Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Polo Shopping Indaiatuba recebe a mostra “Caminhos para a Paz”

Obra Etéreo, idealizada por Livar. Foto: Coletivo Áscua.
Promovido anualmente pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba, o festival Agosto das Artes busca fomentar o interesse da população pelas artes plásticas, em todas as suas manifestações. Caminhos para a paz é o tema de 2015, pensado a partir dos 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial. A proposta é convidar o público, a partir das diversas formas de expressões artísticas, para reflexão, engajamento e conscientização sobre um mundo melhor.

Como parte do evento, as instalações itinerantes Estratégias da paz, Etéreo, Marelle e Meditação estarão expostas durante todo o dia desta sexta-feira (28), na Praça Central do Polo Shopping Indaiatuba.  As obras são interativas e foram desenvolvidas pelo Coletivo Áscua, composto por Beatriz do Amaral, Kenia D'Angelo e Livar.

Estratégias da Paz: a obra é formada por duas estruturas separadas, cada uma com dois conjuntos de jogos. As peças interativas contêm imagens com símbolos de paz e também que remetem a conflitos.

Etéreo: a fragilidade, beleza e simbolismo do jardim de tulipas brancas remete à análise de que, mesmo que a paz possa parecer delicada e inatingível, continua sendo o maior desejo almejado mundialmente.

Marelle: a palavra é o nome original (tradução francesa) do jogo de Amarelinha, cuja releitura é apresentada na obra como desafio para atingir a paz.

Meditação: a instalação-ambiente é também um convite ao relaxamento e reflexão, que podem proporcionar a paz interior.  

Serviço
Festival Agosto das Artes no Polo Shopping Indaiatuba
Data: 28/8 (sexta-feira)
Horário: das 10h00 às 22h00
Local: Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP)
Participação gratuita.

Nenhum comentário: