Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Comércio varejista continua impactado negativamente em Campinas e região

Os dados do SCPC de julho de 2013 mostram que as vendas do comércio varejista de Campinas e região ficaram 7,96% menores que as de julho de 2012 e 3,95% acima de junho de 2013.
Os efeitos das reduções drásticas nas vendas, por ocasião das manifestações populares de junho, juntamente com o baixo desempenho da economia, com a inflação em alta e o crescimento em baixa, continuam sendo os principais motivadores na queda do consumo.
Na avaliação do mês de julho de 2013 em comparação com o mês anterior houve, no entanto, uma expansão de 3,95%, mais por força do baixo nível de vendas do mês de junho e auxiliado pela melhoria das vendas de julho de 2013 via pré-liquidações de inverno.
No acumulado do ano, janeiro a julho, observa-se que as vendas estão 2,56% menores que o mesmo período de 2012.
Na RMC o quadro é semelhante ao de Campinas, com as vendas de julho 7,74% menores que as de julho de 2012, ficando um pouco abaixo dos números de Campinas.
A inadimplência, no entanto, foi o grande destaque positivo do mês, com os números de carnês vencidos em julho de 2013, que ficaram 48,08% menores que junho de 2013 e 10,27% menores que julho de 2012.
No acumulado do ano, os números de carnês em atraso ficaram em 115.563, contra os 97.133 do acumulado de 2012, um crescimento de 18,97%. Em valores monetários, representam cerca de R$92,5 milhões que deixaram de circular no comércio de Campinas.
Na RMC esses números foram de 268.751 carnês vencidos e não pagos em 2013, 18,11% acima dos 227.548 carnês não pagos de 2012.  Em valores monetários isso representa cerca de R$215 milhões que deixaram de circular no comércio varejista da RMC.
As perspectivas para o comércio até o final do ano são de uma recuperação no consumo, nesse segundo semestre (Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal), mas em patamares menores que os do ano passado – cerca de 4%, contra os 6,5% de 2012.
Fonte: Associação Comercial e Industrial de Campinas.

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