Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Palestra reúne gastronomia e literatura na Fundação Ema Klabin

A biblioteca da casa-museu onde viveu Ema Gordon Klabin. Foto: divulgação.
A jornalista Denise Godinho realiza no próximo dia 19 de setembro, das 10 às 12h, a palestra Capitu vem para o Jantar, na Fundação Ema Klabin.

Neste encontro, os amantes de literatura poderão compreender suas obras preferidas pelo viés da culinária e os gastrônomos conhecerão receitas e desvendarão os motivos pelos quais grandes escritores optaram por elas. Sob a ótica dos hábitos alimentares, é possível entender melhor o período em que determinado escritor viveu e como isto o influenciou ao escrever, além de discutir o papel da gastronomia na literatura.

Em seu projeto, a jornalista pesquisou as origens de diferentes pratos mencionados na literatura. Para isso, ela buscou todas as pistas que as obras oferecem e foi até a realização do prato. Por exemplo: para descobrir os segredos da  paella, citada no livro Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway, Denise realizou um dedicado trabalho de apuração e descobriu que Hemingway costumava comer a paella do restaurante Sobriño de Botin (o mais antigo restaurante do mundo ainda em funcionamento, em Madri) . Entrou em contato com o restaurante e eles lhe deram dicas sobre prato.

Durante o encontro, o público terá acesso a duas edições raras de livros de Machado de Assis que fazem parte do acervo da Fundação Ema Klabin: Esaú e Jacob (edição de 1920, em francês) e Dom Casmurro (edição de 1924, em português), ambos da Editora Garnier (RJ), e também poderá experimentar uma receita do livro de Dom Casmurro, de Machado de Assis.   

Denise Godinho é jornalista e escritora. Escreve sobre literatura, gastronomia e turismo. Criadora do site Capitu Vem para o Jantar e da Rádio Conta Outra, Vó, projeto ganhador de concurso. Dirigiu o documentário A Primeira Vez do Cinema Brasileiro e mantém uma coluna semanal sobre gastronomia e literatura no portal Burn Book.   

Visita temática gratuita
A Fundação Ema Klabin promove, também no próximo dia 19 de setembro (sábado), a partir das 14h30, a visita temática Os potenciais narrativos da coleção,  com entrada franca.  A visita propõe organizar os diferentes elementos da casa das mais variadas formas, mostrando como os caminhos escolhidos pelo olhar constroem distintas narrativas: da pessoa, das peças, da casa e da cidade que acolhe esta memória.

A casa-museu Ema Klabin reúne um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. E tem um jardim assinado por Burle Marx.

Serviço:
Palestra Capitu vem para o jantar, com a jornalista Denise Godinho
Data: 19 de setembro de 2015, das 10h às 12h
30 vagas
Investimento: R$35,00
Visita temática Os potenciais narrativos da coleção
Horário: 14h30 às 16h30  
Entrada franca
Inscrições e informações: cursos@emaklabin.org.br - fone: (11) 3062-5245 e 3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo/SP  http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: