Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Alunos da EJA participam da culminância do programa ‘Juízes na Escola’

Crédito: Laís Fernandes - SCS/PMI.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba participaram na noite da última terça-feira (17), na Câmara Municipal, da culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, uma iniciativa de construção de cidadania encabeçada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região pela Amatra XV, com apoio institucional do TRT da 15ª Região. Por meio do programa, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos humanos, direito do trabalho, direitos da criança e do adolescente, ética e de cidadania em escolas – especialmente as públicas – de diversos municípios, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

No cerimonial estiveram presentes o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira; a secretária de Educação, Rita de Cassia Trasferetti; a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra, Cristiane Montenegro Rondelli; o representante do Sebrae, José Carlos Cavalcanti; o presidente da Amatra, Luis Rodrigo Fernandes Braga; presidente do TRT-15, Lorival Ferreira dos Santos; a gestora da EMEB “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, Silvia Maria Rodrigues Freitas; gestor da EMEB “Profª Aurea Moreira da Costa, João Carlos Nunes Pereira; o superintendente do SAAE, Nilson Alcides Gaspar e o vereador João de Souza Neto.

No ano de 2015, entre as várias ações realizadas na EJA, O Programa TJC merece destaque.  Em parceria com órgãos que mostraram-se extremamente compromissados com as causas da Cidadania, ações ligadas a esse programa foram desenvolvidas nas aulas que compõem a grade curricular da EJA e ajudaram a aproximar os conteúdos escolares dos conhecimentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas. A Secretaria Municipal de Educação possui dois polos de EJA que atende o ensino supletivo noturno de fundamental I – são as EMEBs “Profª Áurea Moreira da Costa” e Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”, totalizando aproximadamente 120 alunos nessas duas unidades.

Através da parceria com a Amatra – Programa TJC, os alunos puderam aprender sobre direitos e deveres trabalhistas, assunto de grande interesse, pois os alunos de EJA trabalham e têm muita necessidade de tais informações.

Através da parceria com o INSS, os alunos tiveram palestras com técnicos representantes deste órgão, que tiraram suas dúvidas com relação aos benefícios previdenciários, em especial sobre a aposentadoria. E pela parceria com o Sebrae, os alunos puderam ainda aprender e exercitar noções importantes de empreendedorismo, com temas como criatividade, protagonismo e iniciativa.

Nenhum comentário: