Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Autor na Praça comemora centenário de Luiz Gonzaga

Para celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião ou Lua, como era carinhosamente chamado, o projeto O Autor na Praça, em parceria com a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, realizam hoje às 19h30 uma Noite de “LUA”, com exibição de documentário e apresentação de músicas do repertório Gonzagueano com o Trio Ipanema, formado por Leonardo Araujo (zabumba e voz), Nanda Guedes (acordeon e voz) e Alexandre Marques (triângulo e voz).
Gonzagão é considerado um dos maiores artistas da música brasileira; ao lado de Humberto Teixeira, José Dantas, Patativa do Assaré e tantos outros compositores, criou clássicos como Asa Branca, Baião, Cintura Fina, No meu pé de serra, O Xote das Meninas, Paraíba, Qui nem Jiló, Tá bom demais, Triste Partida e Vida de Viajante, entre tantos outros. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Av. Henrique Schaumann 777, em Pinheiros, São Paulo), com entrada franca. O telefone é (11) 3082-5023.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro (uma sexta-feira), na fazenda Caiçara, terras do barão de Exu, o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, mais conhecida como Santana. Na pia batismal da matriz de Exu, recebe o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo. Com apenas 8 anos de idade substitui um sanfoneiro em festa tradicional na fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chamaria cachê; o dinheiro 20$000 (vinte mil réis) "amolece" o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro. A partir daí, os convites para animar festas ou sambas, como se dizia na época tornam-se frequentes. Antes mesmo de completar 16 anos, “Luiz de Januário", "Lula" ou Luiz Gonzaga já é nome conhecido no Araripe e em toda a redondeza, como Canoa Brava, Viração, Bodocó e Rancharia. Veja a biografia completa e outras informações sobre Gonzagão no link www.luizluagonzaga.mus.br.
No sábado (dia 15) às 20h, o auditório da Biblioteca Alceu Amoroso Lima será palco do show do músico e compositor Emerson Boy, apresentando o repertório de seu Antídoto; na semana do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, Boy fará uma homenagem a Gonzagão durante o show.
Foto: Antonio Carlos Mafalda/Folha Imagem.

Nenhum comentário: