Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Perigo da falta de floresta: novo livro de Miriam Leitão

A jornalista Miriam Leitão lança neste domingo em São Paulo seu primeiro livro infantil, A perigosa vida dos passarinhos pequenos. Com ilustrações de Rubens Matuck, a obra conta de uma maneira muito sensível como os pássaros de pequeno porte têm sofrido com a falta da floresta – no caso a Mata Atlântica. Miriam mostra o resultado do trabalho em equipe para conseguir reverter a perda das árvores e passa o recado para as pessoas: devemos ouvir mais os pássaros. Indicada para crianças de 7 a 12 anos, a história é interessante independentemente da idade. “É uma fábula que um adulto pode ler, pois ele verá com outros olhos”, afirma a autora.
Para quem aprecia a Mata Atlântica, é leitura obrigatória, principalmente por ser baseada em fatos reais ocorridos na fazenda Brejo Novo, em Minas Gerais.
A história começa com a queda do filhote de coleirinho, que fez seu ninho num local impróprio justamente por causa da falta de árvores na área. Mas logo se juntam à história outras espécies, como o sabiá-laranjeira, o trinca-ferro, a saíra-dourada, o beija-flor, o sebinho e o bem-te-vi, cada um com sua característica especial. Ao fim do livro, há um mini-guia com as espécies mais importantes para a história e suas belíssimas ilustrações.
Informações da obra: Editora Rocco, 56 páginas, R$34,50.
Data: 29 de setembro de 2013
Horário: 16h
Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho 915, Pinheiros – SP).

Nenhum comentário: