Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Dança do Ventre invade o Café Tablao

Divulgação.
O Café Tablao, localizado em Campinas, inicia o ano de 2016 no ritmo das danças orientais. Em janeiro, o espaço cultural sedia dois workshops sobre dança do ventre, ministrados por Isis Zahara, professora, coreógrafa e pesquisadora de dança oriental.

Isis nasceu em Campinas, onde se formou em Antropologia e Dança, na Unicamp, antes de se mudar para a Holanda. Desde 2012, coordena sua própria escola na cidade holandesa de 's-Hertogenbosch e organiza o Festival Internacional Al Dunya (www.aldunyafestival.com), já na sua quarta edição. Segundo a bailarina, as aulas no Café Tablao são abertas a praticantes de todos os níveis e também podem ser seguidas por alunos de outras modalidades de dança.

O workshop Dança Oriental Turca & Roman Havasi acontece no dia 29 de janeiro, das 19 h às 21 h. Os participantes aprenderão a reconhecer as diferenças e semelhanças entre o estilo clássico egípcio e a dança do ventre turca, que tem profunda relação com a dança cigana Romany. Durante a aula, serão apresentados trabalhos com véu duplo, snujs (acessórios de metal usados nas mãos) e dança no chão.

O workshop Isis Asas & Leques de Seda, no dia 30 de janeiro, das 14 h às 16 h, será voltado ao uso de um dos acessórios mais admirados dentro da dança do ventre  moderna: os leques de seda, capazes de produzir diversos efeitos, além de serem flexíveis para a grande variedade de estilos de dança do ventre. Originários da dança clássica chinesa, os leques representam as barbatanas de um peixe ao se locomover na água. Como a técnica de leque auxilia no uso das asas de Isis, a aula conta com exercícios e combinações dos dois acessórios, cuja prática auxilia na correção postural.

Isis Zahara
Isis Zahara é diretora artística de duas companhias de dança na Holanda: Al Dunya e Halwa Ensemble. Em 2015, a Al Dunya conquistou o primeiro lugar na categoria Grupo Adulto e segundo lugar em Melhor Duo Adulto no campeonato Holandês de dança do ventre Nederlands Kampioenschap 2015, promovido pelo Conselho Internacional de Dança. A companhia ficou em segundo lugar no Festival Internacional From Cairo with Love 2015, em Amsterdam. Além destes prêmios, conquistou o quarto lugar no ranking mundial Belly Dance of the World 2015, na Alemanha. (www.isiszaharabellydance.com)

Flamenco: Curso de Férias
Como espaço especializado na dança flamenca, o Café Tablao não poderia deixar de organizar eventos em janeiro. A escola dará início, no dia 18, a um curso de férias aberto a todos que se interessam pela dança, mediante inscrição prévia. As aulas, ministradas pelas professoras Ale Caires, Lila Cesarino e Marina Merheb, acontecem de 18 a 21 de janeiro e de 25 a 28 de janeiro, das 19 h às 20h30. Tem como tema as bulerias, considerado o estilo mais popular entre os cantes flamencos atuais. Nos dias 23 e 30 de janeiro, das 10 h às 12 h, a diretora artística do Café Tablao, Karina Maganha, ministra aulas de flamenco por fandangos.

O investimento de não-alunos é de R$110,00 por semana, ou R$70,00 por sábado. Os alunos do Café Tablao poderão participar das aulas gratuitamente. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (19) 3294-1650 ou e-mail contato@cafetablao.com.br (encomendas de leques de seda antecipados: isiszaharabellydance@gmail.com).

Nenhum comentário: