Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Casa Decor Indaiatuba: dormitório do casal alia contemporaneidade, funcionalidade e tecnologia

Foto: Leandro Farchi.
Visando desenvolver não apenas um quarto, mas um refúgio ao casal, a designer de interiores Maristela Grion Frias de Campos apresenta na Casa Decor Indaiatuba 2015 um ambiente construído sob premissas contemporâneas, como design global reconhecido pela elegância; visual atemporal para não desatualizar em poucas estações e materiais duradouros de alta qualidade e fácil manutenção – um dos destaques são as luminárias assinadas pela designer brasileira Cristiana Bertolucci, que trabalha há 30 anos com criação na área de iluminação decorativa.

O ponto de arranque do projeto consistiu em analisar a história da família fictícia da Casa Decor Indaiatuba e o espaço físico disponível, levando em consideração as tendências do mercado. “Para estabelecer o novo layout utilizamos a janela do ambiente, a princípio em posição desfavorável, como elemento de partida para o pórtico que emoldura a cabeceira da cama e mesmo camuflada pelas cortinas, a janela continua com seu acesso e funções preservadas. Em frente à cama, construímos uma área de convivência, em que o casal pode usufruir da lareira ecológica, biblioteca, TV e som”, revela Maristela.

Um dos detalhes do projeto é a criação do mini closet decorado para produções de festa. Originalmente a área do closet foi definida como Saleta do Jogador de Polo, deixando o quarto sem este aparato.  No entanto, o espaço definido não seria suficiente para a criação de um novo closet e a solução encontrada foi uma versão menor, mas com a sugestão de edificar posteriormente um amplo closet após a porta divisória dos ambientes, dada a disponibilidade do terreno. Na área anterior ao closet, foi criada uma bancada de apoio para a consultora de moda Laura (moradora fictícia) que é ex-modelo e utilizará o espaço para produções fashionistas e maquiagem.

Pensando em sustentabilidade, Maristela Campos, apostou na utilização de máxima economia energética com tecnologias já implementadas de forma global. Toda a luminotécnica do dormitório é feita com lâmpadas LED em diversas configurações: LEDMR16 embutidos no teto, lâmpada LED Classic no pendente, abajures e luminária de leitura e fitas LED no painel da lareira e no closet; este conta com um sensor na porta de correr que ativa o acendimento quando a porta abre e ao fechar a porta, a luz se apaga. O refúgio do casal também possui sistema de sonorização muito eficiente e prático, levando facilidade de aplicação e economia.
O recurso decorativo aplicado por Maristela Campos já se estabelece como moda e vai além de uma simples tendência. “Usei elementos vazados inspirados nos ‘Muxarabis’ do Oriente Médio e nos brasileiríssimos ‘Cobogós’. Entretanto, não utilizei materiais como blocos, treliças ou painéis, mas sim um papel de parede com efeito tridimensional, que com certeza irá surpreender ao provocar a ilusão de um elemento vazado, trazendo profundidade e leveza ao espaço”, detalha Maristela. “Como material de tendência, exploramos os metais dourados em inúmeras configurações. Da cerâmica do charmoso ‘Garden Sit’, pintado a quente em dourado brilhante que dá apoio às poltronas da lareira ao bronze dourado escovado das bases dos abajures, até a moldura do espelho folheada a ouro. São pontos de luz elegantes, mostrando que o dourado pode ser muito moderno”, salienta.

A Casa Decor Indaiatuba acontece de 31 de julho a 20 de setembro na Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere, sendo a primeira edição do evento na cidade. “Nossa expectativa é grande, pois há doze anos Indaiatuba não era presenteada com uma mostra de decoração e a cidade conta com excelentes profissionais. Esperamos um alto índice de visitação para apresentar nossos trabalhos e poder confraternizar com nossos clientes, fornecedores e amigos em ambientes funcionais e muito bacanas, como a Choperia Giovanetti, o restaurante Brancotinto e a La Fée Cafeteria”, conclui a designer de interiores.

Maristela Grion Frias de Campos
Maristela Grion Frias de Campo é formada em Artes Plásticas pela PUCC, Design de interiores pela Arquitec e Design de Mobiliário pela Arquitec. Membro da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) e associada às associações Polo Arqdec – Campinas, Accemd – Campinas, Prata da Casa – Indaiatuba e Deca Club – Nacional. Participou de mostras como Indaiatuba Decor, Campinas Decor, Casa Cor Campinas e Casa Decor Indaiatuba. Participou dos lançamentos imobiliários com stands de vendas e apartamentos ou casas decoradas no Portal das Flores - Construtora ACEC Indaiatuba, Central Park - Construtora ACEC Indaiatuba, Villa Felicitá - Construtora Congesa Indaiatuba, Jatobá - Construtora ACEC / Petrus Indaiatuba, Palm Tree Residence - Construtora Pantheon Indaiatuba, Première - Construtora ACEC / Petrus Indaiatuba, Montville - Construtora ACEC / Petrus Monte Mor. Fez vitrines das lojas Quartos & etc. Campinas, Casa e Arte Campinas e Decoratto Indaiatuba. Participou de diversas edições de congressos, simpósios e seminários no Conad, Congresso KAZA, Lighting Design e Ricardo Botelho Marketing.
Para ela, designer de interiores é o profissional especialista em estudar as necessidades, sonhos e expectativas dos clientes frente a um determinado espaço físico, com suas inerentes vantagens e limitações. Traduz todos esses dados em um projeto tecnicamente correto, esteticamente agradável e que encante os clientes. Este último item é muito subjetivo. Portanto, um bom profissional investe em estudar a fundo os clientes, seus hábitos, valores, rotina e planos futuros. Sonha com eles, para ao final dos trabalhos atingirem a realização desse sonho.

Casa Decor Indaiatuba 2015
Mostra de arquitetura, decoração e paisagismo de Indaiatuba-SP, realizada entre 31 de julho a 20 de setembro de 2015. Com 5 mil m² de área total, 42 ambientes, a primeira edição da mostra traz como inspiração o tema Cores e Sabores e tem como palco uma típica casa de veraneio, localizada na Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere. Traz para a região o conceito de mostra boutique, apresentando, em uma versão mais exclusiva, toda a infraestrutura, luxo e suntuosidade dos grandes eventos deste setor. O público poderá conferir as principais tendências que figuram nas mostras de decoração, com novidades em design, revestimento, louças e metais e automação, entre outros. A direção do evento é de Renata Fraia e Renata Jancowski, que trazem como experiência o sexto ano de realização de mostras no interior de São Paulo.

Serviço
Casa Decor Indaiatuba®
Data: 31 de julho a 20 de setembro
Local: Alameda José Amstalden, 74, Chácara Belvedere, Indaiatuba/SP
Horário: de quarta a sábado, das 14h às 22h e domingos e feriados, das 14h às 20h.
Bilheteria: R$30,00 (inteira)
Redes Sociais: www.fb.com/casadecorindaiatuba | Instagram @casadecorindaiatuba.

Um comentário:

Fabiano Fonseca disse...

Eu até gostaria de visitar, mas não vale nem perto de R$60,00 (eu e minha noiva).
Mês passado teve o Campinas decor no Iguatemi e só paguei estacionamento e tomei um bom café com muito menos do que isso.