Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Contação de histórias e distribuição de livros aproximam crianças do universo das artes

O Centro Cultural Correios São Paulo vai se transformar entre os dias 6 e 18 de outubro em um interior de castelo cheio de histórias, pinturas e arte. Já imaginou conhecer de perto obras como A Família de Filipe IV, de Diego Velázquez (também conhecida como As Meninas) e Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto, de Almeida Junior?

Com reproduções das obras em dimensões similares às originais e uma cenografia que promete uma imersão no universo real de reis e rainhas, o livro A Rainha Entediada, as Meninas e o Engenheiro, de Renata Sunega, será apresentado para as famílias através de uma forma multissensorial: cenográfica, artística e impressa.

Durante os dias do projeto, todos que passarem pelo Centro Cultural dos Correios terão a oportunidade de conhecer uma Rainha Entediada da vida que leva, sempre com o mesmo dia a dia, com os mesmos passeios, mesmas paisagens, mesmas pessoas. Eis que um dia, andando entediada pelo castelo, descobriu um novo cômodo, que por consequência dava passagem para uma parte secreta: uma lindíssima biblioteca, recheada de livros, histórias e muita, muita imaginação. Através da leitura, a Rainha decidiu pesquisar obras artísticas e percebeu que uma pintura pode levar a um mundo de possibilidades e descobertas: até imaginou como seria a vida, além da obra, de cada um dos retratados.

Tendo como público alvo crianças entre 5 e 9 anos, o projeto prevê ainda a distribuição gratuita do livro para quem participar da contação de histórias – conduzida por atores profissionais – e ainda fazer um tour guiado por monitores em todo espaço, que estará cenograficamente remetido ao tema real. Serão distribuídos para o público 2.000 exemplares do livro A Rainha Entediada, produzido pela Editora Josefina.

"Esse projeto surge da necessidade de trabalharmos com histórias e livros infantis que despertem, além da imaginação, o interesse pela pesquisa, a análise e visita a museus e bibliotecas, além de fortalecer o hábito da leitura. Com isso, buscamos estimular a interação dos pais e filhos na análise de obras de arte", explica Renata Sunega, autora do livro e idealizadora do projeto.

Os dias e horários durante a semana foram pensados para que as escolas possam ter a oportunidade de levar os alunos em um passeio diferenciado e com alta carga cultural, além do final de semana ser também uma boa dica de passeio para toda a família.  Não é necessário prévio agendamento. O projeto gráfico ficou a cargo da Pandora Estúdio de Arte e quem assina a ilustração do livro é Caio Yo.

Agente de cultura
Os Correios atuam no fomento à cultura brasileira por meio da disponibilização de seus centros e espaços culturais para diversos tipos de manifestações artísticas. A empresa mantém unidades em São Paulo/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ, além do Museu Nacional dos Correios em Brasília. No biênio 2014/2015, os Correios estão destinando R$ 15,5 milhões para a ocupação de suas unidades culturais e mais R$35 milhões para projetos culturais realizados em todo Brasil. Desde 2004, os projetos são escolhidos por meio de seleção pública, garantindo transparência à destinação dos recursos e possibilitando o acesso democrático aos patrocínios da empresa. Com essa iniciativa, os Correios fortalecem e divulgam a cultura brasileira, cumprindo seu papel de empresa pública e agente do governo federal.

Desde 2013, o Centro Cultural Correios São Paulo vem oferecendo ao público uma programação cultural diversificada, de qualidade e gratuita. O espaço ocupa uma área de 1.280m² do amplo Prédio Histórico dos Correios, que abriga também a Agência Central dos Correios de São Paulo, considerada a maior do país, e a Agência Filatélica D. Pedro II. Inaugurado em 1922, o Prédio Histórico é um dos cartões postais do centro de São Paulo, pelas suas dimensões arquitetônicas, tamanho e localização.

Serviço:
Histórias e Imagens: A Rainha Entediada
Datas: 6 a 18 de outubro, de terça a domingo;
Dias: Terça a Sexta: 11 h, 14 h, 15 h e 16 h;
Sábados e Domingos: 11 h e 15 h
Entrada franca
Local: ​​Centro Cultural Correios - A​venida São João, s/nº – Vale do Anhangabaú - São Paulo/SP
Telefone: (11) 2102-3690.

Nenhum comentário: