Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Instituto de Arquitetos do Brasil cria inventário arquitetônico de 30 bens edificados em Campinas

O IAB está em festa. São 58 anos de atividades em Campinas e 93 anos de atividades no país. Pelos idos de 1956, o então prefeito Ruy Novaes contratou o IAB/SP para promover um Concurso Nacional de Projeto para a nova Sede da Prefeitura, o Palácio dos Jequitibás. A ação foi de tal forma reconhecida que fundou-se então, o IAB Campinas, em 10 de outubro de 1957.

A atual diretoria decidiu que a melhor forma de comemorar seria presentear a cidade e a sociedade com ações relevantes para a história do município. Foi assim que surgiu o calendário de eventos de outubro de 2015, com exposição em parceria com o Consulado do Peru sobre os encantos de Machu Picchu, o lançamento de um novo Concurso Público Nacional de Projeto para a Casa da Sustentabilidade no Parque Taquaral e, por último, o lançamento do projeto Identidade Arquitetônica de Campinas.

O projeto nasceu do desejo de consolidar momentos da história arquitetônica de Campinas em uma publicação livre, para todos. A cidade é reconhecida nacionalmente pela fantástica geração de conteúdos sobre si mesma, graças às excelentes faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de História da PUC e da Unicamp, além de um Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio e uma Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural realmente engajados. Porém, condensar todas estas teses, registros e processos de tombamento em um material de fácil leitura, mas com critérios sérios de pesquisas, era um grande desafio.

Foi então que surgiu o projeto. Não poderia ser uma ação simplista e, desta forma, foi contratada a historiadora Doutora Mirza Pellicciotta, profissional apaixonada pela história de Campinas, para pesquisar a fundo 30 bens edificados no município e suas relações com o entorno e a cidade. 

O lançamento oficial do projeto será hoje, 27 de outubro de 2015, no saguão do Palácio dos Jequitibás, edifício motivador da fundação do primeiro Núcleo Regional do Instituto de Arquitetos do Brasil, às 19 horas. Haverá serviço de coquetel, breves palavras de autoridades e apresentação do projeto pela Doutora Mirza Pellicciotta e pelo presidente do IAB em Campinas, arquiteto Alan Cury.

Nenhum comentário: