Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Fundação Pró-Memória recebe exposição temporária ‘Arte em Madeira’

Foto: divulgação.
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba traz para o Museu Municipal Casarão Pau Preto até 31 de março de 2016 a Exposição Temporária Arte na Madeira, do artista Edson Rodrigues, que é especializado em entalhe em madeira no estilo barroco, rococó e Luís XV.

Natural da cidade de São Paulo, Rodrigues nasceu no dia 20 de janeiro de 1959. Aprendeu e conheceu a arte na madeira quanto tinha 12 anos de idade, como aprendiz de um entalhador espanhol. Depois das primeiras lições, continuou a aperfeiçoar sua técnica sozinho. Mudou-se para Indaiatuba no ano de 2000, cidade que o acolheu e possibilitou a continuidade de seu trabalho. Expôs suas esculturas e mandalas durante alguns anos no Shopping Jaraguá, na Praça D. Pedro, no Centro de Convivência (Campinas) e atualmente na Praça Rui Barbosa. Além das obras, que produz na madeira, também possui um acervo de antiguidades, de discos em vinil e pedraria (pedras semipreciosas).

Museu Casarão Pau Preto recebeu 4.400 pessoas em 2015
O Museu Casarão Pau Preto recebeu no ano passado 4.400 visitas. Em 2015 foram realizadas seis exposições temporárias: 40 anos da Turma do Gabi, Plumária Indígena, Grupos Escolares – do Museu Republicano ‘Convenção de Itu’ da USP, Vida e obra de José Paulo Ifanger, Coleção particular de Sérgio Fábio do Prado e Consciência e Vivências: Raízes Africanas na cidade de Indaiatuba, que atraíram um público espontâneo em torno de 1000 pessoas.

O público escolar da rede municipal foi de 2600 alunos. “Número expressivo por meio do projeto ‘Passeios da Memória’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação e a Escola Ambiental Bosque do Saber”, avalia o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nobrega de Jesus. Já o número de alunos da rede estadual e privada foi de 600 estudantes, que realizaram agendamento prévio para uma visita orientada pelo museu. “Também recebemos grupos da terceira idade proveniente de São Paulo, no total de 180 idosos que realizaram um passeio pelas exposições e pela área externa nos meses de Julho e agosto”, comenta.

O Museu participa das ações propostas pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, como a Semana de Museus, que acontece sempre no mês de maio e a Primavera de Museus, que ocorre no mês de setembro. “Também realizamos eventos de incentivo à leitura, como o ‘Encontro Cultural Literário’, a valorização da cultura afro, com a ‘Comemoração do Dia da Consciência Negra’ e a participação das crianças, com o ‘Projeto de Férias no Casarão’, sempre no mês de julho. Estas atividades somaram um público em torno de 850 pessoas que vieram até o Museu e participaram das ações”, relata Gustavo.

A Fundação Pau Preto tem como missão divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e as memórias da cidade de Indaiatuba e região. Responsável pelo Museu Municipal Casarão Pau Preto, pelo Arquivo Público “Nilson Cardoso de Carvalho” e pela Biblioteca Pública Rui Barbosa, valoriza a cultura e a história local por meio da visitação gratuita ao museu, que traz à população exposições temporárias com temáticas variadas. A Fundação também desenvolve oficinas voltadas para a educação e ao patrimônio, palestras, projetos de férias, concursos culturais e eventos que incentivam a participação de diferentes comunidades que constituem a população indaiatubana.

Para o ano de 2016 estão no planejamento seis exposições temporárias. “No mês de janeiro temos, por mais um período, a exposição ‘Vida e Obra de José Paulo Ifanger’, que permanecerá até o mês de março e de obras de entalhe em madeira de um artista local, Sr. Edson Rodrigues”, informa o superintendente. Em abril haverá exposição com obras do artista Ige D’Aquino. Também está programada para o segundo semestre uma exposição com painéis que reproduzem os azulejos expostos nas paredes do Museu Republicano “Convenção de Itu”, obras produzidas por Barros Freire e uma mostra do fotógrafo japonês Ryochi Katahira pertencente a mesma instituição. “Além da programação de exposições, teremos a 15ª Semana Nabor Pires Camargo, lançamento de livros e guias do Arquivo Municipal, oficinas da Escola do Patrimônio, da Semana de Museus, com o tema “Museus e Paisagens Culturais”, Projeto de Férias no Casarão, Passeios da Memória, Curso Básico I e II de Fotografia, Projeto de Capoeira Pró-Memória, em parceria com a Associação de Capoeira Nova Guiné, atividades de Comemoração ao Dia da Consciência Negra”, finaliza.

Serviço
Museu Municipal Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto - Tel.: (19) 3875-8383
Horário: segunda a sábado das 9 h às 17 h, domingos e feriados das 13 h às 17 h
Horário para visitações de segunda a sábado das 9 h às 17 h e aos domingos das 13 h às 17 h
Horário de funcionamento do Bosque: segunda a sábado das 9 h às 17 h e aos domingos das 9 h às 12 h.

Nenhum comentário: