Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Centenário de Mário Lago é comemorado na praça onde morou em São Paulo

Mário Lago nasceu no dia 26 de novembro de 1911, em uma casa da Rua do Resende, na Lapa, Rio de Janeiro. A mãe, Francisca Maria Vicência Croccia do Lago, acalentava o sonho de batizá-lo com um nome imponente: Mário de Pádua Jovita Correa do Lago. Mas nasceu tão mirradinho que o pai, o maestro e violinista Antonio Lago, achou melhor encurtar, pensando que seria muito nome para um bebê tão pequeno (e, quem sabe o menino, que não parecia ter boa saúde, nem vingasse): “Bota só Mário Lago e olhe lá!”, falou para o tabelião. Com este nome curto e direto, Mário vingou e viveu 90 anos muito bem vividos, influenciando e se deixando influenciar pelo século XX. Sonhava em chegar aos 100 anos; na memória popular, talvez chegue aos 200, 300, sabe-se lá.
Para comemorar o centenário de Mário Lago, a família e amigos criaram o ano do centenário dele com o título 100 anos de Mário Lago, o homem do século XX – Memória em Movimento que começou em 26 de novembro de 2011( saiba mais em www.mariolago.com.br). Vários eventos estão sendo realizados pela família e amigos; entre eles, lançamento de um CD, produção de um documentário, shows, lançamento de selo, livros e medalha comemorativa e outras atividades.
Convidados por seus filhos Mário Lago Filho e Graça Lago, Edson Lima (do projeto O Autor na Praça), em parceria com Emerson Boy Batista (do estúdio Todos os Dias São Bemóis), estão organizando um show dentro das celebrações do centenário de Mário Lago em São Paulo. Será no dia 9 de dezembro (domingo), das 14 às 19h, na Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros. Mário Lago Filho destaca que esta comemoração na Praça Benedito Calixto tem um valor muito especial para a família e será um reencontro na casa onde moraram (onde hoje se encontra instalado o restaurante Consulado Mineiro). O evento faz parte da celebração dos 25 anos da Feira de Arte, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto e tem a seguinte programação:

· Abertura com apresentação de novas edições dos livros de memórias Na rolança do tempo e Bagaço de beira estrada, relançados pela Editora José Olympio (Grupo Editorial Record), contando com a presença de filhos e netos do homenageado, num almoço comemorativo no Restaurante Consulado Mineiro, onde será inaugurada uma placa com o nome "Sala Mário Lago”.

· Show de lançamento dos CDs Folias do Lago, contendo marchinhas de Mário Lago e canções inéditas e poemas musicados (com músicas inéditas e novas parcerias com Lenine, Isabela Taviani, Frejat, Joyce Moreno, Arlindo Cruz, Pedro Luiz, Arnaldo Antunes, Dori Caymmi e Geraldo Azevedo, entre outros), com a participação do cantor Chamon (que trabalhou com Mário por mais de 10 anos) e de uma cantora e músicos paulistanos.

· Durante o evento, o artista do grafite e muralista Eduardo Kobra (http://www.flickr.com/photos/studiokobra), vai produzir uma imagem de Mário Lago no muro da sede da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto.

· Encerramento com a Escola de Samba Mancha Verde, que em 2013 desfilará no carnaval paulista com o enredo Mário Lago, um homem do século XX.

Informações: (11) 3739-0208 / 95030-5577 (com Edson Lima) e 99126-5188 (Emerson Boy). Produção e realização: Família de Mario Lago, O Autor na Praça (Edson Lima), Emerson Boy e Henrique Barros.

Nenhum comentário: