Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Lengo D'Noronha expõe em Florianópolis

Crédito da foto: Ana Viegas.
Imagine campos de cor, sobretudo vermelhos. Defina-os como planos bidimensionais. Depois, alargue o pensamento, aplicando a esses campos um tanto de volume – não muito, o suficiente para fazer surgir aquilo que se chama de textura. Faça desses campos cromáticos, que flertam com a terceira dimensão, grandes telas pintadas. Posicione-as umas ao lado das outras, num espaço amplo com paredes brancas e iluminação artificial amarelada.    
Eis um esboço do plano geral de Nos campos elísios os tártaros não têm a senha, exposição individual do amigo Lengo D’Noronha com abertura programada para sexta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, em NaCasa Coletivo Artístico, em Florianópolis/SC. A mostra ficará em cartaz até 28 de outubro.

Lengo D’Noronha, que atualmente participa da exposição coletiva Caçadores e Coletores: ou No Fine Arts, na Fundação Cultural Badesc, é pintor há mais de três décadas. Em seu ateliê, situado no recôncavo da Costa de Dentro, no sul da Ilha de Santa Catarina, também desenvolve experimentações com objetos apropriados do entorno, sobretudo materiais orgânicos. Quando se volta à pintura, prefere grandes superfícies e procura a cada tela um novo campo cromático para a imersão do espectador.

“Sinceramente, eu só sei pintar”, diz Lengo, para logo se contradizer: “Na verdade, eu faço de tudo, menos pintar: eu aplico camadas, eu raspo, eu sujo, eu arrasto, eu cubro com tinta. Mas pegar o pincel para pincelar mesmo, isso eu não faço”.  
A programação da exposição conta com uma conversa com o artista a partir das 19h30 de sexta-feira, 16 de outubro. A entrada é franca.
               
Sobre o NaCasa Coletivo Artístico         
O espaço de NaCasa Coletivo Artístico existe há 5 anos. Localizado em uma ampla casa no bairro da Trindade, opera em regime coletivo, com artistas, pesquisadores, professores e curadores dividindo os cômodos e ambientes, assim como as despesas. O espaço oferece diversas oficinas temporárias e permanentes, além de contar com uma sala de exposições. Desde 2010, já foram realizadas mais de 50 mostras de artistas como Diego de los Campos, Egidio Rocci, Jorge Menna Barreto, Joelson Bugila, Julia Amaral, Juliana Hoffmann, Karina Segantini, Karina Zen, Martha Ozol, Rubens Oestroem e Sandra Fávero, entre outros.  

Serviço
Exposição individual Nos campos elísios os tártaros não têm a senha, de Lengo D’Noronha
Quando: abertura, 16 de outubro, às 19 h; fechamento, 28 de outubro de 2015;
Quanto: gratuito
Onde: Rua José Francisco Dias Areias, 359, Trindade, Florianópolis/SC
Mais informações: (48) 3028-8185 / www.nacasaartes.wordpress.com
Contato com o artista: (48) 9807-1725.

Um comentário:

Benê D'Aquino disse...

O trabalho de D'Noronha é minimalista, quase monocromático. Prima pelo equilíbrio e harmonia, o que confere extraordinária elegância às suas telas, enriquecendo o ambiente que as hospeda.