12h30
Palestrante: André Tavares
Vagas: 35 vagas
Entrada: franca
Inscrições pelo e-mail cursos@emaklabin.org.br ou pelo telefone (11) 3062-5245
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: