Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana em Salto no dia 12 de dezembro

Crédito da foto: Fernando Mucci.
O maestro João Carlos Martins estará em Salto no dia 12 de dezembro, junto com a Camerata Bachiana, para um concerto em homenagem a Johann Sebastian Bach. O evento será às 20 h, no Teatro Pavilhão das Artes, localizado na Praça Archimedes Lammoglia.  

A apresentação é gratuita e integra o projeto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach, viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura através da Lei Rouanet. Tem produção da D’Color Produções Culturais e Fundação Bachiana, com patrocínio da Fedrigoni Brasil Papéis e apoio cultural da Prefeitura da Estância de Salto.  

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
O pianista e regente João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância. Aos 13 anos já iniciava sua carreira no Brasil, que cinco anos depois decolou internacionalmente. Aos 20, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua careira musical. Aos 26 anos de idade sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou à carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.

A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004, na Sala São Paulo, em São Paulo/SP e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e exterior. Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas, o maestro João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem, que também buscava democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados, para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto. Em 2010, as duas orquestras se juntaram formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas, que formam hoje uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, sem abandonar os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem. O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras e a Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

Serviço:
Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach
Concerto com Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
Viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura pela Lei Rouanet
Data: 12/12/15 (sábado)
Horário: 20 h
Teatro Pavilhão das Artes – Praça Archimedes Lammoglia | Salto/SP
Entrada franca – Censura livre
Mais informações: D’color Produções Culturais – www.dcolor.art.br - (19) 3256-4500.

Nenhum comentário: