Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estudo aponta força 50% maior em idosos com musculação

Divulgação
Um estudo conduzido pela Secretaria Municipal de Esportes e realizado pelas especialistas em atividade física adaptada e saúde formadas pela Universidade Gama Filho, Eliana Fragata e Erica Marcelli de Oliveira, apontou que a prática regular da musculação por idosos é capaz de aumentar em 50% sua capacidade física em um período de apenas seis meses. Para comprovar os benefícios concretos deste tipo de exercício na terceira idade, 40 alunos do Projeto Envelhecer Bem da Prefeitura participaram de dois tipos de testes no início e ao final do levantamento: o do “senta e levanta”, onde a pessoa deve sentar e levantar de uma cadeira mais baixa sem usar as mãos e quantas vezes for possível, e o de marcha estacionária, em que é preciso marchar de forma rápida, elevando o joelho o número de vezes que aguentar até encostar em uma faixa colocada na altura da cintura, pelo tempo total de dois minutos.
“Achava que idosos não podiam fazer musculação”, afirma Marina Zonzini, uma das alunas do Projeto Envelhecer Bem que apresentou resultados expressivos no estudo. No começo da avaliação, Marina não conseguiu levantar uma vez sequer da cadeira baixa. Após seis meses de musculação, repetiu o movimento 15 vezes seguidas. Já na marcha estacionária, passou de 72 para 120 o número de elevações em apenas dois minutos. “Tinha medo de fazer musculação, mas os professores me convenceram a tentar e hoje não tenho mais as dores terríveis que tinha no joelho”, conta ela. “Foi feito um trabalho para mim de fortalecimento unilateral, o que quadruplicou e igualou a força em minhas duas pernas. Tomava quatro remédios e hoje não tomo mais nenhum. Semana que vem irei ao médico para receber alta”, finaliza.
“Os resultados comprovaram uma incrível melhora nos níveis físicos dos alunos, conferindo mais força e independência”, destaca o coordenador de Atividades Especiais da Secretaria de Esportes Micael Martini. “Isso confirma que estamos no caminho certo para a consolidação de um projeto de excelência em termos de qualidade de vida para a terceira idade, ajudando a amenizar problemas sérios de saúde advindos do envelhecimento da população com rotina sedentária. A prática esportiva é uma forma rápida e acessível para tirar idosos dos consultórios e hospitais, evitar doenças comuns a esta fase e garantir mais bem-estar”, completa.
Iniciado em julho de 2011, através de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol) e a Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), o projeto Envelhecer Bem tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade através de sessões de musculação, visando um treinamento físico para amenizar as perdas funcionais durante o processo de envelhecimento. Atualmente é administrado pela Coordenação de Atividades Especiais da Secretaria Municipal de Esportes. Informações: (19) 3825-6287.
Na foto, da esquerda para direita, a especialista Eliana Fragata, a aluna Marina Zonzini e o coordenador de Atividades Especiais da Secretaria Municipal de Esportes Micael Martini.

Nenhum comentário: