Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

“Café, um dedo de prosa” tem exibição gratuita em Campinas

Divulgação.
Após ser exibido em festivais internacionais como o Kugoma, em Moçambique e o Festival de Animação de Lisboa, em Portugal, o longa de animação Café, um dedo de prosa será exibido em Campinas, no dia 17 de agosto, às 14h, no Auditório da Estação Cultura.

Café, um dedo de prosa, de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, conta de modo leve e bem humorado a história do café e mostra sua importância na história do Brasil. O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho e teve uma pré-estreia internacional em março, no Monstra – Festival de Animação de Lisboa, um dos mais importantes eventos da animação mundial. No Brasil, fez uma pré-estreia na cidade de Itu/SP e foi exibido em algumas sessões especiais. Com contrato com a Polifilmes, deve ter lançamento comercial no segundo semestre.  

A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro História do Café, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos – Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Nascido em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história. Além das obras autorais de cada diretor, o núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, os diretores calculam ter ministrado mais de 2 mil oficinas, na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia e Suécia, entre outros. A próxima será em Campinas, com Maurício Squarisi e Beth Russo.

Oficina de flip-book
A oficina de flip-book com Maurício Squarisi e Beth Russo, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ocorre nos dias 4, 11 e 18 de agosto, às 14 horas, no Museu do Café, em Campinas. Após assistirem a uma versão resumida do filme Café - um dedo de prosa, os participantes iniciarão a oficina começando pelo pré-roteiro, passando pelo planejamento, desenho no papel e finalizando o flip-book com uma capa personalizada. Além do trabalho realizado, os participantes levarão para casa um outro flip-book novo.  

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas e é preciso ter idade mínima de 12 anos para se inscrever. É necessário que cada aluno leve material de desenho, como lápis, borracha e lápis de cor. As inscrições ocorrem pelo telefone 3296-1104.

Serviço
Oficina de flip-book Café - um dedo de prosa
Local: Museu do Café - Av. Heitor Penteado, 2145, Pq. Lago do Café – Pq. Taquaral, Campinas, SP
Datas: terças-feiras, dias 04, 11 e 18/08
Horário: 14h
Inscrições e contato: (19) 3296-1104

Exibição do longa Café - um dedo de prosa
Local: Auditório da Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº
Data: 17 de agosto
Horário: 14h
Entrada franca.

Nenhum comentário: