Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas participa de festivais internacionais em dezembro

A História Antes de Uma História. Divulgação.
Após participar da oitava edição do festival internacional de animação AnimaSyrus, na Grécia, o fundador e diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, exibirá seu longa metragem de animação A História Antes de Uma História em mais dois festivais internacionais: Festival Monstra, em Arras, na França e Habana Film Festival, em Cuba.

A 5ª edição do Festival Monstra em Arras acontece entre os dias 2 e 10 de dezembro. O Monstra – Festival de Animação de Lisboa – está na sua 15ª edição, onde ocorre tradicionalmente no mês de março e, pela quinta vez, promove um segundo  evento também na França. Além de acompanhar a exibição do filme, Lazaretti também ministrará workshops durante o festival.

O longa também foi selecionado para participar, no mesmo período, de 3 a 13 de dezembro, do 37º Habana Film Festival. Como Lazaretti estará na França, quem representa a equipe brasileira é Eliana Ribeiro, diretora de arte do filme. Eliana trabalha no Núcleo de Cinema de Animação de Campinas há 10 anos, com oficinas para crianças e adolescentes, curtas e longas metragens. 

História Antes de Uma História
Em 40 anos de atividade no Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti concluiu seu primeiro longa, A História Antes de Uma História, após 13 anos de produção. O filme foi exibido em algumas sessões especiais e deve ter lançamento oficial no Brasil em breve pela Polifilmes. O longa, de 88 minutos, conta a história de Dr. K, um velho senhor que, no decorrer de uma de suas caminhadas, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação.  Como um desenho animado aprende a ‘andar’? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração?

Lazaretti é autodidata e iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, dando aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP. Leciona animação há 23 anos na Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas e nos últimos onze anos tem participado do programa da Reitoria da Unicamp, Ciência e Arte nas Férias.

Longa Café, um dedo de Prosa segue para festival no Tocantins
O longa metragem Café, um dedo de Prosa, de Maurício Squarisi, que dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de Wilson Lazaretti, foi selecionado para o 10º Miragem, o Festival de Cinema de Miracema, no Tocantins. O evento será realizado entre os dias 23 a 28 de novembro em Miracema e mais 10 cidades tocantinenses. O filme estará na categoria não competitiva e foi indicado para as Mostras Especiais. Na sequência, em dezembro, Squarisi apresenta o filme em Belo Horizonte, na 13ª Mumia - Mostra Udigrudi Mundial de Animação, que acontece de 8 a 18 de dezembro.

Café, um dedo de prosa conta de modo leve e bem humorado a história do café e mostra sua importância na história do Brasil. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas completa em 2015 impressionantes 40 anos de atuação, desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação.

No núcleo são desenvolvidas duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Ao todo, o núcleo já produziu cerca de 300 filmes, entre autorais e de oficinas, número que o situa como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Atualmente, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.

Para saber mais sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Agenda de exibições – Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
23 a 28/11 – Exibição do filme Café, um dedo de prosa no Festival de Cinema de Miracema - Tocantins
02 a 10/12 – Exibição do filme História Antes de uma História no Festival Monstra em Arras – França
03 a 13/12 – Exibição do filme História Antes de uma História no Habana Film Festival – Cuba
08 a 18/12 - Exibição do filme Café, um dedo de prosa na Mumia - Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Belo Horizonte/MG.

Nenhum comentário: