Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Alunos do 3º ano do ciclo básico lançam livro de poesia em Indaiatuba

A secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, na
entrega oficial dos livros.
Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
A Escola Municipal de Ensino Básico “Prof. Osório Germano e Silva Filho”, vinculada à Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba, realizou na terça-feira (15) a entrega oficial dos livros de poesia Tem que Rimar?, produzidos pelos alunos dos 3ºs anos. As poesias foram produzidas dentro da aula de filosofia, ministrada pelo professor Claudio Guilherme Salla, visando desmistificar a maneira burocrática como a poesia é tratada.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, compareceu e parabenizou a escola pela iniciativa. “Fico muito feliz em participar de um evento como esse, onde a família é o destaque. Quero agradecer toda atenção que a escola dá para os alunos, ajudando a desenvolvê-los não só como alunos, mas como pessoas. Quero parabenizar de forma especial a escola Osório pela iniciativa”, disse.

O livro leva textos de 75 alunos de 8 e 9 anos. De acordo com o professor, a escolha de poesia foi proposital, pois nessa faixa etária está concluindo o ciclo de alfabetização e a poesia incentiva o processo criativo dos alunos. “As pessoas imaginam que poesia é um monte de frases empilhadas que rimam e o objetivo foi trabalhar o gênero e a sua evolução durante os anos, mostrando que a poesia vem antes do alfabeto; é a língua falada usada com ritmo para memorizar informações”, comenta Salla.

Para completar o evento, foram convidadas pessoas da cidade ligadas à poesia para declamar algumas delas. No final, os livros foram entregues aos pais. O livro foi produzido em gráfica com o dinheiro da APM (Associação de Pais e Mestres).

Nenhum comentário: