Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dia dos Pais na Daslu Homem

Av. Chedid Jafet, 131 - (11) 3841-4000 - www.daslu.com.br
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Camargo Turismo de olho no réveillon

Com o início do segundo semestre, a Camargo Turismo (av. Pres. Kennedy 685) já volta suas energias para os pacotes de final de ano. Há sugestões de roteiros para diversos tamanhos de bolso, mas claro que eu, amaldiçoado com o bom gosto sem a contrapartida do bolso cheio, só tenho olhos para os roteiros mais descolados —e mais caros, como Paris, Londres, Madri e Barcelona, entre as tantas opções oferecidas. Para outras informações, (19) 3894-2768.

Semana Senac de Saúde e Bem-Estar

De 3 a 8 de agosto, o Senac São Paulo realiza a Semana Senac de Saúde e Bem-Estar em 32 unidades da capital e do interior. Trata-se de um evento destinado à comunidade e interessados no assunto; a programação inclui palestras e atendimentos de diversos temas, como saúde e bem-estar da criança, da mulher e do idoso; as mudanças de comportamento do indivíduo e da comunidade; as modificações nas organizações e nas políticas públicas e os produtos orgânicos na perspectiva da saúde e do bem-estar. Também serão oferecidos atendimentos diferenciados como quick massage, aferição da pressão arterial e massagem relaxante. A proposta é apresentar a recente integração das áreas do Senac e disseminar a metodologia da instituição, que relaciona a busca pela qualidade de vida com uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e os cuidados com a aparência.
No Senac Campinas, a programação acontece de 3 a 7 de agosto, com atendimento gratuito de higienização facial, massagem nos pés e quick massage, palestras das áreas de estética, farmácia, enfermagem e podologia, além de uma vivência de massoterapia. O evento é gratuito; para participar é preciso se inscrever pelo telefone (19) 2117-0600 ou via e-mail campinas@sp.senac.br (canais também para outras informações) ou pessoalmente no Senac Campinas (r. Sacramento 490, no Centro).

Tânia d'Ávila de carro... novo?!

Acaba de ruir um paradigma das crônicas sociais de Indaiatuba: depois de séculos transitando pela cidade com seu Gol —que todo mundo viu se desintegrando a cada dia—, a colunista Tânia d'Ávila comprou um carro novo. Como não há mesmo risco de alguém comprar a relíquia que ora se aposenta, provavelmente o cacareco seja incorporado ao patrimônio sentimental da gaúcha e acabe exposto à visitação dos amigos saudosos das tantas histórias que ele testemunhou.

Aniversário Ige D'Aquino

Ige D'Aquino comemorou aniversário ontem em petit comité. Cerca de 15 pessoas se reuniram no Refúgio do Sarapiquá, chácara que o pintor mantém às margens do rio Itaim, em Itu, com direito a um núcleo indaiatubano formado por Marcos Kimura, Barbara e Aldo Fantelli, Tarik Costa e eu.

Tarik Costa e Aldo Fantelli entretidos com o catálogo da última apresentação de Ige nos Estados Unidos.

Visitações ao blog - 17990

O Google Analytics registrou de 30 de junho a 30 de julho 17990 exibições das páginas deste blog. Ainda que possa parecer repetitivo, já que há dois anos e três meses faço o mesmo a cada 30 dias, não posso deixar de apresentar àqueles que se dão ao trabalho de ler o que escrevo meus agradecimentos mais sinceros e a afirmação de que o interesse que me dedicam me enche de motivação e de responsabilidade. Muito obrigado mesmo.

Sumerbol faz entrega de agasalhos à FEAI

Os supermercados Sumerbol fizeram dia 21 de julho a entrega à Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba das 1918 peças de agasalho arrecadadas durante a Campanha do Agasalho promovida nas lojas da rede. Na foto, o funcionário Rafael Laiatti Mena Lopes, do depto. de Marketing do supermercado, efetuando a entrega à secretária da FEAI Janete Hanagusko Siqueira.

Lançamento de livro: 'Uma outra cidade'

A Editora Terceiro Nome lança dia 4 de agosto às 19h no Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima 2705), em São Paulo, o livro Uma outra cidade. O livro, uma parceria entre o Museu da Casa Brasileira, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Editora Terceiro Nome, reúne as fotos tiradas por Iatã Cannabrava em periferias latino-americanas entre 2000 e 2008 e expostas no próprio museu desde 21 de julho. Para outras informações, (11) 3816-0333.

Show gratuito do Falamansa em Caraguá

O governo de Caraguatatuba promove hoje um show com o grupo Falamansa, que grava na cidade o DVD comemorativo pelos 10 anos de carreira. Gratuito, o show começa às 21h na Praça de Eventos da cidade. Para mais informações, www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Sotaque italiano no Applebee's

De olho no aconchego que o inverno proporciona, o restaurante Applebee's (www.applebees.com.br) do Shopping Iguatemi Campinas está lançando seu novo cardápio Italian Favorites, que já chega acompanhado de uma carta de vinhos ampliada, com 51 rótulos de doze países do velho e novo mundo. Para outras informações, (19) 3722-2260.

Capitão dos 7 Mares na Pepi's

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Exposição de pinturas e esculturas no Agosto das Artes

Os pintores campineiros Egas Francisco e Fabricio Nery e o escultor Gomes Heleno exporão seus trabalhos de 1 a 20 de agosto na galeria de artes do Centro Cultural Wanderley Peres como parte da programação do Agosto das Artes. Para outras informações, (19) 3825-2057.

Grupo de apoio psicológico a vítimas de câncer

O psicólogo José Trevisan está coordenando um grupo de apoio a homens que sofrem ou sofreram de câncer de próstata. O grupo se reúne gratuita e semanalmente às quartas-feiras das 14 às 15h30 n'O Espaço Holístico do Ser (r. Alberto Santos Dumont 974). Para mais informações e inscrições, (19) 3875-7898 e 9648-1883.

HQ, além dos balões

Recebo de Fábio Sales material sobre o programa HQ, além dos balões, veiculado pela Internet nos links www.hqalemdosbaloes.com e www.tvtatuape.com.br/hq. Homenageado com o Troféu Bigorna e indicado ao prêmio HQMix na categoria Mídia sobre Quadrinhos, esta edição do programa mostra como foi o evento de lançamento da exposição Maurício 50 anos, com direito a entrevista com o homenageado Maurício de Sousa, e veicula mais uma animação do "Tulípio", personagem desenvolvido por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker; comenta os lançamentos do Coletivo Quarto Mundo, Subterrâneo especial #5, Graffiti 76% #19, Patre Primordium e Power versus Power e mostra as tiras comemorativas à marca de 500 tirinhas de Sátiras, de Marcelo Saravá. O programa tem o apoio do site especializado em quadrinhos www.bigorna.net.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

A herdeira do Ryuu

Em que pese o sucesso de seu Ryuu Sushi Bar, é outro o motivo do sorriso que tem frequentado o semblante do empresário campineiro Luciano Di Beo: o nascimento, dia 24 de julho, da filha Júlia.

3º Mega Brechó da Volacc

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Sushi Matsuri

Será dia 15 de agosto a partir das 18h no Pavilhão da Viber a 19ª edição da Festa do Sushi, promovida pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba. Além do lado culinário, o evento, que terá entrada franca, contará também com apresentações da dança folclórica Odori e de tambor japonês Taikô, oficina de origami e exposições de bonsai, ikebana e oshi-e (artesanato em tecido).

Alunos do Ceunsp em visita à Band

Alunos do curso de Rádio e TV do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (www.ceunsp.edu.br) com o jornalista Milton Neves durante visita aos estúdios da Band nas férias de julho.

Desfile de lançamento da coleção primavera/verão 2010 da Lima Limone

Chegando convite da Lima Limone (www.limalimone.com.br) para o coquetel e desfile de lançamento da coleção primavera/verão 2010 das griffes mineiras Morena Rosa, Maria Valentina, Iorane, Club Soda e Trimix, com som a cargo do DJ Khalil. Vai ser dia 11 de agosto às 19h na avenida Barão de Itapura 2935, no Taquaral, em Campinas.

Início das aulas na rede municipal é adiado novamente

Os estudantes da rede municipal de ensino de Indaiatuba terão o retorno às aulas adiado novamente em função da gripe suína; as creches municipais, que estavam em funcionamento, terão o atendimento suspenso a partir de segunda-feira (dia 3). Com o adiamento, a previsão é de que as aulas sejam iniciadas somente em 17 de agosto.
Já a Sociedade de Educação Nossa Senhora do Patrocínio, que administra o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio e os colégios Objetivo de Salto e Itu, adiou em uma semana (de 3 para 10 de agosto) o início das aulas nas duas instituições.

Lançamento de livro: 'Gestão Democrática: Reflexões e Práticas do/no Cotidiano Escolar'

A Wake Editora está lançando o livro Gestão Democrática: Reflexões e Práticas do/no Cotidiano Escolar, organizado por Wendell Freire. O livro conta ainda com comentários de Arilene Maria Soares de Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Carmen Lúcia Vidal Pérez (UFF), Dinair da Hora Leal (UERJ), Germán Roberto Cantero (Universidades Nacionales de Entre Ríos y Luján – Argentina), Joaquim Gonçalves Barbosa (Universidade Metodista de São Paulo) e Maria Lúcia de Abrantes Fortuna (UERJ). Para outras informações, http://www.wakeditora.com.br/mostrar_livro/mostrar_livro.php?livro=5809.

'Cantando para subir' no Teatro de Bolso do Quarto Mundo

O Teatro de Bolso do Quarto Mundo (pça Jesuíno Bandeira casa 124, na Vila Romana), em São Paulo, apresenta dias 1, 8 e 15 de agosto às 21h o espetáculo Cantando para Subir, com os palhaços Clerouak e Maria Lulú (www.clerouak1.kit.net). No repertório, músicas da raiz da cultura popular brasileira, desde a ciranda tradicional de Paraty (divulgada por Mestre Virino), toadas de cavalo marinho (divulgadas por mestres como Salustiano e Grimario de Pernambuco), toadas de Folia de Reis, Aboio, Coco de Embolada, Coco de Zambe, Batuque de Umbigada e Música Arara (domínio público), além de músicas próprias —tudo misturado ao sotaque palhacesco paulistano em uma atmosfera intimista religiosa. Para outras informações, (11) 3864-3830.

Baile dos Pais no Clube 9

O Clube 9 de Julho (www.clube9.com.br) promove no dia 8 de agosto seu Baile dos Pais com a banda Anexus.com. Para outras informações e convites, (19) 3875-9833.

Negritude Jr. em Campinas

O grupo Negritude Jr. se apresenta neste domingo, 2 de agosto, a partir das 12h na Chácara ZM seu novo show. Para outras informações e convites, (19) 9208-1446 e 3255-4126.

Bazar Beneficente da UPAR

A União Protetora dos Animais de Rua (http://upar.indaiatuba.info/) promoverá neste sábado, dia 1º de agosto, das 9 às 16h na rua Carlos Drummond de Andrade 163 (em frente ao Centro Esportivo) um Bazar Beneficente com roupas, sapatos, acessórios, etc. a preços populares e renda revertida para suas atividades.
A UPAR também está aceitando doações de roupas velhas, cobertores e edredons para aquecer os bichinhos neste chuvoso inverno.

Vintage Box no Bar do Jockey

A banda Vintage Box se apresenta hoje às 21h30 com seu rock anos 50 no Jockey Piano Bar (r. Thomas Alves 39, no Centro), em Campinas, na programação das Special Sessions. Para outras informações, (19) 3232-6180.

Depto. de Turismo organiza passeios para terceira idade

O Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento está agendando passeios para roteiros turísticos no município para grupos da terceira idade. Os passeios são gratuitos e realizados em micro-ônibus sempre às quartas-feiras, sendo um no período da manhã (às 9h) e outro à tarde (às 14h), com capacidade para 18 pessoas cada e passarão por propriedades rurais, pontos históricos do município e Casa do Artesão. Os roteiros duram aproximadamente três horas e meia. Para outras informações e reservas de lugares, (19) 3875-6027.

7º Salto Fest Dance

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

7ª Feigioada

Será dia 22 de agosto na unidade Cambuí a edição deste ano da Feigioada, evento com que a rede Giovanetti busca beneficiar entidades assistenciais —Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia e Creche Tia Léa—, já que para elas vai 50% da renda obtida. O ator Marcos Frota será o padrinho desta edição e o apresentador Flávio Prado, o mestre de cerimônias. Para outras informações e reservas de convites, (19) 3234-9510.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

'Chien chaud'

Quem pode, pode. Beto Mattos comentou com o amigo Theo Medeiros que gosta muito de hot dogs e, de pronto, o chef de cuisine luso-francês marcou para hoje à noite uma rodada do sanduíche em seu bistrô campineiro (www.cheftheo.com.br), com todo o requinte e magia possíveis. Vai ter até uma versão vegetariana, já que a jornalista Claudia Castilho, esposa de Beto, é vegetariana até a morte.

O Olivetto

Almocei hoje no Olivetto Restaurante e Enoteca (http://www.olivetto.com.br/), em Campinas e, ainda que já tivesse boa expectativa a respeito da casa, que achava linda, tive uma grata surpresa. O cardápio não é de confundir as idéias pelo tamanho, mas pela estudada diversidade e criatividade dos pratos. Já não se pode falar o mesmo da carta de vinhos que, do alto de seus de 500 rótulos —com preços variando de R$40,00 a R$4.000,00—, faz da casa merecedora de cada uma das letras de seu sobrenome. Degustei um lombo de cordeiro grelhado com farofa de castanhas, molho Dijon, ervas frescas e mel acompanhado de fettuccine na manteiga e sálvia harmonizado com um Clos de Cloches 2003, do célebre produtor Jean Baptiste Audy e vim rezando e agradecendo aos céus no caminho de volta.

Marcelo Desotti, NY

Meu amigo Marcelo Desotti, da IN-Fidelity High-End Audio & Video, arrumando as malas para temporada de dez dias em Nova York. Vai no dia 6 de agosto, a trabalho. Mesmo assim, que inveja...

Um pedido pela paz

O portal Mais Indaiá disponibilizou para a família do jovem Rafael Laurino, assassinado semana retrasada em Indaiatuba, um sistema para coleta de assinaturas em um abaixo-assinado virtual a fim de colaborar com o pedido de paz e segurança para a cidade no endereço www.maisindaia.com.br/paz. As assinaturas virtuais serão entregues junto com as manuscritas no dia 2/8 ao Prefeito Reinaldo Nogueira que as encaminhará ao governador José Serra.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Erick Jacquin na Confraria Iguatemi

O chef Erick Jacquin, da Brasserie Erick Jacquin, é o palestrante de hoje na Confraria Iguatemi (www.confrariaiguatemi.com.br) do Shopping Iguatemi Campinas. Um dos mais celebrados chefs de sua geração, Jacquin é especializado em foie gras —e diz a lenda que foi o responsável pela vinda do petit gâteau ao Brasil.

Almoço Dia dos Pais no Indaiatuba Clube

Com buffet Tukkanu's e som de Vado Negri e sua banda, o Indaiatuba Clube promoverá dia 9 de agosto seu almoço de Dia dos Pais. Para outras informações, (19) 3875-5869.

Javier Misa na Zoff Club


[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Theo Medeiros, Chef do Ano

Mon cher ami Theo Medeiros —que tantas alegrias me dá desde os tempos do saudoso Espiègle—, eleito semana retrasada Chef do Ano pela Veja Comer & Beber em Campinas. Seu bistrô fica na rua Sampaio Ferraz 175, no Cambuí — telefone (19) 3255-4333.
Foto: Estevam Scuoteguazza/Veja

Reestreia de 'O Montacargas'

O espetáculo O Montacargas, de Harold Pinter, reestreia dia 1º de agosto no Espaço Satyros Dois (pça. Roosevelt 134), em São Paulo. Para outras informações, (11) 3258-6345.

Reiki Nível 1 no EH

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promoverá dia 8 de agosto um curso de Reiki Nível 1 com a terapeuta Neuza Mori Sério. Para outras informações, 3875-2117.

Gabriel Buchmann

Continuam as buscas pelo engenheiro Gabriel Buchmann, desaparecido desde semana passada nas florestas do Monte Mulanje, no Malawi. As orações ganham força em Indaiatuba, onde mora sua namorada Cristina. Assisti ontem na GloboNews que as buscas, até agora feitas pelo ar, começariam a ser feitas por terra, numa espécie de pente fino. Torçamos, oremos.

Aniversário José Onério

O ex-prefeito de Indaiatuba José Onério faz aniversário hoje.

Lar São Francisco necessitando de doações

A Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis (www.afasaofranciscodeassis.org.br) está necessitando de bermudas masculinas para adolescentes (tamanhos 38, 40 e 42), calças jeans masculinas para adolescentes (tamanhos 38, 40 e 42) e calçados (tênis) para adolescentes do sexo masculino (tamanhos 39, 40 e 42). Quem puder ajudar deve contatar a associação (r. Pedro Virillo 1, na Vila Furlan, 19 3875-2690).

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pílulas de Cultura Feira Preta

Acontecerá no próximo dia 2 de agosto na Casa das Caldeiras (av. Francisco Matarazzo 2000, na Barra Funda), em São Paulo, a edição deste ano das Pílulas de Cultura - Feira Preta. Especial, esta edição terá como tema Folclore e Cultura Popular e o objetivo de pensar e refletir sobre as lendas, mitos, crendices e a cultura contada e feita pelo povo. A programação prevê um bate-papo sobre a temática abordada, além de intervenções artísticas, exibição de filmes, exposições de artesanato e literatura. A apresentação do evento fica por conta de Max DMN. A roda de conversa contará com a participação da professora Fabiana Amaral, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, do jornalista Mouzar Benedito, membro da Sociedade dos Observadores do Saci e do produtor cultural Edson Lima, que há dez anos realiza “O Autor na Praça” falando de suas experiências e sobre a importância dos projetos e pesquisas que desenvolvem. Haverá uma intervenção musical do grupo Kangoma e o Espaço Plínio Marcos, onde acontecem as edições do projeto O Autor na Praça, será montado no local. Haverá também oficinas de maculelê com Josoel Vitalino, do grupo Malungo, de Dança Afro, com Solange Aparecida e de contação de história com Elis Regina. Finalmente, serão exibidos os documentários Povo de Santo, da ONG Omi-Dùdú – Resgate e Preservação da Cultura Afro-brasileira; Nego Fugido, da TVE-Bahia e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Festa da Nossa Senhora da Boa Morte, do Instituto Cultural Afro-brasileiro. A entrada é franca. Para outras informações, (11) 3739-0208, com Edson Lima.

Os preferidos do público na Campinas Décor 2009

A organização da Campinas Décor divulgou os resultados da pesquisa de opinião feita entre os mais de 32 mil visitantes da edição deste ano da mostra, realizada de 1º de maio a 14 de junho no Instituto Agronômico de Campinas. Na categoria Arquitetura/Decoração, o mais votado foi o Home Theater, assinado pelos arquitetos e designers de interiores Adriano Stancati e Daniele Guardini; a segunda colocação ficou para a Suíte do Jovem Casal, dos arquitetos Anderson Leite e Roberta Kassouf. O Estúdio, da designer de interiores Andréa Barroso, ficou em terceiro lugar, seguido pela Suíte Boutique, da designer de interiores Ana Mitzakoff (quarto lugar) e pelo Espaço Gourmet, da decoradora Sueli Cardoso (quinto lugar). Entre os ambientes de Paisagismo, o mais votado foi o Jardim do Luau, projetado por Maria Delmanto e Renato Páteo; o segundo lugar ficou para o Espaço das Águas, assinado pelo arquiteto e paisagista Daniel Nunes.

[clique sobre as imagens para ampliá-las]

Lançamento Salão Imobiliário de Campinas

Chegando convite para o brunch de lançamento do Salão Imobiliário de Campinas e Região, dia 30 de julho às 10h no condomínio Praça Capital (rod. D. Pedro I km 140).

A Tuberfil e seu arraial do bem

Flash da festa julina promovida pela Tuberfil no dia 18 de julho no Pavilhão da Viber. Realizado em benefício das entidades Volacc, Educandário Deus e a Natureza, Ciaspe e Casa da Fraternidade, o arraiá da empresa arrecadou para cada uma R$959,50, R$2.937,00, R$845,00 e R$625,50, respectivamente.

Finalistas do Festival de Música Sertaneja e de Raiz

Alex e Raphael (com a música "Arrependido"), Kico & Renato (com "Sob a luz do lampião"), Villela Filho & Junior Carvalho (com "Paixão de Violeiro") e Banda 3M (com "Um Cenário de Saudade"), de Indaiatuba e os campineiros Kamacuã Dantas (com "Palavra Caipira") e Teco Seade (com "Valsinha Caipira para Juliana") foram os selecionados na semifinal do Festival de Música Sertaneja e de Raiz promovido pela Secretaria da Cultura no último dia 25. A final será no próximo domingo, dia 2 de agosto, na antiga Cerâmica Indaiatuba. Os três primeiros colocados cantarão na abertura do Rodeio de Indaiatuba, dia 5 de agosto, além da premiação em dinheiro —o vencedor recebe R$3.000,00, o segundo colocado, R$2.000,00 e o terceiro ganha R$1.000,00. Haverá também o prêmio de R$500,00 para o melhor intérprete e para a melhor composição.

Chá Beneficente Casa da Fraternidade

A Casa da Fraternidade (www.casadafraternidade.com) promoverá no dia 23 de agosto a partir das 14h na Associação Amigos de Bairro XVI de Janeiro (r. São Matheus 16, na Vila Teller) um Chá Beneficente em prol da construção de sua nova sede. Mais de trinta prêmios serão sorteados: bicicleta, micro system, DVD, microondas e TV, entre outros. Os convites custam R$10,00 e podem ser adquiridos na sede da FEAI (pça. D. Pedro II s/nº) ou pelo telefone 3017-0300, com Luiz Henrique.

Festival Jazz Brasil

As inscrições vão até dia 5 de agosto.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Caminhada Indaiandando no próximo domingo

Inicialmente marcada para o dia 28, mas adiada por causa da chuva, o grupo Indaiandando promove dia 2 de agosto às 8h mais uma de suas caminhadas, sendo o ponto de partida o estacionamento do Parque Ecológico e o de chegada, a Comunidade Farol. As inscrições custam R$5 e dão direito a água, banana, guia, carro de apoio e transporte de volta e podem ser feitas pelos telefones 19 9762-2460, com José Orlando Luciano e 9234-9323, com Andréa Alvarenga.

Gotham Club na Festa do Peão

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

I BH Humor

Estão abertas as inscrições para o 1º BH Humor - Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte, que vai de 10 de setembro a 18 de outubro. O tema é Lixo. Para outras informações, http://www.bhhumor.com/.

Festival Escolar e Amador de Teatro de Indaiatuba e Região

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Arena Cross ficou para dia 1º

Adiada por causa das chuvas, ficou para 1º de agosto a realização da quarta etapa do Arena Cross 2009.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

'Careca de rir' no teatro do Parque D. Pedro Shopping

O ator Sidney Rodrigues encena em Campinas —no teatro do Parque D. Pedro Shopping— de 1 a 22 de agosto o espetáculo Careca de Rir (www.carecaderir.com.br). Para outras informações, (19) 3756-9890.

Palestra gratuita 'Numerologia Pitagórica' no Espaço Holístico

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promove no próximo sábado, dia 1º de agosto, às 10h30 uma palestra gratuita sobre Numerologia Pitagórica com o numerólogo Leonardo de Araújo. Para outras informações e inscrições, (19) 3875-2117.

Big Chico Blues Band no Villa Miranda

O gaitista Big Chico e sua blues band se apresentam nesta quinta, dia 30 de julho, no Villa Miranda Música Bar (av. Brasil 1059, no Guanabara), em Campinas. Para outras informações, (19) 3212-0512.

Início das aulas adiado em Indaiatuba

Por decisão conjunta das secretarias de Saúde e Educação, o início das aulas na rede municipal de ensino, que seria amanhã, foi adiado por uma semana em virtude dos casos de gripe suína.

Morena Leite abre amanhã a Confraria Iguatemi 2009

A chef Morena Leite abre amanhã, dia 28 de julho, às 19h30 a edição deste ano da Confraria Iguatemi —que tem como tema A culinária francesa no Brasil - A mistura perfeita entre culturas e diversidade de sabores— com a palestra Gastronomia Brasileira. Para outras informações, http://www.confrariaiguatemi.com.br/.

Lançamento de livro: 'Uma outra cidade'

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Paulo Garcia em dolce far niente

Em pausa para refazer as energias, o empresário Paulo Garcia Jr., da Miró Arte em Pizza, embarcou ontem para final de semana em Natal.

Plano no happy hour da Global Stone

Foi em torno de Carla Azevedo e André Carvalho, da Plano Arquitetura, o happy hour de ontem na Global Stone Emporium de Indaiatuba.

Festa Julina Ceunsp

Flash da Festa Julina promovida dia 18 de julho pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (www.ceunsp.edu.br).

Jornalzen na Naturaltech

O Jornalzen (http://www.jornalzen.com.br/) está participando da Naturaltech - 5ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde (http://www.naturaltech.com.br/), de hoje a 26 de julho no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O periódico está no estande nº 63, na Rua Cinco.

Athina Onassis International Horse Show

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Palestra gratuita 'O ser integral' no EH

O Espaço Holístico do Ser (www.eholistico.com.br) promove dia 28 de julho às 19h30 a palestra gratuita O ser integral, com Kênia de Angeli e Vera Lúcia. Para outras informações e inscrições, (19) 3875-2117.

'Virgens, mas nem tanto' no Giovanetti do Carmo

A comédia stand up Virgens, mas nem tanto será apresentada dia 28 de julho às 20h no Giovanetti do Carmo (r. Dr. Quirino 1396, no Centro), em Campinas. As atrizes Andréa Barretto, Micheli Machado e Wanessa Morgado integram o grupo, o único de comédia stand up formado só por mulheres. Em formato de mesa redonda, elas desenvolvem um divertido bate-papo sobre diferentes assuntos como depilação, sexo, futebol, relacionamento, beleza e estética, sempre sob a ótica feminina. Para outras informações e reservas, (19) 3232-0844.

FDS Araxá 2009

O Ouro Minas Grande Hotel de Araxá promove de 7 a 9 de agosto a edição 2009 do FDS Araxá, uma das maiores festas de música eletrônica do país. Na sexta-feira, dia 7, a partir das 18h, haverá a Vibe Sunset, festa de boas vindas aos hóspedes. Ao todo, serão nove festas, com a apresentação dos melhores e maiores DJ's do Brasil. “Podemos citar o Mora, da Anzu; Fischetti, o melhor de house do país; Ferris, o melhor progressive house; Meme, maior produtor do Brasil; Rodrigo Vieira e a apresentação do ator global e também DJ André Marques, além de outros renomados profissionais”, conta um dos organizadores do evento, Gustavo Franco. No sábado e domingo, dias 8 e 9 de agosto, haverá festas durante o dia e também à noite. Informações e a programação completa no site http://www.fdsaraxa.com.br/ .

A picanha do Moinho Bela Vista

Lugar tranquilo, ao lado de um campo de rugby na estrada que liga Indaiatuba a Cardeal, o Moinho Bela Vista (3835-3060) está com uma picanha na chapa de lamber os beiços.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Degustação E. Guigal na Expand Campinas

A Expand Campinas (r. Maria Monteiro 59, no Cambuí) promove dia 31 de julho um jantar harmonizado com vinhos E. Guigal, o mais pontuado produtor em toda a história da revista Wine Spectator. Serão degustados o Côtes du Rhône Rosé 2006, o Côtes du Rhône 2004 Tinto, Crozes-Hermitage 2004, Gigondas 2004, Côte-Rôtie 2004 e Late Harvest Concha y Toro. Para outras informações e reservas, (19) 3252-8893.

'Por que os homens mentem?" no Temec

O encerramento do I Festival de Comédia da Nósmesmos, em Itu, acontece neste domingo, 26 de julho, às 19h, com a apresentação de Por que os Mentem? no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (r. Cuiabá 61, no Bairro Brasil). Para outras informações, (11) 4022-0206.

12º Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes

A cidade mineira de Tiradentes abriga de 21 a 30 de agosto o 12º Festival Internacional de Gastronomia, com tours, cursos, palestras, degustações, shows, teatro, dança e muito mais —os festins, jantares preparados pelos chefs para grupos de cerca de 120 pessoas, são o ponto alto. Para mais informações, www.culturaegastronomia.com.br.

Lançamento de livro: 'Cozinha da Alcobaça'

A Editora Terceiro Nome (www.terceironome.com.br) convidando para o lançamento do livro Cozinha da Alcobaça - Receitas e Histórias, de Laura Góes, hoje às 18h na Livraria Nobel de Itaipava (Shopping Tarafas, Estrada da União e Indústria 10395 lj. 2).

Curso gratuito de Informática Básica na FIEC

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura abre na próxima segunda, dia 27 de julho, inscrições para um curso gratuito de Informática Básica em seis pólos espalhados pela cidade (FIEC Unidade II - av. Alberto Santos Dumont 1489 - Cidade Nova, 3816-7534; Educandário Deus e a Natureza - r. Pedro Savian 139 - Jd. Adriana, 3875-4288; Casa da Fraternidade - Oliveira Camargo - r. Antonio Vacilotto 233, 3875-6843; Itaici/Videira - Rodovia José Boldrini - Videiras, 3894-7484; Estação Jardim Brasil - al. Pedro Wolf 883 - Jd. Brasil, 3834-5848; EE Prof. Helio Cerqueira Leite - av. Alberto Santos Dumont 1489 - Cidade Nova, 3816-7534 - inscrições na Unidade II da FIEC). Para fazer a inscrição, o candidato precisa procurar diretamente o pólo mais próximo de sua residência e levar cópia do RG e comprovante de endereço. As inscrições seguirão até o preenchimento das vagas.

Capitão dos 7 Mares em Itu

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Workshops Estúdio em Cena

O Estúdio em Cena (r. 11 de Junho 335) promove de 27 a 31 de julho workshops de Hip Hop e Dança Contemporânea. Para outras informações e inscrições, (19) 3894-3860.

Miss Salto 2009

O campus V do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (pça. Antonio Vieira Tavares 73, no Largo da Matriz) será o palco da edição 2009 do concurso Miss Salto, dia 28 de agosto. As inscrições já estão abertas e se encerrarão em 17 de agosto. O regulamento completo está disponível no site http://www.misssalto.info/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4028-8782.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Setembro em Dança 2009

A Secretaria da Cultura abre na próxima segunda, dia 27, as inscrições para a edição 2009 do Setembro em Dança. Solos, duos e conjuntos de Indaiatuba poderão participar das mostras comentadas do projeto, que terá quatro fases: Inscrições, Apresentação, Encontro com Técnicos e Mostra de Convidados. As etapas serão realizadas em três dias na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba. A mostra comentada juvenil (de 10 a 14 anos) será no dia 12 de setembro, a mostra comentada adulto (a partir de 14 anos) acontecerá no dia 19 de setembro e no dia 20 de setembro será realizada a mostra de convidados. A ficha de inscrição pode ser adquirida no site da Prefeitura (http://www.indaiatuba.sp.gov.br/) ou na Secretaria de Cultura (pça. D. Pedro II s/n°); as inscrições se encerrarão em 14 de agosto. Para mais informações, (19) 3825-2056 ou 3825-2057. O e-mail para contato é cultura@indaiatuba.sp.gov.br.

Site Miró

A Miró Arte em Pizza está colocando hoje no ar seu novo site, com todas as redondas que fazem a cabeça dos indaiatubanos que sabem o que é bom. Em breve será possível fazer pedidos on line.
[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Fran Bellesia na Zoff Club


[clique sobre a imagem para ampliá-la]

'Decorações Natalinas' na Flower Design Brasil

A Floral Design Brasil (www.floraldesign.com.br) promove de 20 a 22 de agosto em Holambra o workshop Decorações Natalinas, com os mestres belgas Bart Nys e Bart van Hove, professores da escola belga Laurus e coordenadores da revista Flower Inspirations. Para mais informações e inscrições, (19) 3802-2933.

Osesp Itinerante no Mackenzie Campinas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas (av. Brasil 1200, no Guanabara) recebe dias 23 e 24 de julho o projeto Osesp Itinerante, com oficinas de música e concertos de câmara gratuitos e abertos ao público. Na quinta-feira, das 10h às 12h, Oficina de Metais na sala 3; às 18h30, Concerto Quinteto de Metais, no Auditório do Seminário Presbiteriano do Sul. Na sexta-feira, das 14h às 16h, Oficina de Cordas na sala 3; às 19h, Concerto Quinteto de Cordas, no Auditório do Seminário Presbiteriano do Sul. Para mais informações e inscrições, www.osesp.art.br.

Secretário de Saúde fará coletiva hoje sobre gripe suína

Olhos e ouvidos estão voltados hoje para a entrevista coletiva que o secretário municipal de Saúde, José Roberto Destefenni, dará agora às 10h para falar sobre a gripe suína em Indaiatuba.

Esmir Filho no Talk'n'Dance do Reserva Cultural

O espaço Reserva Cultural (av. Paulista 900), em São Paulo, promove dia 24 de julho às 24h a segunda edição do Talk'n'Dance, um talk show seguido de festa com DJ's no foyer da casa. No bate-papo desta sexta, o cineasta Esmir Filho (foto) revelará detalhes inéditos sobre sua estréia na direção de longa-metragem com Os Famosos e os Duendes da Morte, recém-selecionado para a competição do festival de Locarno, na Itália; a discotecagem ficará por conta do DJ Hubert, do próprio Esmir Filho e do jovem cineasta Ricky Mastro. Para mais informações, (11) 3287-3529.

Festival de Música Sertaneja e de Raiz

A Praça do Lago, no Jardim Morada do Sol, será o palco da eliminatória do Festival de Música Sertaneja e de Raiz no próximo domingo, dia 26, a partir das 15h. Ao todo serão 14 apresentações de cantores solo, duplas e bandas; dez inscritos são de Indaiatuba, dois de Campinas, um de Rio Claro e um de Capivari. A final será dia 2 de agosto a partir das 13h.

Homenagem a Carlos Gomes no Cultura Artística de Campinas

A Quarta Cultural desta semana no Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas (r. Irmã Serafina 937) acontece em homenagem pelos 173 anos do compositor Carlos Gomes. Às 20h será executada a ópera O Guarani e haverá na sequência apresentação da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, além de uma mostra de pinturas que tem o compositor como tema, com destaque para o retrato de 1,20 x 1,20m pintado pelo artista plástico Mauro Soares e que vem pela primeira vez à cidade. Para mais informações, (19) 3231-8944.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Educandário Deus e a Natureza é selecionado em concurso do HSBC

O Educandário Deus e a Natureza (www.educandariodn.org.br) acaba de obter com o projeto Mãos Jovens a segunda colocação entre os dez projetos selecionados (foram 387 de todo o país) no concurso FIA 2009 (http://www.porummundomaisfeliz.org.br/index.shtml), promovido pelo Instituto HSBC Solidariedade.

Tchurma do balacobaco na Zoff

Tuca Lara, Thaís Lara, Tatiana Basto, Kiki Salomão, Wagner Juni e Cristiane de Donato em recente balada na Zoff Club.
Foto de Guilherme Peron.

As Fantellis: home sweet home

Minha amiga e arquiteta Barbara Fantelli chega hoje feliz da vida de séjour de duas semanas em Nova York, de onde trouxe à coté a filhota Fernanda finalizando temporada de seis meses em Montreal, no Canadá. Ah, que inveja das duas.

Clube do Improviso em SBO

O Clube do Improviso, da Nósmesmos Produções Artísticas (www.nosmesmos.com.br), sobe ao palco do Teatro Manoel Lyra (r. João XXIII 61), em Santa Bárbara d'Oeste, com seus jogos de improvisação teatral no próximo dia 25 de julho às 21 horas. Para mais informações, (19) 3464-9429.

Exposição Wilma Schroeder e Diana Heller

Vai de 27 de julho a 17 de agosto a exposição de pinturas das artistas plásticas Wilma Schroeder e Diana Prario Heller no saguão do Paço Municipal.

Degustação de queijos e vinhos no Hyatt

O Grand Hyatt São Paulo Hotel (http://www.saopaulo.grand.hyatt.com/) promove uma degustação de queijos e vinhos dia 28 de julho com direito a tarifa especial para os que quiserem passar a noite naquele que é, na minha opinião, um dos cinco melhores hotéis de São Paulo. Para mais informações e reservas, (11) 2838-3111.

Expo Bríndice

Começa hoje a 16ª edição da EXPO Bríndice (http://www.expobrindice.com.br/), a maior e mais importante feira de exposições do setor de brindes promocionais da América Latina. Este ano o evento acontece em um novo local, no Centro de Convenções Frei Caneca (r. Frei Caneca 569, Consolação), em São Paulo e vai até dia 24 de julho (das 14h às 21h de terça à quinta-feira e, na sexta-feira, das 14h às 19h). São cerca de 100 expositores renomados no mercado que irão apresentar suas novidades em estandes distribuídos em dois andares do Frei Caneca Shopping, em São Paulo.

'Improvável' no Ciaei

A Cia. Os Barbixas apresenta dia 26 de julho às 21h no Ciaei (av. Engº Fábio R. Barnabé 3665) o espetáculo Improvável. Para mais informações, (19) 3834-7837.

Festival Gastronômico de Campinas

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Encontro de carros antigos no Galleria

O Clube V8&Cia. promove domingo, dia 26 de julho, das 9 às 15h no estacionamento do piso térreo do Galleria Shopping, em Campinas, um encontro de modelos de carros clássicos dos anos 60, como o Mustang da foto, com cerca de 300 expositores e venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.

Arena Cross

Será no próximo sábado, 25 de julho, a partir das 13h num terreno na avenida dos Indaiás (próximo à rodovia SP-75), a 4ª etapa da 11ª edição do Arena Cross - Temporada 2009. Ainda há ingressos, que podem ser trocados por dois quilos de feijão ou arroz em uma das três lojas Prolink na cidade.

Flamenco na Noite da Paella do Barbacoa

Além do prato criado no século XV na região de Valencia, na Espanha, a segunda Noite da Paella do Barbacoa Campinas (Entrada das Águas do Parque D. Pedro Shopping), dia 28 de julho, terá como atração o grupo do Centro de Arte Flamenca de Campinas (na foto, a bailaora Lu Garcia, coordenadora do grupo). Para mais informações e reservas, (19) 3209-1641.

Exposição de cerâmicas do nordeste no Museu do Casarão

Promovida pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, a exposição Cerâmica Popular do Nordeste estará aberta ao público até o final de outubro no Museu do Casarão Cultural Pau Preto (r. Pedro Gonçalves 477). As peças foram doadas ao museu no início da década de 1990 por Maria Teresa Chiara Monteiro Inácio, sobrinha do falecido colecionador Afonso Dante Chiara e à época residente na cidade. A Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, também forneceu materiais ao Casarão, como livros e artigos sobre o tema. As obras são personagens da cultura popular do nordeste esculpidos em cerâmica por artistas da tradicional Feira de Caruaru, realizada em Pernambuco, como Mestre Vitalino (Vitalino Pereira dos Santos, 1909–1.963) e Zé Cabloco (José Antonio da Silva, 1921–1973). A exposição conta também com esculturas da artista popular Ana das Carrancas (Ana Leopoldina Santos, 1923–2008). Para mais informações, (19) 3875-8383.

Bazar Beneficente Casa da Criança Jesus de Nazaré

Começa dia 29 e vai até dia 31 de julho o II Bazar Beneficente em prol da Casa da Criança Jesus de Nazaré (al. das Crianças 105, na Vila Vitória). O bazar vai comercializar roupas novas, de ponta de estoque, das seguintes marcas: Estilo Próprio, L’afisa, Fantastic, Bless, Emporium, Elias Perfumes Importados, Scorpion Boutique e Toquinho de Gente, com descontos variados. O bazar ainda terá praça de alimentação e acontecerá das 10h às 18h na Rua Bernardino de Campos 1021. Para mais informações, (19) 3816-7791.

Caminhada Indaiandando

O grupo Indaiandando promove dia 26 de julho às 8h mais uma de suas caminhadas, sendo o ponto de partida o estacionamento do Parque Ecológico e o de chegada, a Comunidade Farol. As inscrições custam R$5 e dão direito a água, banana, guia, carro de apoio e transporte de volta e podem ser feitas pelos telefones 19 9762-2460, com José Orlando Luciano e 9234-9323, com Andréa Alvarenga.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Baile de Gala 50 anos Lions Clube de Indaiatuba

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

Dia do Amigo

Hoje é o Dia do Amigo e eu quero deixar a todos os meus o meu abraço mais carinhoso. Vocês são a força que me leva adiante e o meu maior patrimônio.

Parque Botânico inaugura sede

Com uma área de meio milhão de metros quadrados ao redor de dez lagos e localizado no maior complexo urbanístico do interior do estado de São Paulo —o Swiss Park (rod. Anhanguera Km 89,5), em Campinas—, o Parque Botânico inaugura dia 22 de julho sua sede principal como parte das comemorações pelos 235 anos da cidade. O prédio, de cerca de mil metros quadrados, abrigará um restaurante com mezzanino, um bar e uma biblioteca com sala de leitura.

'Blue Shift', de Ige D'Aquino, na capa do SuperGuia

Pela segunda vez, uma obra de Ige D'Aquino ilustra a capa do SuperGuia: a desta edição é a tela Blue Shift.

Big House abre filial na Cidade Nova

Os formigões da vida podem comemorar: a Big House Bolos (www.bighousebolos.com.br) abre filial dia 21 de julho na av. Major Alfredo Camargo da Fonseca 131, na Cidade Nova.

sábado, 18 de julho de 2009

Revista Sabores do Interior doa cestas básicas ao Grupo Primavera

Além de belíssima e muito bem feita, a revista Sabores do Interior (http://www.saboresdointerior.com.br/) desenvolve uma ação social que merece registro: parte da arrecadação obtida em cada edição vai para uma entidade filantrópica. Na primeira edição, a entidade beneficiada foi o Lar dos Vicentinos; nesta segunda edição, o Grupo Primavera (http://www.gprimavera.org.br/), de Campinas, foi quem recebeu a doação de cinquenta cestas básicas.

Salto Pizza Gourmet 2009

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Moacir Torres no 'Trocando idéias'

O vereador Bruno Ganem entrevistou o cartunista Moacir Torres para o programa Trocando idéias. Torres conta sobre quando começou a desenhar e fala sobre sua criação principal, a Turma do Gabi e também sobre os projetos para o futuro. O vídeo já pode ser visto no site www.ideiasdoganem.blogspot.com ou http://www.youtube.com/watch?v=gtgEJp0rqlc

Curso de férias no Centro de Arte Flamenca de Campinas

[clique sobre a imagem para ampliá-la]

'O Recruta' no Festival de Comédia da Nósmesmos

A comédia O Recruta será encenada dia 19 de julho às 19h no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (r. Cuiabá 61, no Bairro Brasil), em Itu, por conta do I Festival de Comédia da Nósmesmos Produções Artísticas. Para mais informações, (11) 4022-0206.

Lançamento de livro: "No início dos tempos"

A Editora Terceiro Nome está lançando o livro No início dos tempos, da astrônoma Sueli Viegas, com explicações sobre a formação do Universo para leigos e pequenos cientistas. Para mais informações, www.terceironome.com.br.