Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Indaiatuba obtém desempenho recorde nos Jogos Abertos do Interior

O coordenador de Esporte Competitivo e chefe da delegação indaiatubana
Rafael de Oliveira e Silva entrega o troféu ao secretário de Esportes
Humberto Panzetti: recorde histórico. Foto: Jean Antunes.
Indaiatuba registrou em 2015 um desempenho recorde na história dos Jogos Abertos do Interior: com 154 medalhas, sendo 85 de ouro, 41 de prata e 28 de bronze, a cidade sagrou-se campeã, superando todas as expectativas, e ainda cravou o 3º lugar no ranking geral de pontos, com um total de 105,5 pontos, garantindo a melhor performance histórica naquele que é o maior evento poliesportivo da América Latina.

A 79ª edição terminou no último dia 12, em Barretos. Participando com 19 equipes, todas integradas por atletas da casa, contra concorrentes que levaram até 37 grupos e com muitos atletas contratados de fora, Indaiatuba foi campeã nas modalidades Ciclismo Feminino, Natação Feminino e Masculino, Natação PCD Feminino e Masculino, Tênis de Mesa Masculino, vice-campeã no Karatê Feminino, no Taekwondo Feminino e Masculino e na Ginástica Artística Feminino e Masculino, além de obter medalha de bronze no Ciclismo Masculino e no Futsal Masculino.

“Ficamos surpresos e muito satisfeitos por escrever o nome de Indaiatuba na elite do esporte estadual e nacional, com este feito histórico nestes Jogos Abertos”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Essa conquista é fruto da política que adotamos de reestruturar o esporte de alto rendimento na cidade – o que inclusive foi criticado por algumas pessoas à época e que chegaram a dizer que estávamos acabando com o esporte competitivo no município. Ao adotarmos uma política clara de apoio ao atleta local, que não engloba apenas os recursos advindos do Bolsa Atleta, mas também o fornecimento de equipamentos e local de treino adequados, logística e acompanhamento técnico, com profissionais especializados, valorizamos a prata da casa e agora vemos os resultados aparecerem, não a médio e longo prazo, como esperávamos, mas a curto prazo, com o ótimo desempenho nos Jogos Regionais e, agora, esta grande surpresa nos Jogos Abertos. Tivemos vitórias em quase todas as modalidades, o que demonstra também que hoje nossos títulos não são puxados apenas por uma ou outra modalidade, mas que todas estão se fortalecendo igualmente. Agora que atingimos este patamar, certamente teremos que nos esforçar muito no próximo ano, será um desafio expandir mais ainda este resultado”, diz.

Panzetti cita ainda outros fatores que certamente colaboraram para o recorde histórico. “Sempre falo que política pública efetiva não se faz sem orçamento e, em Indaiatuba, temos a sorte de ter um prefeito que valoriza a importância do esporte e coloca a cidade entre os poucos municípios do país a ter um orçamento de mais de 2,5% do total aplicado nesta área, resultado do comprometimento do prefeito Reinaldo Nogueira”, ressalta o secretário. “Também gostaria de agradecer especialmente ao professor Rafael de Oliveira e Silva, nosso diretor do Esporte Competitivo, que desde o começo entendeu a nossa proposta de valorizar o atleta da cidade e propor uma política transparente de apoio, destacando os competidores que traziam efetivamente resultados e que podiam se beneficiar da Bolsa Atleta. Certamente seu empenho e capacidade profissional fizeram a diferença para chegarmos onde estamos hoje. Batemos recorde atrás de recordes nas competições e hoje chegamos ao 1º lugar nos Jogos Abertos, algo com que sonhávamos, mas acreditávamos estar ainda longe de acontecer. Quero agradecer também aos atletas, aos nossos eficientes técnicos e a todos os servidos municipais que trabalharam conosco nesta competição”, acrescenta.

“Foi muito bacana ver o reconhecimento inclusive da organização destes Jogos Abertos, que fez questão de ressaltar o feito de Indaiatuba”, diz o diretor do Esporte Competitivo da Secretaria Municipal de Esportes, Rafael de Oliveira e Silva. “Ganhamos destaque por competir apenas com os atletas da casa e alcançar tamanha vitória competindo com cidades que trouxeram praticamente o dobro de equipes, em um ano que foi atribulado e difícil para todos, nossos competidores estão todos de parabéns”, finaliza.

Veja os resultados completos dos Jogos Abertos no link http://jogosabertosbarretos2015.com.br/

Nenhum comentário: