Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sinfônica de Indaiatuba recebe o violinista Daniel Guedes

Em novembro a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebe um convidado muito especial: o violinista Daniel Guedes. Considerado um dos maiores violinistas do Brasil, Daniel Guedes atua como solista no Brasil e no exterior, junto a importantes orquestras do mundo.

No programa, a Orquestra executará com o solo de Daniel o Concerto nº 5 para violino e orquestra, de W. A. Mozart, também conhecido como Concerto Turco. A obra é umas das principais referências do repertório violinístico e recebeu este nome porque no último movimento Mozart introduz elementos de uma dança de origem turca, com efeitos rítmicos e melódicos.

Como parte do programa, a Sinfônica de Indaiatuba também apresentará a Sinfonia nº 27, de J. Haydn (1732-1809), uma peça curta, em três movimentos, escrita ainda no início da carreira do grande compositor austríaco e, completando o programa, o Andante Cantabile, de Tchaikovsky (1840-1893), peça romântica que por seu caráter expressivo e sentimental representa um contraponto interessante em relação às outras duas peças do programa.
Além de solar o concerto, Daniel ministrará dois dias de masterclasses para estudantes e músicos da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, visando intensificar a convivência, a troca de experiências e, assim, aprimorar a formação das novas gerações de instrumentistas. As masterclasses acontecerão nos dias 17 e 18 de novembro no Centro Cultural de Helvetia e no Centro Cultural Morada do Sol.

O concerto é uma realização da Secretaria de Cultura e da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (Amoji) em parceria com o projeto Academia Música de Câmara, idealizado pela VVT ideias culturais (Campinas/SP) através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC/ICMS. A cada edição anual do projeto, o objetivo é trazer para a RMC alguns dos mais importantes concertistas brasileiros, de diferentes instrumentos, para a realização de concertos.

Sobre Daniel Guedes
Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros (1991), Bergen Philharmonic Competition (1998) e Waldo Mayo Memorial Award (2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n° 1, de Max Bruch. Daniel é também professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de lecionar em importantes festivais no Brasil e no exterior.

Serviço:
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebe Daniel Guedes
Data: 19 de novembro de 2015
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba - Rua Humaitá, 1167 - Centro, Indaiatuba/SP.
Horário: 20 h
Entrada gratuita: ingressos devem ser retirados no local a partir das 16 h.

Nenhum comentário: