Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Rotary e Gabriel realizam ação para lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue

Foto: Siewlian/Free Images.
No próximo dia 14 de novembro, o Rotary Club Indaiatuba e a Gabriel estarão mais uma vez no Polo Shopping Indaiatuba para a realização do Projeto Sangue Cidadão. O horário será das 10 às 20 h em frente à Drogasil, também parceira da ação. O projeto visa sensibilizar a comunidade local sobre a importância da fidelização da doação de sangue no país e lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro.

O Projeto Sangue Cidadão surgiu da constatação da necessidade de se organizar uma rede solidária de doadores de sague para atender campanhas emergenciais – quando há falta de determinados tipos sanguíneos nos hemocentros públicos. Os organizadores do projeto conhecem bem a situação, pois estão habituados a organizar e participar de campanhas de doação de sangue e cadastramento de medula, além de incentivar a doação de órgãos como um gesto de solidariedade que salva vidas.

A equipe do projeto também tem se empenhado em trazer para o município um posto fixo de coleta de sangue, colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue ao Prefeito. Quem doa sabe como isso é necessário. Na última campanha realizada na cidade, diversas pessoas não conseguiram doar sangue, pois ao chegar na sede da FIEC I, já a partir das 9h40, as duzentas senhas disponíveis já haviam sido distribuídas. Dessas, somente 141 conseguiram efetivamente doar, após passar pela rigorosa triagem feita pela equipe do Hemocentro da Unicamp, responsável pelas campanhas locais. Calcula-se que cerca de 100 pessoas retornaram sem conseguir pegar a senha para se candidatar à doação. Das duzentas pessoas que pegaram a senha, 183 permaneceram aguardando pela triagem e 17 desistiram de esperar. Ao final da triagem, 141 doações foram efetivadas.

Isso acontece porque existem vários impedimentos temporários para a doação de sangue no dia, como por exemplo glicemia e pressão arterial alta ou baixa, anemias etc. Pequenas cirurgias ou procedimentos, vacinas e tantas outras causas podem impossibilitar também a doação desde 24 horas até 1 ano ou definitivamente. Esse também é um dos objetivos do projeto: informar quais são esses impedimentos para que, ao sair de casa, o doador consiga efetivar sua vontade de doar. Um dado interessante desta campanha é que das 141 doações, 94 doaram pela primeira vez (66%), comprovando assim o potencial de doadores que poderiam ser fidelizados, se houvesse maior disponibilidade de horários para a doação.

No dia 14 de novembro a equipe do Projeto Sangue Cidadão estará realizando junto à população a disseminação da informação sobre esse importante tema da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, somente 1,9% da população é doadora de sangue. Se for atingida a meta de 3% da população como doadora fidelizada, ou seja, que doem sangue ao menos duas vezes ao ano, não haverá falta de sangue nos hemocentros do país e da região.

É bom lembrar que o sangue é um tecido que tem curto prazo de duração após ser retirado do doador, por isso a necessidade de criar formas de manter os estoques renovados em curtos espaços de tempo e não só em campanhas maciças de coleta.

Serão oferecidos os seguintes serviços nesse dia: testes de glicemia e pressão arterial gratuitos, distribuição de folhetos explicativos, plantão de esclarecimentos sobre a doação de órgãos e tecidos, cadastro para a rede solidária de doadores de sangue e coleta de assinaturas para o abaixo assinado solicitando um posto fixo de coleta de sangue do Hemocentro da Unicamp para Indaiatuba. São parceiros da ação: Rotaract e Interact Club Indaiatuba, Drogasil, Polo Shopping, Laboratório Dra. Edna Jaguaribe, Ciesp, Token, Acenbi, Projeto Base e Unimed Campinas.

Mais informações em www.facebook.com/OngGABRIEL2012

Nenhum comentário: