A Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Indaiatuba promovem
no próximo dia 9 de dezembro, quarta-feira, a partir das 20 h, no Plenário Joab
José Pucinelli (Rua Humaitá, 1167 – Centro), sessão solene que celebra os 185
anos do município. A entrada é gratuita e toda a população está convidada a
participar.
Na ocasião, será entregue a medalha João Tibiriçá
Piratininga à agraciada deste ano, Martha de Andrade Barbosa Marinho, além dos
títulos de Funcionário-Padrão do Poder Executivo a Clotilde Martins Carmona
(Prefeitura Municipal), Cleusa Maria Agassi Pazini (Fundação Indaiatubana de
Educação e Cultura – FIEC), Fernanda Sales de Faria (Serviço de Previdência e
Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba – Seprev) e
Alexandre Ferreira (Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE) e de títulos
Honoríficos do Poder Legislativo. Informações: (19) 3885-7700.
Sobre os agraciados
Martha de Andrade
Barbosa Marinho
Mãe, avó, educadora, escritora e musicista, Martha de
Andrade Barbosa Marinho nasceu em Barretos em 18 de outubro de 1940 e vive em
Indaiatuba há mais de 30 anos. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar de
Barretos e depois no Colégio Maria Auxiliadora. Começou os estudos de música
com a Professora Adelaide Gallati e foi depois encaminhada para o Conservatório
Municipal. Fez o curso de Canto e Regência no Instituto Evelina Harper e
integrou o Coral da Catedral Evangélica de São Paulo e o Coral Amigos de Bach,
sendo ainda regente do Coral da Igreja Presbiteriana de Santana.
Fez o curso de História no instituto isolado da USP – Faculdade
de Ciências e Letras de Assis, hoje Unesp. Cursou pós graduação na Escola de
Sociologia e Política de São Paulo e na PUC de São Paulo. Em 6 de julho de
1963, em São Paulo, casou-se com João Marinho Filho, com quem comemorou bodas
de ouro em 2013. Fruto deste união vieram os filhos João Marcos Barbosa
Marinho, historiador, Anael Barbosa Marinho, médica, José Márcio Barbosa
Marinho, médico, e Márcia Barbosa Marinho, economista. A família cresceu com a
chegada dos netos Sarah, João Gabriel, Eduardo, Catarina, Gabriela, Rafael e
Clara.
Martha possui uma intensa história de atividades
profissionais na música, no ensino da História e na Igreja. Em Indaiatuba,
iniciou suas atividades em música com aulas particulares de canto e regência do
Coral da Igreja Presbiteriana de Indaiatuba. Reorganizou o coral infantil e
atividades de ensino na Escola Dominical. Na sequência, começou a lecionar na
EE Hélio Cerqueira Leite e EE Helena de Campos, passando depois à EE Randolfo
Moreira Fernandes, onde atuou como a primeira professora de História concursada
e ficou até a aposentadoria. No Monteiro Lobato, foi professora de História e
Geografia.
Em 1983 participou da organização e foi voluntária na Creche
Amiguinhos de Jesus, na Morada do Sol. Com o esposo, atuou ativamente na
criação e organização do projeto Agape, espaço que oferecia atividades
especiais para crianças e adolescentes. Integrou projetos especiais na EE Helio
Cerqueira Leite e na EEPG Aurora Scodro Groff. Em 1995 assumiu a presidência da
Sociedade Cultural Cantátimo, entidade que surgiu em 1985 como coral da cidade.
Foi regente do Coral da Igreja Presbiteriana Rancharia, Coral da Igreja
Presbiteriana de Assis, Coral da Igreja Presbiteriana de Jundiaí e finalmente
Coral da Igreja Presbiteriana de Indaiatuba, onde permaneceu por mais tempo.
Participa da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba desde sua
criação. Foi secretária do Conselho Consultivo e depois eleita presidente.
Atualmente integra o Conselho Administrativo.
É autora do livro Uma
Aventura na Terra dos Indaiás, publicado pelo Rotary Club de Indaiatuba,
destinado a crianças e adolescentes, tendo como tema a história da cidade.
Atualmente prepara outra obra, desta vez sobre as origens do presbiterianismo
em Indaiatuba, com um amplo trabalho de levantamento de fontes em São Paulo,
com o intuito de colaborar para o entendimento da história da nossa cidade na
primeira metade do século XX.
Em 1998 recebeu da Secretaria da Cultura do Estado o diploma
“Parceiros da Cultura” por sua atuação eficiente e participação ativa no
desenvolvimento de ações culturais essenciais ao Estado de São Paulo. Recebeu
também da Fundação Rotária do Rotary Internacional o título de Companheiro Paul
Harris, em reconhecimento à prestação de tangíveis e significantes serviços com
o objetivo de fomentar a compreensão e as relações amistosas entre os povos do
mundo.
A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue desde 1984,
quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. O objetivo é homenagear cidadãos que
tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba e quem escolhe
os homenageados é a Fundação Pró-Memória.
Alexandre Ferreira
Agente Fiscal I do SAAE, Ferreira nasceu em Indaiatuba e
ingressou na autarquia em 2009, passando em janeiro deste ano a chefiar seu
setor de atuação graças ao trabalho feito sempre com excelência. Anteriormente,
em 2007, teve seu primeiro contato com o SAAE ao ministrar aulas de ginástica
laboral para os funcionários através da Empresa Passo a Passo, onde atuou por
dois anos. Na ocasião, os próprios servidores o incentivaram a prestar o
concurso para agente fiscal devido a seu reconhecido talento para lidar com o
público. Como fiscal, Ferreira compreende a importância e a responsabilidade de
lidar diretamente com a população, buscando entender também a difícil realidade
em que muitos se encontram. “Minha
formação em Educação Física me dá a bagagem necessária para entender as
necessidades de nossos usuários e atendê-los com a cortesia e eficiência que
merecem”, diz ele, afirmando ainda estar muito orgulhoso do reconhecimento
dos companheiros de trabalho. Seu interesse pelo esporte faz com que continue
dando aulas em academias e participe ainda do projeto de futebol solidário
Amigos do Bem. É casado com Nathalia Ferreira e tem três filhos: Pedro, Heitor
e Fernanda.
Cleusa Maria Agassi
Pazini
Casada com Ademir Pazini e mãe de dois filhos, Rafael e
Luciene, Cleusa é agente de Administração e Serviços na FIEC já há 20 anos,
ingressando na autarquia em 1995 após concurso público. Inicialmente trabalhava
na área de limpeza, sendo depois transferida para a Secretaria Acadêmica, onde
até hoje desempenha suas atividades. Nasceu em Lavínia (SP) e mudou-se ainda
criança para Mirandópolis (SP), onde passou sua infância e viveu até os 20
anos, quando se casou e foi morar em São Paulo. Em 1982 mudou-se para
Indaiatuba. Como hobby, Cleusa gosta
de fazer caminhadas pelo Parque Ecológico.
Clotilde Martins
Carmona
Formada em Serviço Social pela Puccamp e com MBA em
Administração Pública e Gestão de Cidades, Clotilde atua há 20 anos na
Prefeitura Municipal, onde ingressou como auxiliar de escritório, passando
depois a assistente social, função que ocupa até hoje. Sua dedicação e empenho
no atendimento aos servidores, respeitando-os como ser-humano independente do
cargo, orientando-os conforme a legislação vigente e encaminhando-os aos órgãos
competentes a fim de solucionar as necessidades, fez com que os colegas a indicassem
para o título de funcionária-padrão nos anos de 2002, 2007 e 2015. Clotilde
acredita que a vida é um aprendizado, por isso faz questão de participar de
todos os cursos sugeridos pela Administração Pública. Além das indicações dos
colegas, destaca como fato importante de sua vida profissional ter sido a
candidata mais votada para o cargo de conselheira do Seprev por duas vezes
consecutivas. “Acredito na dedicação do
profissional, na sinceridade, honestidade, saber ouvir, atendendo o funcionário
público no serviço social com respeito e dignidade”, diz a indicada.
Fernanda Sales de
Faria
Com formação técnica em Química pela FIEC e graduada em Economia
pela Universidade Paulista, Fernanda trabalha no Seprev há mais de cinco anos e
atualmente é Oficial Administrativo, exercendo suas funções no setor de Contas
Médicas do Departamento de Assistência à Saúde com eficiência e dedicação.
Anteriormente, atuou como auxiliar de Controle de Qualidade na Farmácia
Alquimia, auxiliar de laboratório na Tecnozinco e auxiliar de produção na
Indupack. É reconhecida por ser sempre cortês e educada com os colegas de
trabalho, com ótima assiduidade e senso se colaboração, educação e
responsabilidade no desempenho de suas tarefas. Demonstra ainda interesse em
seu aperfeiçoamento, participando regularmente de cursos de desenvolvimento e
atualização. Fora do expediente, encontra ainda tempo para ajudar no buffet de seus pais, com quem mora,
auxiliando-os no preparo de alimentos, recepção e atendimento ao público.
Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário
ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura
Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao
número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação em
cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão
julgadora, que define o vencedor e que em 2015 foi composta por Dalva Lopes de
Almeida, Patrícia Aparecida Saraiva Gonçalves Zanzotti e Sérgio Adriano Lelli.
As autarquias realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do
vencedor.
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