Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Palestra sobre roteiro de novelas é destaque do Outubro Literário

Foto: Divulgação.
O festival Outubro Literário, promovido ao longo do mês pela Secretaria Municipal de Cultura com o intuito de fomentar o gosto pela leitura e escrita entre a população, traz esta semana palestra e oficina com o jornalista Alessandro Marson (foto).

Um dos integrantes da equipe de colaboradores da novela da TV Globo A Regra do Jogo, Marson já trabalhou em mais de uma dezena de novelas e programas de televisão. Na sexta-feira, dia 23, às 19 h, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, o jornalista realiza uma palestra sobre Roteiro de Novelas, onde falará sobre os princípios básicos da profissão de roteirista e os segredos das telenovelas. Já no sábado, dia 24, das 14 h às 18 h e, no domingo, dia 25, das 9 h às 13 h, quem quiser se aprofundar sobre o tema pode participar da oficina ministrada por Marson na Sala Takashi Watanabe, no Ciaei. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 h às 17 h, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, para interessados a partir de 16 anos, com apresentação de 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas, além de currículo resumido com vivências e interesses na área. O workshop é direcionado a participantes que já tenham alguma habilidade com a escrita, especialmente de ficção, escritores, cronistas, blogueiros e dramaturgos, mesmo que amadores. Informações: (19) 3894-1867.

Palestra Roteiro de Novelas com Alessandro Marson
Dia 23 de outubro, sexta-feira – 19 h – Centro de Convenções Aydil Bonachela.
O autor irá falar sobre os princípios básicos da profissão de roteirista: o que faz um profissional, quais são suas qualificações, qual a formação básica para se ingressar na profissão e quais as perspectivas do mercado. Após a introdução, o palestrante falará sobre sua experiência em televisão: infantis na TV Cultura, produção independente e na TV Globo – programas infantis, humorísticos e colaboração em telenovelas. Além disso, irá conversar sobre o principal gênero de ficção nacional: a telenovela. Desvendar como ela é feita, qual sua importância no mercado nacional e internacional, como é feito o trabalho dos autores e qual é a importância do escritor neste produto.

Oficina Roteiro de Novelas com Alessandro Marson
Dias 24 de outubro, sábado, das 14 h às 18 h e 25 de outubro, domingo, das 9 h às 13 h – Sala Takashi Watanabe – Ciaei
O workshop terá como objetivo capacitar os participantes a desenvolverem uma sinopse (ou argumento) de uma obra de ficção. Os participantes devem ter uma ideia de uma história que queiram desenvolver e qual é o formato pretendido para se contar esta história da melhor forma possível (se a ideia vai ser desenvolvida em episódios ou em um único capítulo, se ela “rende” poucos capítulos, muitos capítulos). Durante as oito horas de aulas, divididas nos dois dias de trabalho, serão dados os conceitos básicos do trabalho em televisão: o desenvolvimento de uma premissa a partir de uma ideia, a elaboração de uma sinopse ou argumento, a divisão do trabalho, a elaboração de escaletas, a criação de cenas e diálogos.

Sobre Alessandro Marson
Alessandro Marson, jornalista formado pela PUC-Campinas, é um dos integrantes da equipe de colaboradores da novela A Regra do Jogo e já trabalhou em mais de uma dezenas de novelas e programas de televisão. Em 2014, integrou a equipe da novela Joia Rara, vencedora do Emmy Internacional na categoria Telenovela. Em 2010, a novela Araguaia, da qual foi colaborador, também foi indicada ao Emmy Internacional. Entre os trabalhos de maior destaque de sua carreira, estão as novelas Avenida Brasil, Flor do Caribe e Cordel Encantado.

Programação do Outubro Literário 2015
22 de outubro – quinta-feira
19 h – Sarau artístico Todas Palavras – Local: Casarão Pau Preto

23 de outubro – sexta-feira
19 h – Espetáculo Canções de Além Mar com o grupo Os Argonautas – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
19 h – Palestra Roteiro de Novelas com Alessandro Marson – Local: Centro de Convenções Aydil Bonachela

24 de outubro – sábado
9 h às 17 h – Oficina Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos com Delfin – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol – necessária inscrição antecipada. Vagas limitadas.
14 h às 18 h – Oficina Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson – Local: Sala Takashi Watanabe no Ciaei - necessária inscrição antecipada. Vagas limitadas.
20 h – Espetáculo A Poesia do Samba – Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei

25 de outubro – domingo
9 h às 13 h – Oficina Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson – Local: Sala Takashi Watanabe no Ciaei - necessária inscrição antecipada. Vagas limitadas.

26 de outubro – segunda-feira
16 h – Poesia em Trânsito – Local: Linhas de ônibus municipais

29 de outubro – quinta-feira
8h30 às 16h30 – Ateliê Portas Abertas com contações de histórias e teatro de fantoches com os artistas Elisa Faccin e Bira Toledo – Local: Rua Wanderley Borsari, 590 – Parque São Lourenço
19h30 – Escritas Daqui com Wladimir Soares – Local: Casarão Pau Preto

Sinopse dos Eventos
Escritas Daqui
Iniciado em 2014, o Escritas Daqui tem como objetivo valorizar e destacar os talentos de Indaiatuba, propondo um bate-papo informal entre autores e público sobre leitura, escrita e suas influências.

Canções de Além Mar
Este espetáculo do grupo Os Argonautas, liderado por Nau Martins, trará as letras poéticas lusitanas para a apreciação do público de Indaiatuba. O grupo produziu o show com canções que homenageiam grandes poetas portugueses, como Fernando Pessoa.

A Poesia do Samba
A poética do samba representada por dois grandes compositores nacionais: Cartola e Adoniran Barbosa. Os sambas carioca e paulista serão revisitados neste show por Débora Alvarenga (voz), Kiko Motta (voz e violão), Paulo Marcio e Alexandre de Souza (percussão) e Ana Lucia Soubihe Julio (piano e voz).

Poesia em Trânsito
Sucesso absoluto do Festival Outubro Literário de 2014, o projeto volta novamente comandado por três jovens e talentosos artistas locais: Marcus Mazzieri, Pamela Martelli e Kimberly Christie. Levar a poesia onde o povo está, este é o foco do Poesia em Trânsito. Os atores e poetas entrarão nos transportes coletivos e apresentarão obras de grandes poetas aos transeuntes.

Sarau Todas Palavras
Evento mensal da Secretaria Municipal de Cultura, também originário de uma das primeiras edições do festival Outubro Literário, neste ano será voltado à crônica, gênero popular e cativante que encanta e fascina públicos de todas as idades. A participação é livre e espontânea. Todos que desejarem podem inscrever-se para ler textos próprios ou de seus autores prediletos pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br.

Ateliê de Portas Abertas – Literatura
Nesta versão literária do APA – Artes Visuais – sucesso absoluto do Festival Agosto das Artes 2015, os artistas plásticos Elisa Faccin e Bira Toledo abrem novamente seu espaço artístico agora voltado à literatura. Contações de histórias, teatro de fantoches e muito mais aguardam o público interessado em um bom divertimento e uma boa literatura. Em especial, os alunos da EMEF Prof. Osório Germano e Silva Filho, principal público esperado para este evento.

Oficina Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos - Ministrada por Delfin
Vagas: 20
Data: 24 de outubro, sábado – 9 h às 17 h
Local da oficina: Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas
Público-alvo: autores, editores, professores, estudantes, profissionais do ramo editorial, agentes culturais e pessoas interessadas pelo universo literário. Idade mínima dos participantes: 14 anos
Sinopse: a oficina visa habilitar o público para iniciar o processo de edição e publicação de quadrinhos. Serão estudados a história da publicação autoral no Brasil, sua importância cultural, as principais publicações autofinanciadas no Brasil e o ferramental necessário para a edição e a publicação de quadrinhos autorais no país. Delfin é hoje editor-chefe do portal de quadrinhos Terra Zero. Foi editor e colaborador da revista literária Paralelos e colunista de quadrinhos e livros da revista Rolling Stone e do jornal Correio Popular. Foi coordenador editorial da Aleph. Comanda hoje o Studio DelRey de produção editorial, indicado ao Jabuti em 2011 e vencedor do prêmio Getty em 2012.

Serviço
Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 - Jardim Pau Preto
Centro de Convenções Aydil Bonachela – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo e Sala Takashi Watanabe - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol.

Nenhum comentário: