Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Indaiatuba está em 40º lugar em ranking das melhores cidades do Brasil em 2015

Foto: Giuliano Miranda - SCS/PMI.
Indaiatuba conquistou a 40ª posição no Ranking Geral do anuário As Melhores Cidades do Brasil, publicado pela revista IstoÉ, com 148,11 pontos. No Ranking das Cidades de Porte Grande, com mais de 200 mil habitantes, o município subiu duas posições e ficou em 38º lugar. O estudo foi realizado pela empresa de consultoria Austin Rating a partir da evolução de 212 indicadores no período de 10 anos (2004–2014), que mediram as ações dos 5.565 municípios brasileiros com base nos indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. As 50 cidades mais bem colocadas compõem o anuário de 2015, divulgado no dia 17 de setembro em cerimônia de premiação realizada em São Paulo.

O município de Curitiba ficou em primeiro, tanto no ranking geral como no ranking das cidades de porte grande, com 153,11 pontos – cinco a mais que Indaiatuba. Na segunda e terceira posição estão Joinville e Belo Horizonte, com 151,87 e 151,66 pontos, respectivamente. Indaiatuba somou no ranking geral 148,11 pontos.

Campinas foi a única cidade da Região Metropolitana de Campinas que recebeu uma pontuação melhor que Indaiatuba, 150,06 pontos, o que a deixou melhor classificada em 18º lugar tanto no Ranking Geral como no Ranking de Cidades de Grande Porte.

No Ranking Geral dos municípios, a melhor classificação de Indaiatuba foi a dos Indicadores sociais, com o 16º lugar. Na sequência, vêm os Indicadores digitais, com a 38º colocação; o Acesso digital ao conhecimento, em 44º lugar e Execução do orçamento, na 47ª posição.

As classificações melhoram ainda mais quando analisado o Ranking das Cidades de Grande Porte, no qual Indaiatuba está mais bem classificada, ficando na 2º posição em Responsabilidade social; com a 6ª posição em Educação, e nos Indicadores sociais, com a 9ª posição. Ainda entre os grandes, o município ocupa o 11º lugar em Atenção ao jovem; 21º em Mobilidade digital; 25º em Habitação; em 28º em Indicadores digitais; 29º lugar em Sustentabilidade financeira; o 32º lugar em Acesso digital ao conhecimento; 33º em Execução do orçamento; 45º em Comércio exterior; 47º em Execução do orçamento e 49ª colocada em Capacidade de Arrecadação.

A premiação envolveu 84 categorias. De acordo com a consultoria responsável pelo estudo, para chegar às vencedoras, a empresa passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar as ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso.

Os dados compilados são de 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. Os números contidos nos relatórios são de responsabilidade das prefeituras.

Pelo estudo foram considerados de Pequeno Porte os municípios com até 50 mil habitantes, de Médio Porte entre 50.001 e 200 mil habitantes e, de Grande Porte, acima de 200 mil habitantes.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, considerou que o município entrou em um ranking que aglomera as grandes capitais como Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, e cidades como Campinas, Sorocaba entre outras. “Na realidade os índices são desiguais; deveria haver uma categoria intermediária, como de 200 mil a 500 mil, pois é difícil se comparar capitais ou cidades com mais de um milhão de pessoas. Mesmo assim, considero a posição de Indaiatuba como satisfatória e, em muitos indicadores, estamos acima de grandes capitais", completou Nogueira.

Nenhum comentário: