Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 31 de março de 2014

André Marques e seu sexteto em apresentação única no Almanaque Café

Considerado um dos mais craques músicos da sua geração, o pianista André Marques se apresenta no bar/restaurante Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira 1240, Barão Geraldo – Campinas) na próxima quarta-feira (dia 2 de abril). Acompanhado por Marcel Bottaro (contrabaixo), Fúlvio Moraes (bateria), Guilherme Fanti (guitarra), Diego Garbin (trompete) e Fábio Oliva (trombone), André lança o CD Sexteto com composições de sua autoria (exceto Desvairada, de Garoto e Oriente, de Gilberto Gil, arranjadas pelo músico).
Desde o início de sua carreira profissional, em 1994, André Marques é um guardião da identidade da música brasileira. Através de trabalhos com Hermeto Pascoal (pianista de seu grupo há 20 anos), Trio Curupira e Vintena Brasileira, o músico fez uma grande pesquisa por todas as regiões do Brasil e começou a criar a sua música a partir dos ritmos brasileiros.
Na sua música ferve o caldeirão com a diversidade de estilos, com catira, frevo, ciranda, toada, baião, jongo, chamamé, maracatu, maxixe, caboclinho, bumba-meu-boi, xaxado, samba, congada, reisado, guarânia e chacarera, entre outros.
Esse trabalho com a formação de sexteto é o seu novo projeto solo, continuação de outros dois projetos, o de piano solo e o de quarteto. Com esse novo trabalho, André já tocou por todo o estado de São Paulo e também na Argentina, Uruguai e em Curitiba, durante a Oficina de Música, além de ter um CD gravado e estar se preparando para o segundo.
Com o sexteto, André quer levar ao público, através de sons consequentes da nossa pluralidade cultural herdada, uma música original, que só o Brasil possui.
Nascido em São Paulo e residente na cidade de Sorocaba desde 2002, André Marques
iniciou-se na música aos 11 anos (1986), estudando piano erudito, passando depois para o piano popular no Conservatório Wilson Cúria e posteriormente, no CLAM, com Amilton Godoy (pianista do Zimbo Trio).
Começou profissionalmente em 1992, em gravações de jingles para publicidade, além de participar de vários festivais, ao lado de Natan Marques, seu pai, dentre eles o festival de Avaré de 1993, de onde saíram vencedores com uma música de Natan (Meninos).
Em janeiro de 1994 ingressou no grupo de Hermeto Pascoal, com quem já excursionou por todo o Brasil, Europa, EUA, Japão, África do Sul, México, Caribe, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai e com quem toca até hoje, participando de grandes festivais de música e tendo sua atuação comentada em jornais como The New York Times (EUA) e The Guardian (Inglaterra). Em 2002, gravou seu primeiro CD como integrante do grupo de Hermeto, o CD Mundo Verde Esperança, com o qual ganhou, juntamente com os outros músicos do grupo, o prêmio TIM (antigo Prêmio Sharp) de melhor grupo musical do ano, além de uma indicação para o Grammy.
Em 1996, ao lado de Ricardo Zohyo e Cleber Almeida, formou o Trio Curupira, trio de música instrumental brasileira, hoje com Fábio Gouvêa no lugar de Zohyo e reconhecido em todo Brasil, com três CDs gravados, shows pelo Brasil, Argentina e Europa, tendo como destaque o Buenos Aires jazz y otras musicas em 2007, Festival Tribulaciones de Buenos Aires em 1998, o Free Jazz Festival (São Paulo e Rio de Janeiro) de 2001 e o Rock in Rio edição Lisboa em 2004. O seu terceiro CD Pés no Brasil, cabeça no mundo também foi lançado na Argentina, pelo selo MDR Records, lançamento que foi marcado em 2008 por uma turnê em 12 cidades, com muita repercussão da imprensa local e obteve uma indicação para o Grammy Latino desse mesmo ano e para o Prêmio de Música Brasileira de 2009 (antigo Prêmio TIM). O Trio Curupira também participou de vários programas de TV, como Metrópolis e Mosaicos (TV Cultura), Instrumental SESC Brasil (SESC TV), Ao vivo no Clube do Choro (TV Senado) e Programa do Jô (Rede Globo).
Em 2004 teve a sua música Serpente, gravada no CD Revoada, do saxofonista Vinícius Dorin, CD que também teve sua participação como músico em 3 faixas.
Em novembro de 2006, participou de um importante projeto realizado na cidade de São Paulo, o projeto Obra Viva – Homenagem a Tom Jobim, convidado pelo SESC Pompéia, onde fez a direção musical e todos os arranjos que tiveram como intérpretes Danilo Caymmi, Rosa Passos, Elza Soares, Thalma de Freitas e Max de Castro.
Em julho de 2009, foi o diretor musical e arranjador do projeto Trilhando, também no SESC Pompéia, projeto que teve como repertório músicas dos filmes de Carlos Reichenbach, todas arranjadas por André e que teve as participações de Nelson Ayres, Simoninha, Fafá de Belém e Gabriel Levy. Em 2010 foi convidado para uma participação como solista da Orquestra a Base de Cordas de Curitiba, onde também fez arranjos para 4 músicas de sua autoria.
Atua como professor desde 1995 e hoje leciona no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí-SP e na Faculdade Internacional Souza Lima e Berklee, em São Paulo – SP, além de dar oficinas musicais por todo o Brasil (São Paulo-SESC Vila Mariana, Curitiba, Ouro Preto, Itajaí, Jericoacoara, Joinville, Tatuí, Bauru, Botucatu e S. José do Rio Preto, entre outras).  De uma dessas oficinas nasceu a Vintena Brasileira, uma pequena orquestra de 23 músicos que se prepara para o lançamento de seu segundo CD e teve duas turnês pelo interior de São Paulo, patrocinadas pela Petrobrás (2006) e Cacau Show (2010). Também lançou em 2008 seu primeiro CD de piano solo, intitulado SOLO, com shows pelo Brasil e Argentina.
André Marques, além de todos esses trabalhos, também teve participações ao lado de grandes nomes da música como Hermeto Pascoal, Vinícius Dorin, Márcio Bahia, Itiberê Zwarg, Fábio Pascoal, Ari Hoenig, Natan Marques, Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc, Luciana Souza, Roberto Sion, Gabriel Grossi, Daniel Santiago, Thiago do Espírito Santo, Ithamara Koorax, Arrigo Barnabé, Danilo Caymmi, Yamandú Costa, Izabel Padovani, Dominguinhos, Kiko Freitas, Marcos Lobo, Elza Soares, Renato Teixeira, Nenê, Célio Barros, Mestre Salustiano e Hamilton de Holanda, entre outros.
Ao lado do grupo de Hermeto Pascoal, participou em jam sessions com Steve Coleman, Gilberto Gil, Nana Vasconcelos, Jair Rodrigues, Heraldo do Monte, Carlos Malta e Luis Salinas, entre outros.

Repertório
Jongolê (jongo)
Forrozinho nº2 (baião)
Chamamé para Arlindo (chamamé)
Desperta e voa (choro)
Desvairada (valsa-choro)
E tudo começou no cururu (cururu)
Frevo da garoa/Frevo da tempestade (frevos)
Santa Tereza (música livre)
Chacarerita (chacarera)
Tarde na pracinha (quadrilha)
Oriente (música livre).

Informações: (19) 3249-0014. 

Nenhum comentário: