Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O retrato fotográfico é tema de palestra e visita temática na Fundação Ema Klabin

Divulgação.
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de História da Arte da Unifesp , promove a palestra  O retrato fotográfico como  arte contemporânea  com a professora e doutora em História Virginia Gil Araújo.  O evento acontece no sábado, 24 de outubro, às10 h, e tem entrada franca.

O objetivo é analisar os processos artísticos de apropriação e montagem na arte contemporânea.  A partir de alguns estudos qualificados, abordando a relação entre arte e fotografia, procura-se nesta análise devolver os retratos fotográficos apropriados por artistas contemporâneos. Serão discutidas as diferenças entre os retratos como representação teatral e como clichê, refletindo sobre os conceitos de identidade e alteridade.

Virginia Gil Araújo é doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas da ECA-USP. Professora Adjunta do Departamento de História da  Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte - Unifesp, onde atua na subárea de História da Fotografia e na disciplina de Teorias e Métodos da Pesquisa em História da Arte.

Visita temática à Fundação Ema Klabin
Também com o tema ‘retratos’, o setor educativo da Fundação Ema Klabin promove, a partir das 14h30, uma visita temática.  A intenção, ao caminhar pela coleção de Ema Klabin, é perceber as diversas maneiras que o retrato pode se desdobrar, além dos moldes clássicos consagrados da arte, como a pintura e fotografia.

As visitas temáticas objetivam despertar novos olhares para o acervo reunido por Ema Klabin, que conta com mais de 1.500 obras de grandes mestres mundiais, como o russo Marc Chagall, os modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época e peças arqueológicas e decorativas.

Finalizando os eventos, às 16h30, o público pode assistir ao show da cantora Luciana Oliveira. Dona de uma voz forte e suave e com marcante presença de palco, Luciana apresenta o disco Pura, repleto de intensas referências da música afro-brasileira, africana, do funk e da MPB. No repertório, composições de Luciana juntamente com outros parceiros, além de regravações de músicas como Retirantes, de Dorival Caymmi.

Serviço:
Palestra Unifesp: O retratofotográfico como arte contemporânea
Horário: 10 h às 12 h
30 vagas - Inscrições:  cursos@emaklabin.org.br

Visita temática Retratos, às 14h30, sem necessidade de inscrição
Show com a cantora LucianaOliveira, às 16h30, 180 lugares, livre
Data: 24/10/2015
Entrada franca
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP
Fone: (11) 3897-3232 |  3062-5245 |  http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: