Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Indaiatuba adere ao programa São Paulo Amigo do Idoso

Indaiatuba oficializou nesta quarta (dia 28) sua adesão ao programa São Paulo Amigo do Idoso, iniciativa do governo do estado voltada à proteção, educação, saúde e participação da população acima de 60 anos. A assinatura do convênio aconteceu durante evento no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro, que representou o prefeito Reinaldo Nogueira, do governador Geraldo Alckmin e do deputado estadual Rogério Nogueira, além de um grupo de representantes da terceira idade de Indaiatuba. O primeiro projeto será a implantação de um Centro Dia do Idoso na cidade, com terreno e recursos humanos cedidos pela Prefeitura e estrutura e equipamentos custeados por investimentos do estado no valor de R$ 500 mil, provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Social. O público alvo são idosos semidependentes, que apresentam limitações para o desenvolvimento das atividades da vida diária e que, devido às suas carências familiares e funcionais, não podem ser assistidos durante o dia em seus próprios domicílios, recebendo atenção durante o período diurno e retornando para suas casas ao final do dia.
O programa prevê ainda o fornecimento de selos de certificação, em três níveis, aos municípios que atenderem a determinados critérios e ações obrigatórias. Após assinar o termo de adesão, o município deve implementar, no prazo de um ano, sete ações consideradas obrigatórias para a obtenção do selo inicial, muitas delas já adotadas por Indaiatuba, como a criação de um Conselho Municipal do Idoso, ações de promoção de saúde, cobertura vacinal e acessibilidade ao transporte público.
O Programa São Paulo Amigo do Idoso baseia-se no conceito de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde: independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade. Para o Governo do Estado de São Paulo, promover um envelhecimento ativo significa oferecer à população com mais de 60 anos a oportunidade de conviver em sociedade, o direito de demonstrar suas opiniões, tomar decisões políticas, circular pela cidade, consumir arte e cultura, se relacionar e ter saúde física e mental.
O projeto se realiza intersecretarias e se baseia em quatro pilares de atuação:
1) Proteção - Ações e Projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Construção de equipamentos municipais como os Centros Dia do Idoso e Centros de Convivência do Idoso
2) Educação - Ações e Projetos da Secretaria de Estado de Educação. Centros de ensino e pesquisa para formulação de Recursos Humanos especializados; Cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia, na USP Leste e na Faculdade de Medicina da USP; Universidade Aberta à Terceira Idade e Inclusão Digital.
3) Saúde - Ações e Projetos da Secretaria de Estado da Saúde. Centros de Referência do Idoso- CRI; Laboratório Centro Dia do Idoso USP Leste- LCDI; Hospitais de Cuidados Continuados.
4) Participação - Ações e Projetos das Secretarias de Estado de Turismo e de Esporte, Lazer e Juventude. Melhor Viagem SP. Carteirinha Melhor Idade Ativa.
Para envolver os diversos setores da sociedade, o programa criou o selo Amigo do Idoso, uma certificação que será oferecida a municípios, órgãos estaduais da Administração Direta e Indireta e entidades públicas e da sociedade civil que desenvolvam ações dentro dos quatro pilares do envelhecimento ativo. No âmbito estadual, a iniciativa também contará com a união dos esforços de diversas secretarias e órgãos estatais, formando a Comissão Intersecretarial do Programa. Juntamente com o Conselho Estadual do Idoso, essa comissão potencializará as ações já em curso, implementará novas ações, acompanhará seus resultados e certificará instituições com o Selo Amigo do Idoso.
Foto: Adriana Panzini - ACS/PMI.

Nenhum comentário: