Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

NipoFest Bon Odori acontece neste final de semana

Apresentação de taiko realizada em edição anterior do evento. 
Crédito da foto: Acenbi/Tao Conteúdo.
Com horário mais amplo, preços acessíveis e entrada gratuita no domingo, a 21ª edição da NipoFest Bon Odori acontece nesse final de semana (17 e 18 de outubro) no Pavilhão da Viber, em Indaiatuba. O tradicional evento gastronômico e cultural é promovido anualmente pela Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) em parceria com a prefeitura municipal.

“Essa edição passa a ter novo formato e assim o público poderá apreciar a festa durante dois dias”, destaca Roberto Ioneda, coordenador da NipoFest Bon Odori deste ano. No sábado, a programação inicia-se às 18 h e vai até a meia-noite. No domingo, vai das 10 h às 15 h. O convite passou a ser individual e tem preço mais acessível. Além disso, a entrada é franca no domingo.

Atrações
Entre as principais atrações da NipoFest Bon Odori está a culinária japonesa. Além do tradicional chope, serão oferecidos pratos típicos como o yakissoba (macarrão com molho de carne e legumes), tempurá (legumes empanados e fritos com camarão), sushi (arroz com fatias de peixe), temaki (enrolado de alga com arroz e temperos) e sashimi (peixe fatiado). O público poderá apreciar ainda outras iguarias como batata espiral, pastel e espetinhos.

A programação das atrações artísticas conta com apresentação de taiko (instrumento musical semelhante a um tambor), dança e karaokê. Além disso, o público poderá participar do Bon Odori, tradicional dança circular em torno do yagura (andaime de madeira), organizada pelo Departamento de Senhoras da Acenbi. Durante o evento serão realizados concursos de chope de metro para homens e para mulheres, concurso de guaraná para as crianças (no domingo) e sorteios de brindes. As crianças terão uma área especial de lazer.

A NipoFest Bon Odori conta ainda com amplo espaço para a comercialização de produtos típicos. “São cerca de 20 estandes, montados por bazaristas de Indaiatuba e de outras cidades, que oferecem produtos como quimonos, cogumelo shimeji, doces, travesseiros e panelas”, ressalta Roberto Ioneda.  

A NipoFest Bon Odori faz parte do calendário oficial de realizações do município e se tornou conhecida nos últimos anos como uma das principais atrações turísticas de toda a região. É um ambiente que oferece descontração e diversão para toda a família.

Uma das finalidades da NipoFest Bon Odori é angariar fundos para a manutenção das atividades dos departamentos da Acenbi, além da Escola de Língua Japonesa. Sua organização conta com o trabalho voluntário dos associados e da participação de parceiros e patrocinadores. A exemplo de outros eventos da Acenbi, a 21ª NipoFest Bom Odori também terá um posto para arrecadar doações para o Funssol (Fundo de Solidariedade). Quem quiser colaborar, poderá levar um produto de limpeza ou de higiene pessoal e entregá-lo na entrada.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara em parceria com a prefeitura de Indaiatuba. Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br. Veja também fotos e outras informações na página da Acenbi no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba.

21ª NipoFest Bon Odori – 17 e 18 de outubro de 2015
Pavilhão da Víber – Av. Tamandaré, 675 – Cidade Nova – Indaiatuba
Sábado: 18 h às 24 h (entrada com ingresso individual, entrada franca para crianças de até 10 anos e idosos acima de 60 anos). Convite individual: R$10,00 (antecipado) e R$15,00 (no dia) – inclui um espeto de carne e uma caneca
Domingo: 10 às 15 h (entrada franca e estacionamento grátis)
Pontos de venda: Kanesaki Car Service, Loja Nakayoshi, Bazar Ponto 1 e Perfumaria Origami.

Nenhum comentário: