Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

GABRIEL + HAOC + BOS = captação de córneas em Indaiatuba

A partir desta semana, Indaiatuba já conta com o serviço de captação de córneas que será realizado por funcionários do BOS – Banco de Olhos de Sorocaba através de plantão 24 horas dentro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo – HAOC. O Termo de Cooperação Mútua entre o HAOC e BOS foi assinado no último dia 20 de setembro pelos senhores Pascoal Martinez Munhoz, presidente do BOS e Renato Sargo, superintendente do HAOC e prevê a execução dos serviços de orientação para doação e captação de córneas junto aos pacientes e seus familiares. O contato é feito sempre por profissionais treinados e tem ainda o apoio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HAOC, formada por médicos, enfermeiros e assistentes sociais coordenados atualmente pelo Dr. Alexandro Andreolli.
A doação de córneas faz parte dos tecidos que podem ser doados após o falecimento de uma pessoa e é considerada a mais fácil das doações, pois não necessita da comprovação de morte encefálica para que possa ser realizada e pode acontecer até 8 horas após a parada cardíaca do doador. Um único doador beneficia duas pessoas que se encontram na fila de espera, que hoje no Brasil é de cerca de 7.000 pessoas. Uma vez captadas, as córneas são enviadas em caixa térmica para o BOS e, após o processamento, o tecido fica à disposição do Sistema Nacional de Transplantes, que irá designar quem será o receptor, obedecendo à fila de espera.
A parceria entre a GABRIEL e o BOS teve início no ano de 2006 através de convite para apresentação de palestra durante a abertura da 7ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos, a primeira realizada pela organização no município.
A partir daí as duas organizações trabalham juntas em diversos eventos de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, através da Campanha do Cartão do Doador do BOS. Segundo levantamento feito pelo Banco de Olhos, Indaiatuba se desponta como a cidade que mais solicita o serviço, superando cidades como Campinas, São Paulo e Sorocaba, sede do Banco de Olhos. Segundo Valdir de Carvalho, diretor da GABRIEL, o trabalho de conscientização é árduo, mas a população é solidária e certamente, a partir de agora, as doações de córneas e demais órgãos deverão se intensificar no município, beneficiando os milhares de brasileiros que padecem na fila de espera por um transplante.
Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, presidente da GABRIEL, enfatiza a importância da doação, um gesto de extrema generosidade e amor ao próximo que irá salvar e melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas que aguardam por transplante.
Mais informações podem ser obtidas no site da GABRIEL - www.gabriel.org.br.
Na foto, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e Renato Sargo com Hudson Vergennes da Silva, do BOS.

Nenhum comentário: