Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Concerto gratuito com maestro João Carlos Martins dia 30 no Largo do Rosário, em Campinas

Crédito da foto: Fernando Mucci.
O maestro João Carlos Martins se apresenta com sua Camerata Bachiana em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto no Largo do Rosário, centro de Campinas, durante a festa de inauguração parcial das obras de revitalização da Avenida Francisco Glicério, na segunda-feira 30/11, às 20 h. Durante o concerto, o público acompanha um grande show com projeções de vídeos de alto impacto visual pelos prédios da região.

O evento marca também o lançamento oficial do Instituto CPFL, que em 2015 passou a englobar as ações de seu programa cultural, a CPFL Cultura, e atividades esportivas de responsabilidade social e qualidade de vida incentivadas pela companhia.

“A união entre a música erudita e o que há de mais atual nas ferramentas tecnológicas e audiovisuais contemporâneas é uma marca da CPFL Cultura em mais de 10 anos de atuação. Este concerto, acompanhado de uma incrível projeção de imagens pelos prédios da região, é um exemplo de nosso compromisso de levar ao público uma programação gratuita, de qualidade, mas sobretudo original. Essa vocação sempre nos pautou e será cada vez mais presente nesta nova fase da programação, renovada com uma nova estrutura, uma nova marca, mas com o compromisso de sempre com a qualidade e a inovação”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

O concerto de João Carlos Martins e Camerata Bachiana integra o projeto Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Heitor Villa-Lobos, viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do ProAC/ ICMS – SP), com patrocínio da CPFL Energia, dentro do Circuito CPFL de Arte e Cultura. A produção é da empresa campineira D’Color Produções Culturais com apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura.

Durante a apresentação, o público presente poderá acompanhar um verdadeiro show de arte, com efeitos surpreendentes que transformarão os prédios da região em telas de alto impacto visual. O “vídeo guerrilha” é uma intervenção urbana que estimula a produção artística na arquitetura e no espaço público das cidades, projetando em grandes formatos obras de diferentes autores.

Distribuição de livros
Além do espetáculo, serão distribuídos no evento mais de 6 mil exemplares dos livros infanto-juvenis Na roda com o Maestro - Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos. Os interessados devem acessar o site www.dcolor.art.br/ingressos, imprimir um vale-livro e realizar a troca gratuitamente numa tenda específica que será montada no Largo do Rosário no dia do evento.

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
O pianista e regente João Carlos Martins começou seus estudos de piano na infância. Aos 13 anos já iniciava sua carreira, que cinco anos depois decolou internacionalmente. Aos 20, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua carreira musical. Aos 26 anos sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou à carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.

A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004 na Sala São Paulo, em São Paulo/SP e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e exterior. Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas, o maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana Jovem, que também buscava democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto. Em 2010, as duas orquestras se juntaram, formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas, que formam hoje uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, sem abandonar os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

Sobre o Vídeo Guerrilha
O Video Guerrilha é um festival internacional de videoarte e megaprojeções que pretende transformar as ruas em galerias de arte a céu aberto projetando a obra de dezenas de artistas brasileiros e do mundo nos prédios das cidades.  O show audiovisual, que estimula a ocupação do espaço público através da arte e do acesso gratuito à cultura, é o primeiro evento do gênero patrocinado pela CPFL Energia. Para esta edição inicial, estudantes de design, arquitetura e artes visuais da região de Campinas foram estimulados a realizar trabalhos para serem projetados durante o evento. Além dessa participação mais especializada, a empresa ofereceu à Instituição Quero-Quero e aos filhos de seus colaboradores a oportunidade de elaborar desenhos e exibi-los durante a projeção.  

Nenhum comentário: