Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Fundação Ema Klabin oferece curso sobre história das bebidas

Taça Kylix - foto: divulgação.
A Fundação Ema Klabin promove em março o curso A História das bebidas, ministrado pela conselheira científica do departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre Cíntia Alfieri Gama Rolland. Neste curso, pretende-se fazer uma apresentação da história, do consumo e da relação entre homens e bebidas (alcoólicas ou não), passando tanto pela religião quanto por teorias médicas, variações históricas e sociais no consumo das mesmas.
“Quando se pensa em história da gastronomia, sempre se dirige para uma análise dos alimentos e grandes banquetes sem se ater às bebidas, fundamentais desde os primórdios da humanidade”, salienta Cíntia Gama.
Além do curso, Cíntia Gama ministrará a palestra Os banquetes na Antiguidade: entre Baco e Zeus, na qual apresentará os banquetes gregos e romanos associando-os com o caráter mitológico e à coleção de Ema Klabin.
Cíntia Gama Rolland é conselheira científica no Departamento de Antiguidades Egípcias do Museu do Louvre, professora de História da Gastronomia na FMU, doutoranda em Religião Egípcia Antiga pela Ecole Pratique des Hautes Etudes - Sorbonne, em Paris, Mestre em arqueologia pela UFRJ e graduada em História pela USP. Integrou duas missões arqueológicas no Egito: a missão francesa de escavação de Tanis e a missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor.

Serviço:
Curso: A História das Bebidas
Aula I - As bebidas primordiais: cerveja e vinho
Aula II - As bebidas modernas: chocolate, chá, café e destilados
Aula III - O que beber, quando beber, onde beber: uma sociologia das bebidas
Datas: 11, 12 e 13 de março
Horário: 19h às 21h30
Investimento:  R$300,00
Vagas: 30

Palestra: Os banquetes na Antiguidade: entre Baco e Zeus
Data: 15 de março
Horário: 10h às 12h30
Investimento: R$30,00
Vagas: 30
As inscrições irão até o preenchimento das vagas e podem ser realizadas pelo e-mail cursos@emaklabin.org.br ou pelo telefone (11) 3062-5245 (20% de desconto para estudantes).
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: