Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pró-Memória integra 9ª Primavera dos Museus

Novamente a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba integrará a Primavera dos Museus. A 9ª edição do evento acontece de 21 a 27 de setembro e o evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2015 são 809 instituições participantes com mais de 2.400 eventos programados em todo o Brasil, entre eles, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Tema
O tema escolhido para este ano foi Museus e Memórias Indígenas, que leva a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no Brasil, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional. Eles estão representados em museus e outras instituições por meio de exemplares de sua cultura material, como utensílios e adornos de grande sofisticação e beleza estética, além de registros textuais e audiovisuais.

A 9ª edição da Primavera dos Museus convida os brasileiros a um encontro com os patrimônios culturais indígenas. Que ele seja proveitoso, estimulante e criativo no sentido de abrir novas interpretações e visões sobre a nossa rica diversidade étnica e cultural. Que o museu seja, como definiram os Ticuna, “um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo”. Os povos indígenas sempre souberam guardar suas histórias e transmiti-las a novas gerações. Hoje, para preservar e difundir seus saberes, muitos lançam mão das novas tecnologias, como vídeos e fotografias digitais.

Programação
Dias 26 e 27 de setembro – Oficinas com indígenas da Terra Indígena Vanuíre (inscrições abertas pelo telefone 3875-8383, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou pessoalmente na recepção do Museu Municipal)
Local: Museu Municipal Casarão Pau Preto
Horário: 26/09: 13h30 às 16h30 e 27/09: 9h às 11h30

Dias 21 e 22/09 - Exibição da animação Pajerama - O curta de nove minutos apresenta as experiências estranhas pela qual passa um índio, revelando mistérios do tempo e do espaço
Local: Museu Municipal Casarão Pau Preto
Horário: Às 9h e às 14h30.

Nenhum comentário: