Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Indaiatuba está na fase estadual do Mapa Cultural em artes visuais

Da esquerda para a direita, as artistas Kenia D’Angelo, Beatriz Amaral
Livar, que compõem o Coletivo Áscua. Foto: divulgação.
Indaiatuba também estará representada na modalidade Artes Visuais na Fase Estadual do Mapa Cultural. O Coletivo Áscua, integrado pelas artistas locais Beatriz Amaral, Livar e Kenia D'Angelo, teve duas de suas instalações – Caminhando entre Tramas e A Imagem que Falta – selecionadas na Fase Regional, realizada no último dia 23 na cidade de Socorro. Todos os classificados nesta fase participarão de Mostra Estadual na Capital, prevista para o primeiro semestre de 2016 e depois as obras circularão em eventos pelo Estado de São Paulo.

Também concorreram na seletiva regional os artistas da cidade Laurence Last, Marcio Eda, Anna Lopes Pellizari, Julio Hirai e Erondina de Aquino Silva. Caminhando entre Tramas remete a conexão e fluxo contínuo de eternas ligações através de organismos conectados”, explica a artista Beatriz Amaral. “Já A Imagem que Falta instiga o espectador pela curiosidade a descobrir, por meio do conjunto de imagens que remetem ao sagrado, como ele se insere nisso”, acrescenta. O município também participa da Fase Estadual na categoria Literatura, com a classificação da jornalista e escritora Marlene Chiepe e sua poesia Palavrear, em seletiva ocorrida no último dia 17.

O Coletivo Áscua foi criado em abril de 2013 e é formado por três artistas visuais de Indaiatuba, Beatriz Amaral, Livar e Kenia D’Angelo, que desenvolvem obras interativas através de uma narrativa poética promovendo questionamentos em relação ao homem e sua interação com o entorno. Apesar da curta trajetória, o coletivo tem marcado presença ativamente em vários eventos de artes visuais no município e região, como o 1º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba, que aconteceu em agosto passado, onde ganhou Medalha de Ouro na categoria Instalação e participou das últimas Viradas Culturais e do Agosto das Artes. Ano passado recebeu convite para participar do Movimentos Convergentes 2, na Estação da Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos”, em Campinas e para expor na cidade de Piracicaba.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais. Às secretarias municipais de cultura cabe promover a divulgação e o chamamento dos artistas para Fase Municipal, a realização da Fase Municipal, a conferência da documentação e o preenchimento da ficha de inscrição para a Fase Regional, o encaminhamento das obras e trabalhos, conforme orientações específicas da Abaçaí Cultura e Arte e, ainda, responsabilizar-se pelo transporte e alimentação dos artistas, grupos e obras para as atividades das Fases Regional e Estadual.

Na Fase Estadual, todos os selecionados na Fase Regional participam de eventos específicos para cada expressão (apresentações, exposições, exibições) na cidade de São Paulo, de forma a ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa. A partir desta fase, será produzido o material de registro da edição, composto por antologia, catálogo, CD e DVD. Os classificados desta edição integrarão a Mostra Estadual, a realizar-se na Capital – São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2016, em período a ser definido oportunamente. Em seguida, na Fase de Circulação, as produções artísticas circularão pelo Estado de São Paulo por meio de apresentações e produtos culturais que serão de responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte. 

Nenhum comentário: