Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Valinhos realiza a 2º edição do Festival Estudantil de Cinema de Animação

Treze desenhos animados serão exibidos no 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos, no dia 25 de setembro de 2015, às 18h30, no Auditório da Câmara Municipal.

Os filmes foram produzidos em oficinas com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, no período de abril a junho, abrangendo todas as escolas municipais da cidade. Onze curtas foram feitos por alunos e dois por professores. Com a participação de alunos do 7º ao 9º ano, as oficinas reuniram em cada escola cerca de 15 alunos, que participaram das atividades durante três dias. As oficinas foram coordenadas pela equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, em uma parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação do Município.

Tendo a história de Valinhos como ponto de partida, há curtas com temas bem diversos, como a Festa do Figo e Adoniran Barbosa, por exemplo. Todo o processo foi desenvolvido pelos participantes: da escolha do tema à elaboração do roteiro, passando pelo grafismo e até a música.  

As oficinas, que usaram as técnicas de sombra chinesa e desenho animado, foram comandadas pelo Núcleo de Animação de Campinas, fundado e dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi há 40 anos. A equipe de sombras chinesas tinha a coordenação de Wilson Lazaretti, com assistência de Filipe Miranda, Roberta Santana e Luciene Kunde. A equipe de Desenho Animado tinha a coordenação de Maurício Squarisi, com assistência de Beth Russo. A trilha sonora em todos os trabalhos teve o apoio de Eduardo Virgílio.  

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Dirigido por Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua há 40 anos desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação.

No Núcleo, são desenvolvidas duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Ao todo, o Núcleo já produziu cerca de 300 filmes, entre autorais e de oficinas, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Atualmente, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.

Ao completar 40 anos, o Núcleo comemora a conclusão de seus dois primeiros longas. História Antes de uma História, dirigida por Wilson Lazaretti, conta a história de Dr. K, um velho senhor que, no decorrer de uma de suas caminhadas, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. O filme, cuja produção durou 13 anos, foi exibido em algumas sessões especiais e deve ter lançamento oficial no Brasil ainda este ano, junto com Café, um dedo de Prosa, longa de Maurício Squarisi, dedicado à história do café.

Wilson Lazaretti
É autodidata e iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, quando foi convidado a dar aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP. Leciona animação há 23 anos na Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas e nos últimos onze anos tem participado do programa da Reitoria da Unicamp, Ciência e Arte nas Férias.

Realizou quase mil oficinas de animação para crianças, jovens a adultos em quase todo o território brasileiro, além de Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia e Estados Unidos. Desde 1999 fabrica materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação.

Maurício Squarisi
Realizador de filmes de animação, orientador de oficinas de animação, cartunista e artista gráfico. Nascido em Campinas/SP, tem uma longa carreira no mundo da animação. Tem em seu currículo dezesseis filmes como diretor, cinco trabalhos como realizador de documentários, onze trabalhos como produtor de desenhos animados, dez trabalhos como animador para filmes de outros diretores, além do trabalho de orientador de oficinas de animação, júri e palestras de animação e eventos de animação e cinema. 

Serviço:
2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos
Data: 25 de setembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Valinhos - Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Valinhos/ SP
Mais informações: https://www.facebook.com/nucleodecinemadeanimacaodecampinas.

Nenhum comentário: