Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Campanha de doação de órgãos e tecidos alerta para queda do número de transplantes

A OSC Gabriel lançará na próxima sexta-feira, dia 18 de setembro em Indaiatuba a 17ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

Hoje, no Brasil, existem aproximadamente 42 mil pessoas que aguardam uma oportunidade de receber uma doação para salvar suas vidas. Outros tantos ainda esperam pela oportunidade de voltar a enxergar, como no caso de doação de córneas. São brasileiros e brasileiras, adultos ou crianças, que, anonimamente, aguardam nessa angustiante lista de espera.

Infelizmente o país tem pouco a comemorar, pois apesar de possuirmos uma das maiores políticas públicas voltadas ao transplante, ficamos aquém quando o assunto é autorização da família para doação. A subnotificação de potenciais doadores pelos hospitais também é um dos fatores que influenciam negativamente esses números. A queda do número de transplantes, segundo a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO) é um sinal de alerta e requer novas medidas urgentes.

De acordo com a Secretaria de Transplante Mundial, a Espanha possui uma taxa de 36 doadores por milhão de população (pmp) enquanto no Brasil não conseguimos atingir a meta para este ano, que é de 15 doadores pmp.

Segundo o Sistema Nacional de Transplante em 2014, foram realizados 23.226 transplantes, incluindo medula óssea.  Portanto, menos da metade da fila conseguiu realizar o transplante, considerando, principalmente, que a fila de espera por medula não integra a Lista de Espera de 2015.

Por isso é tão importante todos se engajarem nessa causa. O país todo está se preparando para esse alerta, iluminando prédios públicos e particulares de verde ou simplesmente agregando às suas redes sociais o laço verde, símbolo da doação.

Indaiatuba, que registra baixos números de doadores de órgãos, também estará engajada nessa luta. Atendendo a sugestão dada pela OSC Gabriel, vários edifícios serão iluminados de verde na semana de 27 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador. Entre eles, os prédios públicos, como Câmara Municipal e SAAE, farão parte da iniciativa. Outros prédios, como o Polo Shopping, Portobello Shop, Carrefour Bairro e Fran’s Café também se engajaram. O Polo Shopping foi o pioneiro e há dois anos já adotou essa prática.

A OSC Gabriel, em parceria com a APM da Escola Ambiental Bosque do Saber, preparou uma programação para isso. Na sexta-feira, dia 18/09, a partir das 19h, acontecerá a abertura oficial da campanha, no auditório da escola, que fica na Rua João Batista D'Alessandro, 610, Jardim do Sol; dia 20 de setembro, das 13 as 17h, será a vez de levar informação para a população que estiver participando da Festa da Primavera, também na Escola Ambiental Bosque do Saber e no dia 26 de setembro, das 10 as 20h, será a vez do Polo Shopping participar dessa importante ação de cidadania.

São parceiros nesse projeto Novartis Biociências, Unimed Campinas, Polo Shopping, Vita Migliore Residence Hospital, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, APM da Escola Ambiental Bosque do Saber, SAAE, Plotti Comunicação Visual e Portobello Shop.

Mais informações podem ser obtidas na página da Gabriel no Facebook ou pelo fone (19) 3801-2047.

Nenhum comentário: