Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Exposição "Cianotipia - A Fotografia Experimental" no Shopping Center Limeira

Divulgação.
Com organização da Oficina Cultural Carlos Gomes, o Shopping Center Limeira traz a seus clientes a exposição Cianotipia – A Fotografia Experimental. Com obras de vários artistas, a mostra é resultado de uma oficina coordenada pela fotógrafa e designer gráfica Lígia Minami e poderá ser conferida entre os dias 14 e 30 de agosto nos corredores do shopping.

Um dos primeiros processos de impressão fotográfica em tons azuis, a cianotipia foi descoberta em 1842 pelo cientista e astrônomo inglês John Herschel e, além da fotografia, foi utilizada principalmente como processo de baixo custo para copiar desenhos e diagramas durante os séculos XIX e XX.

“A proposta da atividade foi despertar a sensibilidade visual dos participantes usando a cianotipia como meio para estampar tecidos, aliados a técnicas de dobra e amarração para emulsionamento dos mesmos, inspiradas no shibori (método milenar japonês para tingimento de tecidos)”, destaca Lígia. De acordo com a fotógrafa, todo processo de captação da imagem e tingimento foi executado de forma autoral e criativa. “A exposição apresenta os resultados da construção coletiva dos participantes da atividade da oficina que realizamos na Oficina Cultural Carlos Gomes”, diz.

A mostra tem visitação e estacionamento gratuitos, conta com 16 obras e tem apoio da Oficina Cultural Carlos Gomes e da Secretaria Municipal de Cultura de Limeira.

Nenhum comentário: