Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Conselheira do Louvre ministra palestras sobre Egito na Fundação Ema Klabin

Uma das grandes especialistas sobre o Egito Antigo, a professora Cintia Gama ministra duas palestras sobre o tema na Fundação Ema Klabin. No dia 15 de agosto, As chaves para compreender a religião egípcia antiga dará uma visão geral sobre a religião desse povo, explicando suas origens, mitos e deuses. Também serão abordados religião, aspectos de rituais funerários e seus desdobramentos no cotidiano dos egípcios do período faraônico.

Já no dia 12 de setembro, a palestra As representações artísticas do Egito Antigo entre o sagrado e o profano pretende  explicar a composição da arte egípcia de uma forma abrangente.  Serão tratadas as técnicas de produção de cores e formas, a maneira como esse povo via o mundo para poder representá-lo, a existência da perspectiva egípcia e também a vida quotidiana dos artistas na época faraônica. O objetivo é compreender as ideias por detrás das representações artísticas tão características do Egito faraônico.

Cintia Gama
Conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Doutoranda em religião egípcia antiga pela Ecole Pratique des Hautes Etudes - Sorbonne, Paris. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em História pela USP; integrante de duas missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis e missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor e professora de História da gastronomia.   

Serviço:
Palestras:
- As chaves para compreender a religião egípcia antiga
Data: 15 de agosto – 10h às 12h - 30 vagas-  valor R$ 35,00
- As representações artísticas do Egito Antigo: entre o sagrado e o profano
Data: 12 de setembro – 10h às 12h - 30 vagas-  valor R$ 35,00
Inscrições e informações: cursos@emaklabin.org.br  Fone:  (11) 3062-5245 e  3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo
Fone: (11) 3062-5245.

Nenhum comentário: