Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de março de 2012

Harmonização Yoshi's-BrancoTinto

 O enólogo Adolfo Lona com a sommelière Josi Pieri e os proprietários do Yoshi's, Márcio e Ane Ketlin Miyaji...

 ...na degustação harmonizada dos espumantes da Adolfo Lona Vinhos e Espumantes, promovida na última quarta-feira...

...com direito a acepipes celestiais, espumantes maravilhosos (o Nature é fantástico!) e presença de gente descolada, como o enófilo Daniel Jurado e sua amada Paula Costa.
Fotos: Marcelo Wollermann.

AEAI, 34 anos


quinta-feira, 29 de março de 2012

Aniversário Luís Carlos Guedes Pinto

Os irmãos Luís Fernando, Luciana e Ana Lúcia e a mãe, dona Luzia, promovem no próximo sábado, dia 31, um almoço em comemoração pelo aniversário de 70 anos do patriarca Luís Carlos Guedes Pinto, empresário de escol e dos mais respeitados (diretor da BB Seguros, foi ministro da Agricultura e vice-presidente do Banco do Brasil). O almoço será na casa de minha amiga Ana Lúcia, que é namorada de meu amigo Jair Italiani, que, por ossos do ofício, não poderá participar do ágape por estar ele próprio, na condição de gerente de Marketing da Exsa Desenvolvimento Urbano, recebendo convidados no mesmo horário para o brunch de lançamento do Panorama Residence ao lado do boss Durval Sombini. Business is business...

Casual Interiores na Feira de Móveis de Milão

A Casual Interiores convidando para dois coquetéis: o de apresentação das novas coleções Poliform e Varenna 2012, dia 18 de abril às 19h na Piazza Cavour 2, em Milão e Paola Lenti 2012, no dia seguinte às 19h no Chiostri dell'Umanitaria (via San Barnaba 38, também em Milão). Grazie!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretaria da Cultura promove oficina gratuita de teatro de sombras

A Secretaria Municipal de Cultura realiza uma oficina gratuita de teatro de sombras nos próximos dias 11 e 12 de abril, das 19h às 22h, na Emeb Prof. João Batista de Macedo (av. Domingos Ferrarezzi 415, no Jd. Monte Verde), coordenada por Ronaldo Robles. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria, na Praça Dom Pedro II, no Centro. Os interessados devem apresentar RG, comprovante de residência e doar um livro (novo ou em bom estado) de literatura. Para mais informações (19) 3825-2056.
“O objetivo da oficina é oferecer uma ferramenta divertida e lúdica para o professor trabalhar temas específicos do currículo escolar, como língua portuguesa e matemática”, explica Robles. “Também queremos desenvolver o senso crítico das crianças, contribuir com suas aptidões e ampliar sua capacidade cognitiva no ato de recortar, colar, pintar e dar vida a objetos inanimados por meio da manipulação e interpretação”, diz. “Vamos ainda fomentar possibilidades de discussões a respeito do mundo das imagens e aprimorar o discurso infantil na criação das falas dos personagens, além de ser possível a plena realização de uma técnica artística milenar de fácil acesso e baixo custo, na forma de brincadeira”, completa.
Ronaldo Nobles é diretor, artista plástico, antropólogo e arte-educador. Em 2003, fundou a Cia. Quase Cinema, que atualmente é considerada uma das maiores expoentes do teatro de sombras no Brasil. Recebeu prêmios pelos espetáculos e projetos ligados à arte-educação. Hoje pesquisa o universo simbólico, lúdico e educativo do teatro de sombras contemporâneo. 

Inspire Galleria

O calendário fashion ganha hoje um importante reforço. Até dia 1º de abril o Galleria Shopping, em Campinas, realiza a semana de desfiles Inspire Galleria, apresentando a coleção outono/inverno das marcas Lucy in the Sky por Carmo Assunção, Richards, MOB, Cantão, Lilica & Tigor, Maria Filó, PUC, Green, M. Officer, VR Kids e VR Menswear.
O coiffeur Celso Kamura cuidará da beleza do casting de modelos, a cargo da L’Agence de minha querida Renata Patrone. O Inspire Galleria tem o patrocínio da Chandon e d'O Boticário.

O Palco Central do belíssimo Galleria Shopping, onde será montada a estrutura do evento.

Noite da Salada do Zabeu será na próxima sexta

A Noite da Salada, promovida todos os anos pelo Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman acontecerá no próximo dia 30 de março a partir das 20h30 no salão social do Indaiatuba Clube, com animação musical de Kika Baldasseirine e Jarbas.
Idealizada há 15 anos por um grupo de voluntários, a Noite da Salada vem ganhando mais adeptos e já integra o calendário oficial de eventos do município. Sua preparação mobiliza cerca de 100 voluntários, que organizam, realizam as compras, preparam os pratos, recepcionam e atendem o público durante o evento. “Há 15 anos começamos com 100 ingressos; fomos aumentando a quantidade à medida que os anos se passaram e hoje chegamos ao número de 600 convidados”, lembra a coordenadora do departamento de Eventos, minha amiga Cecília Luchesi.
Toda a renda arrecadada é revertida ao Centro, que, entre outras atividades, mantém a Casa da Mulher Anália Franco, entidade assistencial que atende a uma média de 100 mulheres, entre mães, adolescentes e gestantes de famílias carentes, oferecendo palestras educativas e reflexões que estimulam uma mudança de comportamento visando a melhoria do relacionamento familiar. A Casa também oferece oficinas de artesanato e informática. Nas oficinas, as beneficiárias desenvolvem habilidades manuais e, de tudo que é produzido, uma peça fica para o bazar que ajuda a manter o projeto e a outra vai para a beneficiária, que pode vendê-la para auxiliar em seu orçamento doméstico.
Os ingressos para a Noite da Salada estão à venda na Secretaria do Centro e custam R$30, bebidas à parte. O Centro Espírita Padre Zabeu Kauffmam está localizado à rua 13 de Maio, 1054, Cidade Nova - Indaiatuba. Mais informações pelo telefone (19) 3801-6097. Mais informações sobre o trabalho assistencial e os cursos oferecidos podem ser obtidas pelo site www. zabeukauffman.com.br.

Atleta de Indaiatuba vai disputar a UCI MX Supercross na Califórnia

O atleta de Indaiatuba Murilo Vianello Martins disputará pela primeira vez a competição de elite UCI MX Supercross, que acontece nos próximos dias 30 e 31 de março em Chula Vista, na Califórnia, Estados Unidos. Considerada uma das mais disputadas do circuito mundial de bicicross, a UCI reúne apenas atletas da categoria elite de vários países do mundo e tem um grid de largada com 10 metros de altura.
“É uma prova difícil, com os melhores atletas, então será um grande desafio, mas para mim é uma grande conquista participar”, diz Murilo. “Agradeço especialmente ao secretário de Esportes, Maurício Baroni, que sempre acreditou no meu potencial e me apoiou”, destaca o atleta, ressaltando que desde 2002 faz parte dos programas de esportes da Prefeitura e sempre teve suporte para desenvolver a carreira. Na Copa América de 2012, realizada na cidade em fevereiro com competidores internacionais, Murilo alcançou o terceiro lugar.
Murilo conta também com o patrocínio de Carney Mecânica, Sprint Bike e Pensk Vestuário Esportivo.
Foto: Adriana Panzini - ACS/PMI.

6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho


O Estúdio EMT e a Fundação Pró-memória de Indaiatuba realizam até julho o 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho.
A comissão organizadora escolheu dois temas para esta edição: História do Brasil e História de Indaiatuba. Os interessados em participar (de 9 a 14 completos) devem fazer um desenho com um desses temas e enviar para: Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, 13.330-210, Indaiatuba, SP ou entregar diretamente na secretaria do Casarão Cultural Pau Preto.
Os autores dos três melhores desenhos serão premiados com um tablet cada e as três menções receberão um kit com revistas da Turma do GabiO regulamento completo e ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.turmadogabi.com.br e www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.brMais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3875-8383 ou 3834-6319.

Quinta do Boteco


Turma do Gabi assina com a agência Angelotti Licensing

O Estúdio Moacir Torres e a Angelotti Licensing & Entertainment Business assinaram uma parceria para o desenvolvimento e implantação do programa de licenciamento da Turma do Gabi para os mais diversos produtos destinados ao público infantil e juvenil. Com a união, os personagens criados há 36 anos pelo cartunista Moacir Torres estarão presentes em dezenas de produtos dos mais variados tipos, como roupas, brinquedos, alimentos, cadernos e outros. A Angelotti Licensing representa aproximadamente 40 marcas, entre elas Fittipaldi, Restart, Rosa Chá, Lilica Ripilica, Dragon Ball Z e Xaropinhos.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ópera na Escola

Alunos das escolas municipais de Indaiatuba foram presenteados na manhã de quinta-feira (dia 22) com o projeto Ópera na Escola, desenvolvido pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Cielo. O objetivo é apresentar às crianças particularidades da ópera. A apresentação aconteceu no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação) e contou com a participação do tenor Jorge Durian. Na sexta-feira (dia 23), às 20h, também no Ciaei, o grupo fez uma apresentação do espetáculo Tenor Jorge Durian in Concert para toda a população com entrada gratuita.
A secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti (na foto com os integrantes do elenco) acompanhou a apresentação no período da manhã. Participaram do projeto 760 alunos das Emebs “Profº Antonio Luiz Balaminutti”; “Profº João Baptista de Macedo” e “Profª Maria Albertina Bannwart Berdu”; no período da tarde houve outra apresentação para alunos das Emebs João Baptista e Maria Albertina. Na sexta-feira (dia 23) foi a vez das Emebs “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão” e “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”.
A equipe de músicos contou aos alunos de forma interativa o significado de ópera, os autores, as características das obras, dos instrumentos musicais e das vozes que compõem os espetáculos. A grande atração foi o tenor Jorge Durian, que possui uma carreira consolidada no Brasil e no Exterior.
No final da apresentação, a secretária de Educação agradeceu os integrantes do projeto. “Agradecemos profundamente por esta apresentação, vocês (se referindo aos músicos) fizeram parte da vida dessas crianças; tenho certeza de que elas não vão esquecer este dia. Quero estender o agradecimento ao Ministério da Cultura e à Cielo por proporcionar um evento tão lindo”, ressaltou Rita.
Foto: Laís Fernandes-ACS/PMI.

Exsa lança Panorama Residence

A Exsa Desenvolvimento Urbano lança com brunch no próximo dia 31 de março no Jd. Bela Vista, em Indaiatuba, o Panorama Residence, um empreendimento de casas de alto padrão. 

Amigos de Chico Xavier promove almoço de Páscoa para famílias dos bairros Veredas da Conquista e Caminho da Luz

Para deixar o domingo de Páscoa ainda mais especial, o Grupo Amigos de Chico Xavier prepara a entrega do almoço e dos chocolates para todas as famílias dos bairros Veredas da Conquista e Caminho da Luz. Repetindo a ação de 2011, o grupo, composto por mais de 30 voluntários, levará carne de panela e salada para as mais de 200 famílias moradoras dos bairros, além dos chocolates para todas as crianças. "Este ano nossa missão aumentou. Agora vamos beneficiar os dois locais e por isso estamos pedindo a contribuição dos moradores de Indaiatuba, que sempre nos ajudam nessas ações”, fala Izildinha Lopes, uma das voluntárias.
A campanha para a arrecadação dos Ovos de Páscoa já teve início. É possível encontrar caixas em vários comércios, como os Cinemas Topázio (Shopping Jaraguá e Polo Shopping Indaiatuba) e Livraria Espírita Emmanuel, entre outros. “As doações também podem ser deixadas no Centro Espírita Apóstolos do Bem, na rua Treze de Maio 218, no Centro. Além dos chocolates, que pode ser bombons e ovos, também pedimos refrigerantes , pois vamos levar a refeição completa”, fala Eduardo Andrade, também voluntário.
Assim como em 2011, a refeição levada pelo grupo é muitas vezes o único alimento que as famílias terão. “Lembro que na entrega do ano passado, uma família estava comemorando o batizado do filho e com a boa ação de todos, pois isso não é só do grupo, mas sim de todos os que doam, a festa deles foi completa”, recorda a voluntária Cleyde Rossi. A entrega do almoço será no domingo de Páscoa (dia 8), a partir das 11 horas. “Passamos o sábado preparando os alimentos e no domingo começamos a embalar a comida para que cada família receba o almoço quente e pronto para ser saboreado”, finaliza a voluntária Elaine Badino.
Os voluntários fizeram um censo para que cada casa receba a quantidade de comida e de refrigerante suficiente para todos, além de um Ovo de Páscoa para cada criança de 0 a 16 anos.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos telefones 3834-3802 e 3934-7325.

Sexta Super 9


Lar de Velhos será ampliado

A Diretoria do Lar de Velhos e Espaço Dia Emmanuel convidando para o café da manhã de apresentação do projeto de ampliação e reforma das instalações, na próxima quarta-feira, 28 de março.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

A Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, em parceria com o Cirva (Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista) irá iluminar de azul três pontos do Parque Ecológico na noite de 2 de abril para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Os pontos que receberão a iluminação especial serão a Prefeitura, o barco da Raia de Remo e os quiosques do Parque Temático.
Na data, conforme informou Michele Aparecida de Souza Maia, diretora do Civai (Colégio Integração e Vivência do Autista de Indaiatuba), que é ligado ao Cirva, também está agendada uma ação na praça D. Pedro II, das 10h às 11h, quando funcionários e alunos do colégio estarão entregando panfletos informativos sobre a síndrome. À noite, a partir das 19h, as crianças atendidas pelo Cirva, acompanhadas dos pais, estarão concentradas na Raia de Remo, todos vestidos de azul. 

Manhã Musical e Feira de Troca de Livros

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo dia 14 de abril mais uma edição dos eventos Manhã Musical e Feira de Troca de Livros, na Praça Dom Pedro II, centro de Indaiatuba.
A atração desta Manhã Musical será a Corporação Musical Villa-Lobos. Fundado em 4 de junho de 1979, desde 1994 o grupo atua sob a regência de Samuel Nascimento de Lima e desde 2003 sob a assistência de Akira Miyashiro. A banda conta com cerca de 40 integrantes, entre músicos, arquivista, montador e regentes, com repertório tradicional, MPB e música sinfônica. O show acontece das 10h às 12h.
Já para quem adora ler e está em busca de novidades, a dica é participar da Feira de Troca de Livros, que acontece na mesma data e local, das 9h às 12h. Basta levar uma obra de literatura, o gênero mais procurado e trocar por outra de seu interesse que esteja disponível durante a feira. Para outras informações, (19) 3825-2057.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bob Dallmeyer na Trade Show Executive

Meu amigo Bob Dallmeyer me manda de Los Angeles sua última entrevista para a Trade Show Executive, uma das mais importantes publicações do mundo no segmento de feiras e eventos.






quinta-feira, 22 de março de 2012

Lançamento de livro: "O amor é brega"

No próximo sábado, dia 24 de março, a partir das 15h, o convidado do projeto O Autor na Praça no Espaço Plínio Marcos (na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, em São Paulo) é o poeta e escritor João Barboza. Ele estará autografando seu primeiro livro O Amor é Brega. Também haverá a participação especial do músico e compositor Tião Preto, irmão do autor. O cartunista Junior Lopes marcará presença realizando caricaturas do público.
Para outras informações, Edson Lima – (11) 3739 0208 / 7105 0551 e oanp@uol.com.br

3ª Imersão em Dança Contemporânea de Indaiatuba


Balé da Cidade de São Paulo em Indaiatuba

O Balé da Cidade de São Paulo apresenta no próximo dia 29, quinta-feira, a partir das 20h, duas coreografias na Sala Acrísio Camargo (av. Engº Fábio R. Barnabé 3665): Divinéia, de Jorge Garcia, e Cidade Incerta, de André Mesquita. O espetáculo tem entrada franca, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e parceria do SESC Campinas. Os ingressos devem ser retirados duas horas antes da apresentação na bilheteria do teatro. Para mais informações, (19) 3825-2057.
Dançado somente por homens, com oito integrantes, Divinéia foi inteiramente concebido pelo bailarino e coreógrafo Jorge Garcia. “Divinéia era o nome dado pelos presidiários da Casa de Detenção de São Paulo ao pátio amplo, em forma de funil, onde ficava a sala de revista corporal”, explica Garcia. “Antes do acesso dos visitantes ao pavilhão era preciso entrar na sala e levantar os braços diante dos revistadores. A partir desta descrição, procuro mostrar no palco a convivência entre homens encarcerados, utilizando uma fusão de técnicas de dança contemporânea e as várias culturas coexistentes no universo prisional, criando personagens de um mundo imaginário. Neste universo, a fusão de técnicas e culturas busca transmitir a relação de convívio destes homens”, completa. A trilha sonora é uma colagem musical sobre temas de Suba, Banda Cordel do Fogo Encantado e DJ Dolores. Os desenhos de luz são de Ari Buccione.
Já em Cidade Incerta, criado pelo coreógrafo português André Mesquita, quinze bailarinos se alternam sobre plataformas e enveredam por uma trama inspirada em poemas de Fernando Pessoa. “Sou um coreógrafo de expressão física e a palavra é parte do meu processo, mas não obedece necessariamente a uma regra de adição à obra na sua expressão final”, conta Mesquita. A trilha sonora foi composta por Eduardo Agni, a cenografia é de Soraya Kölle, figurinos de Cássio Brasil, desenho de luz de Wagner Freire, supervisão musical de Marco Boaventura, produção musical de Carina Renó e produtora de som Trilha Original Estúdio.
Foto: Sylvia Masini.

Inscrições para Prêmio Nabor vão até dia 31

Prossegue até o dia 31 de março o período de inscrições para o 11º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista, promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. A expectativa é de que o prêmio supere o número de participantes das edições anteriores, que contou com 40 músicos concorrentes em 2010 e 54 em 2011. Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes. Nesta edição, o prêmio para o melhor músico será de R$8 mil; o segundo colocado receberá R$6 mil; o terceiro R$ 5 mil; e o quarto R$4 mil. Haverá ainda uma menção honrosa no valor R$ 2 mil.
Para participar, o candidato deverá inscrever-se individualmente uma única vez com duas músicas, uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, desde que faça parte do repertório de música popular brasileira e tenha duração máxima de cinco minutos. As canções deverão ser gravadas em áudio (preferencialmente em CD) e enviadas juntamente com seis cópias das partituras de cada música e a ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - 11º Prêmio Nabor Pires Camargo, Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, Indaiatuba, SP - CEP: CEP 13330-210. O período de inscrições segue até o dia 31 de março. A ficha de inscrição e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site www.premionabor.com.br. Mais informações pelos telefones (19) 3875-8383 ou 3834-6319. Uma triagem, marcada para os dias 12 e 13 de abril, selecionará entre todos os concorrentes dez finalistas para a audição pública. O nome dos selecionados será divulgado dia 16 do mesmo mês somente no site www.premionabor.com.br a partir das 14h. Os selecionados se apresentarão na grande final do 11º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista marcada o dia 27 de abril no Instituto Deco20 (r. Pedro Virilo 310, no Jd. Santiago). 

Programação Cine Topázio - Shoppings Jaraguá e Polo


A programação do Iff!, novo bar de jazz da Rede Vitória Hotéis (av. José de Souza Campos 425, no Cambuí, em Campinas), traz convidados especiais e uma atração inédita a cada final de semana. Nesta sexta-feira (dia 23), o bar vai contar com a presença inédita da DJ Vivi Seixas, filha do cantor Raul Seixas, que apresenta o seu som na Deep House Night do Iff!. A noite começa com o som marcante do DJ residente Thiaguinho SK e do sax de Juninho P e a partir da meia noite Vivi assume o comando.
Já no dia 24, o Iff! dá continuidade ao projeto musical Soul to Soul, que traz uma animada dose de soulful, funky e nu disco. E neste sábado quem promete agitar a noite dos frequentadores é o DJ Ítalo Vieira, que retorna à casa com um setlist diferenciado.

Metá Metá na Fundação Ema Klabin

O trio formado pelo compositor e violonista Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o compositor e saxofonista Thiago França abre o Programa Tardes Musicais - Nova Música, na Fundação Ema Klabin (r. Portugal 43, no Jd. Europa, em São Paulo), neste sábado (dia 24) às 16h30, com entrada franca. Na apresentação, o grupo tocará músicas do álbum lançado em 2011, Metá Metá, que num sentido mais próximo à tradição africana sintetiza a tríade entre voz, sax e violão. Os músicos investem em arranjos econômicos que ressaltam elementos melódicos e signos da música de influência africana no mundo. Com canções de Siba Veloso, Douglas Germano, Lincoln Antônio e composições próprias, o CD Metá Metá figurou em diversas listas de melhores lançamentos da música brasileira e foi elogiado em veículos internacionais como o jornal francês Vibrations Music e a revista inglesa Wire, sendo apontado como o Álbum Brasileiro de 2011.
Vale a pena chegar uma hora antes da apresentação musical e fazer uma visita monitorada ao museu, conhecendo seu rico acervo de mais de 1500 obras de mestres da pintura mundial.
Para mais informações, (11) 3062-5245 ou www.emaklabin.org.br.

Parceria Prepara-Bolha de Sabão

Boa nova: a Prepara Cursos Profissionalizantes firmou parceria com a ONG Bolha de Sabão e irá proporcionar cursos profissionalizantes gratuitos aos jovens que participam do Projeto Aprendiz.

terça-feira, 20 de março de 2012

Toda música é jazz no Iff!

Há quem acredite que jazz é música para intelectuais e que para apreciar esse estilo musical é preciso conhecê-lo a fundo. Mas o Iff!, novo bar de jazz da Rede Vitória Hotéis (av. José de Souza Campos 425,no Cambuí, em Campinas) vem surpreendendo o público e provando que o jazz é de fato para todos. Para demonstrar isso de maneira definitiva, os proprietários criaram uma noite especial: a terça-feira New Standards.
Em lugar dos standards do jazz tradicional, toda terça-feira, um trio de músicos de primeira categoria apresenta no Iff! um repertório de New Standards montado para quem quer ter um primeiro contato com o jazz: temas bem conhecidos de rock, pop, MPB, R&B e muito mais são relidos criativamente em jazz com muito swing, bom humor e sensibilidade. O piano de Sidney Ferraz, o contrabaixo acústico de Zé Alexandre Carvalho e a bateria do argentino Juan Megna têm conquistado o público que tem curiosidade por este estilo musical e se surpreende ao ouvir músicas populares tocadas de uma maneira que nunca ouviram antes.
“As terças do Iff! têm uma atitude completamente autêntica com toda a história do jazz, que é a de criar versões jazzísticas de músicas populares e conhecidas. No repertório das noites New Standards temos Beatles, Rolling Stones, Michael Jackson, Madonna, Nirvana, Sting, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento – tudo isso tocado em jazz. Assim, o público sempre reconhece as melodias das canções e ao mesmo tempo se surpreende com a maneira tão diferente como são tocadas – e isso é vivenciar a experiência do jazz de forma única e marcante”, conta Ernani Teixeira, produtor musical da Rede Vitória Hotéis.

Jantar gastronômico no Le Triskell


20º Domingo Ecológico

A Escola Ambiental Bosque do Saber, em parceria com a empresa Mann Hummel, oferece no próximo dia 25 o primeiro Domingo Ecológico de 2012. Essa será a 20ª edição do evento, que tem o objetivo de proporcionar atividades de conscientização ambiental a pais e filhos. As atividades serão desenvolvidas das 10h às 12h e das 14h às 16h na unidade escolar, localizada na rua João Batista D’Alessandro 610, Jardim do Sol. A entrada é gratuita.
A principal atração do 20º Domingo Ecológico será a peça teatral Dr. Gota x Desperdício, do Grupo Teatral BuscarArte. A peça conta a história do Dr. Gota, que inventou uma máquina como forma de lutar contra o desperdício. Fazendo parte do Projeto Ecoleitura, a contação de história para os pequenos terá o tema de “Amizade”. A história de Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, fala sobre duas crianças borboletas.
Uma novidade no Domingo Ecológico será a participação de jovens do Interact Clube, que vão interagir através de brincadeiras nas trilhas e desenvolvendo atividades relacionadas ao tema “Água”, a conscientização da necessidade de separação do lixo através da reciclagem, mostrando como pequenas atitudes são importantes para a despoluição dos rios. Também serão realizadas oficinas pedagógicas no período da tarde. As oficinas possuem vagas limitadas; as turmas serão montadas por faixa etária e as inscrições serão realizadas na hora da atividade. 

"Delírico", com Guga Costa, no Ciaei

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), promove no próximo sábado (dia 24) às 20h, na Sala Acrísio de Camargo (av. Engº Fábio R. Barnabé 3665, no Jd. Regina), o espetáculo Delírico, com o cantor Guga Costa, com entrada franca e censura livre. Reunindo influências de MPB, música erudita, rock, as canções praieiras de Caymmi e fragmentos das obras de Jorge Amado, Victor Hugo e Saint-John Perse, o show faz uma analogia entre a vida do pescador do mar e a vida do homem da cidade, tendo como pano de fundo o mundo contemporâneo, “o grande oceano pelo qual navegam as pobres almas humanas”, segundo o artista. Para outras informações, (19) 3825-2057.
Foto: Débora Branco.

Palestra: "Histórias de Sucesso & Sucesso nas Histórias"

Histórias de Sucesso & Sucesso nas Histórias é o tema da palestra que o psiquiatra e especialista em saúde emocional Tabajara Dias profere no próximo dia 24 de março, sábado, às 14h30, no EuroSuit Hotel, em Campinas. O evento é promovido pela Associação Griots - Os Contadores de Histórias, organização não-governamental formada por voluntários que contam histórias, especialmente para crianças internadas. O objetivo da palestra é estimular o trabalho voluntário, valorizando os contadores e atraindo novos candidatos para as atividades da associação. Há quase nove anos levando alegria e conforto a enfermos e idosos, cerca de 150 Griots dedicam uma hora por semana para visitas a hospitais e entidades assistenciais da região de Campinas, quando contam histórias que encantam os ouvintes e humanizam o tratamento hospitalar.
A seleção de voluntários é realizada duas vezes ao ano, mediante inscrição prévia pelo site da Associação Griots (www.griots.org.br). O processo inclui entrevistas com psicólogos e treinamento ministrado por especialistas, que aborda a arte de contar histórias e orientações básicas para a preservação da saúde dos contadores. Além disso, os candidatos passam por um período de capacitação prática no ambiente hospitalar, acompanhados por contadores experientes.
Para participar da palestra, é necessário confirmar presença pelo e-mail contato@griots.org.br. Interessados em saber mais sobre o trabalho desenvolvido podem solicitar informações na Associação Griots, localizada na Rua Regente Feijó 221, sala 84, no centro de Campinas. O contato pode ser feito por correio eletrônico ou pelo telefone (19) 3232-5018.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Iguatemi Campinas será ampliado

O Shopping Center Iguatemi Campinas ganhará uma expansão com 125 novas lojas, tornando-se um dos três maiores complexos comerciais do Brasil. O anúncio da ampliação foi feito nos últimos dias pela Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC) à Comissão de Valores Mobiliários e a previsão é de que a nova ala seja inaugurada em março de 2014.
A extensão irá abrigar 4 lojas âncoras, 111 lojas satélites, 7 operações de fast food, 2 restaurantes e 1 cinema. No total, o shopping passará a contar com 390 operações.

Presidente da OAB em Salto

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), Luiz Flávio Borges D´Urso, estará em Salto nesta sexta-feira (dia 23) para proferir aos alunos do curso de Direito do Ceunsp a palestra Futuro da Advocacia e Mercado de Trabalho. O evento acontece a partir das 10h no Auditório Brasil, no campus V.

Tardes do Rock

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo domingo (dia 25), a partir das 18h na Concha Acústica do Parque Ecológico, mais uma edição do projeto Tardes do Rock. O evento acontece todo último domingo de cada mês; nesta edição, as atrações são as bandas Silent Heaven, Stupid (foto) e NFW. Para outras informações, (19) 3825-2057.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Centro Cultural começa a ser construído no Jardim Morada do Sol

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou a construção do Centro Cultural do Jardim Morada do Sol. O empreendimento está localizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (Marginal Esquerda do Parque Ecológico), nas proximidades da Praça do Guri. O investimento será de R$ 1.634.581,42, com recursos próprios.
Conforme o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia, o prédio terá 1.089,52m² de área construída, com cinco salas de aula/oficinas; sala de apresentações com capacidade para 190 pessoas; palco; camarins e sanitários com projetos especiais de acessibilidade e vestiários. O espaço também terá copa; área de serviços; rack (compartimento para equipamentos de som); depósito; sala de reuniões; secretaria e recepção.
A empresa vencedora da licitação para a execução da obra é a Almeida e Associados Construções e Empreendimentos Ltda., que terá o prazo de 8 meses para o serviço.

The Scream Blues Band na Kaliper's


Lançamento de livro por Adriana Carvalho Koyama

A historiadora Adriana Carvalho Koyama com o prefeito Reinaldo Nogueira e o presidente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Antonio Reginaldo Geiss, no lançamento do livro Indaiatuba: História e Memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então, quarta-feira passada no Ciaei.
Foto: Darlene Ribeiro - ACS/PMI.

Urbanismo inicia projeto arborização urbana em escolas do município

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente iniciou terça-feira (dia 13) o projeto Arborização Urbana na escola estadual Professora Annunziata Leonilda Virgineli Prado, no Jardim Morada do Sol. Os alunos receberam panfletos informativos e uma ficha para que os pais autorizem o plantio nas calçadas de suas residências. Foram distribuídas 200 fichas, que serão recolhidas pela equipe do programa na segunda-feira (dia 20). A EMEB Prof. João Baptista de Macedo, no Jardim Monte Verde, também fará parte dessa primeira etapa do projeto.
Conforme explicou a secretária Mariângela Gomes Carneiro, o projeto visa à conscientização da população sobre as vantagens de ter árvores plantadas nas calçadas. “Queremos passar a mensagem aos estudantes para que eles convençam seus pais de que a arborização traz vários benefícios ao meio urbano. Dessa forma fica mais fácil chegar à casa das pessoas”, argumenta a secretária.
A partir do retorno das fichas, a equipe do projeto Arborização Urbana entrará em contato com os interessados em ter uma árvore na calçada e farão o plantio, orientando sobre os cuidados necessários com as mudas.
Mariângela explicou que a escolha da escola Annunziata para o lançamento do projeto foi motivada pelo resultado do Censo da Árvore, concluído em 2010, que apontou a falta de árvores naquela região. “Além disso, no ano passado realizamos um plantio de aproximadamente 40 mudas de árvores nas calçadas do entorno da escola, que foram arrancadas logo na sequência. Sentimos que a região precisava ser trabalhada para conseguirmos arborizá-la”, completa.
Nesta quinta-feira (dia 15), foi refeito o plantio no entorno da escola e também foi feita a distribuição de aproximadamente 400 panfletos e fichas na EMEB Prof. João Baptista de Macedo para estender o trabalho ao Jardim Monte Verde.
O panfleto distribuído nas escolas traz toda a orientação sobre a maneira correta de se fazer um plantio, caso a pessoa queira fazê-lo sozinha, com medidas das covas e a frequência com que devem ser molhadas. As árvores plantadas corretamente nas calçadas oferecem vantagens como sombreamento, purificação do ar, absorção de água do solo, liberação de água no ambiente, economia de energia elétrica, proteção contra ventos, abrigo e alimento para os animais, diversidade biológica, diminuição dos ruídos, conforto ambiental e a paisagem fica muito mais agradável.
Após atenderem a região dessas duas escolas, a Secretaria de Urbanismo estenderá o projeto para outras regiões que também apresentem déficit de arborização. 

Programação Cine Topázio Shopping Jaraguá Indaiatuba


Toquinho no Campinas Mais Cultura

Dia 23 de março, o compositor, cantor e violonista Toquinho, um dos ícones da música popular brasileira, abrirá o Projeto Campinas Mais Cultura, com o lançamento do CD Quem Viver, Verá. O projeto Campinas Mais Cultura, criado pelas produtoras Almanaque e BR, pela agência M51 e pelo Espaço Edding (onde acontecerá o espetáculo), tem o objetivo de colocar a cidade novamente no circuito de shows, peças teatrais e espetáculos musicais.
Com voz e violão Toquinho fará o público voltar ao passado e cantar com ele músicas como Tarde em Itapuã, Regra Três e Sei Lá, de sua parceria com o saudoso poetinha Vinícius de Moraes. Samba de Orly, com Chico Buarque; Que Maravilha, com Jorge Bem Jor; Aquarela com Vinícius, Fabrizio e Morra; Samba da Benção, com Baden Powell e O Caderno, com Mutinho, estão entre outros tantos sucessos que farão parte do repertório.
O telefone para informações é 3255-2208.

Noite Mineira no 9 de Julho


Programação Cine Topázio Polo Shopping


Exposição Bettina Vaz Guimarães

Degustação Madame Formiga

Madame Formiga Brigadeiros Especiais (r. Dr. Carlos Guimarães 418, no Cambuí, em Campinas) convidando para uma degustação de ovos de Páscoa, hoje e amanhã.

"Páscoa em Apuros: O Coelhinho Atrapalhado" no Polo Shopping Indaiatuba

O Polo Shopping Indaiatuba inicia no próximo domingo (dia 18) uma programação especial direcionada à família, com apresentações mensais de peças de teatro infantil gratuitas. Nesse domingo, o Polo Shopping Indaiatuba recebe a peça Páscoa em Apuros: O Coelhinho Atrapalhado. As apresentações ocorrerão às 15h e às 18h e terão 45 minutos de duração e aacontecerão no lounge em frente ao Café Donuts. Para informações, 3835-9000.

Wine Bar BrancoTinto

Outono-Inverno 2012 Suzzara

A Suzzara convidando para coquetéis hoje e amanhã, quando está sendo apresentado um preview da coleção Outono-Inverno 2012.

Porteira aberta

Amanhã (dia 17), os interessados terão a oportunidade de conhecer o trabalho de restauração de florestas em mais uma edição da Porteira Aberta. O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo Schincariol, em Itu, abre suas portas das 9 às 11h para que os visitantes possam conhecer as instalações, o viveiro e o cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica e saber mais detalhes sobre o processo de fomento, pesquisas e restauração florestal. Este centro foi inaugurado em novembro de 2007 e neste ano está ampliando a produção de seu viveiro para 800 mil mudas por ano. As inscrições são gratuitas. Para mais informações, restauracao.educacao@sosma.org.br ou (11) 4013-3445.

Cachorrão sobe mais uma vez ao pódio em Interlagos

José Luiz Teixeira "Cachorrão" (#51), da Equipe Honda Mobil, subiu no pódio no último domingo (dia 11) na abertura da temporada 2012 do SuperBike Series. O piloto de Indaiatuba terminou a corrida da Superbike Pró, principal categoria, na quinta colocação. A primeira etapa do Pirelli Mobil Superbike Brasil foi realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Foto: Radamés Lisboa/VIPCOMM.

"A História de Dona Baratinha" no Jaraguá

Os artistas da companhia teatral Arte & Manhas, de Campinas, apresentam a peça A História de Dona Baratinha neste domingo (dia 18) no Shopping Jaraguá Indaiatuba. Serão duas apresentações, às 10h30 e 11h30, nas salas do Cine Topázio e a entrada é permitida para crianças a partir de dois anos. A entrada custa R$ 5 e mais um litro de leite, que será doado para a Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI), beneficiando centenas de crianças carentes atendidas pelas entidades filiadas.

"O Recruta" no Teatro Deco20

A Companhia Teatral Nósmesmos Produções Artísticas apresenta pela segunda vez no domingo (dia 18) às 19h no Teatro Deco20 (r. Pedro Virillo 310, no Jd. Santiago) a peça O Recruta.
Os interessados devem retirar seus ingressos das 8h às 17h na bilheteria do Deco20. Mais informações com Liliane, pelo telefone 3875-0867.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vlad Seneme comemora 50

Vladimir Seneme comemora sua primeira metade de século com festão no próximo sábado no Esplanada Eventos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bullying no Café Pedagógico do Escala

O Colégio Escala (r. Hércules Mazzoni 1696) realizará no próximo dia 28 de março às 19h30 mais uma edição do Café Pedagógico. Desta vez a convidada é a psicóloga Izabela Cosmo Vargas Fernandes. A participação é gratuita e o número de vagas é limitado.
Especialista em desenvolvimento do potencial humano, Izabela vai tratar do tema Bullying – Causas, Efeitos e Consequências na Atualidade. O bullying é um assunto que tem assustado pais e educadores. “Devido à gravidade que suas consequências podem alcançar na vida da criança e da família, o bullying é muito temido no ambiente escolar”, destaca a psicóloga.
O bullying pode “congelar” a vida da criança. “Após algum tempo passando por bullying a criança começa a ficar insegura em relação as suas atitudes, começa a acreditar que ela tem um problema ou é o problema. Sua autoestima cai e ela deixa de gostar de si mesma. Suas notas geralmente caem, aparece o medo de ir à escola, medo de se relacionar e de se expor”. Ainda segundo Izabela, a vida fica bastante complicada para a criança que está passando por bullying. “O isolamento, a ansiedade e até a depressão são quadros típicos de quem passa por isso. Toda essa complicação, caso não seja percebida e adequadamente resolvida, pode gerar uma vida adulta com problemas sérios na hora de fazer amigos, de conseguir um bom trabalho, de ter um relacionamento afetivo e empreender uma vida produtiva e feliz”
Para mais informações, 3885-1625.

Iniciada ampliação do Paço Municipal

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia emitiu Ordem de Serviço na semana passada para o início da obra de ampliação do prédio do Paço Municipal. A obra, que está na fase de terraplanagem do terreno, receberá um investimento de R$ 2.182.969,06 e deverá ser realizada no prazo de oito meses. Conforme projeto arquitetônico elaborado pela Engenharia, a área ampliada terá 1.191,40m², destinados ao Departamento de Informática ligado à Secretaria Municipal de Administração. O anexo terá áreas para suporte ao usuário; manutenção; depósito; desenvolvimento; pesquisa; biblioteca (acervo); treinamento; administração; reuniões; espera; recepção; sala de rede; sala cofre e sala UPS (sistema de alimentação secundário de energia elétrica). A ampliação também prevê uma copa; sanitários comuns e acessíveis; área de manutenção e limpeza; ar condicionado e gerador. A empresa responsável pela execução da obra é a Almeida e Associados Construções e Empreendimentos Ltda.

Prefeitura inaugura creche Dalva Coltro Denny

Izabel Denny Carvalho Alves anda emocionada: o prefeito Reinaldo Nogueira inaugura na próxima sexta-feira (dia 16) na rua Tereza Bonito, nº 181, no Jardim Brasil, a creche Dalva Coltro Denny, que homenageia sua mãe. 

Campanha de Arrecadação de Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal da FEAI


30 anos sem Elis Regina

Elis Regina nasceu em 17 de março de 1945 (este ano cai no sábado); no dia em que ela completaria 67 anos serão celebrados seu nascimento e os 30 anos que ela partiu, deixando um vazio no cenário da música brasileira. Será uma tarde com audição de suas músicas em vinis com a participação do público escolhendo as faixas a serem tocadas. Também haverá exposição de capas de seus discos e leituras de trechos de sua biografia Furacão Elis, escrita por Regina Echeverria, que teve uma nova edição lançada este ano. Haverá também a participação especial de Carol Valença e do cartunista Junior Lopes (http://juniorlopesillustrator.blogspot.com), fazendo caricaturas do público. Tudo isso vai acontecer a partir das 15h no Espaço Plínio Marcos, na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto.
“Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado e brilhante. E todas as figuras são assim: desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos, um processamento de sinais. E assim – dizem – recontam a vida. Agora retiram de mim a cobertura da carne, escorrem todo o sangue, afinam os ossos em fios luminosos e aí estou, pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo. Um rascunho. Um forma nebulosa, feita de luz e sombra. Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela!” (texto/poema escrito por Fernando Faro e recitado por Elis em seu último show Trem Azul. Veja o vídeo: www.osilencioentreaspalavras.blogspot.com/2011/05/agora-eu-sou-uma-estrela.html).
Foto de Miguel Benevides no último show Trem Azul.

APAExolate


Conselho de Preservação será reativado nesta quinta-feira

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realiza nesta quinta-feira (dia 15) a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Preservação, órgão deliberativo que tem a finalidade de formular as diretrizes e estratégias necessárias para garantir a preservação de bens culturais do município. O evento será realizado às 19h30 na tulha do Casarão Cultural Pau Preto. Vinculado à Fundação Pró-Memória, o conselho foi criado a partir da Lei Municipal nº 3.328, de 11 de junho de 1996, mas estava desativado desde 2005. A retomada do conselho, essencial para o processo de tombamento parcial ou total de bens e imóveis, foi uma iniciativa do superintendente da fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus e contou com o apoio dos conselhos administrativo e consultivo. O Conselho Municipal de Preservação será composto pelos seguintes membros: José Carlos Bannwart, representante da Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba; Gabriela Salomão Masetto, representante da 113ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Indaiatuba; Amauri Augusto Pastorelli Biral, representante da Secretaria Municipal de Cultura; Luiz Fernando Cardeal Sigrist, representante da Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos; Rubens Eduardo Pereira de Oliveira Júnior, representante da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia; William de Camargo, representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba e Lauro Ratti Junior, representante da Fundação Pró-Memória.

Lançamento de livro: "Indaiatuba - História e Memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então"