Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tania Calonga lança 'A dupla face do Rei Salomão: Sabedoria ou Astúcia?’ dia 3 na Laselva

Filósofos, historiadores, teólogos e cientistas estão sempre em busca da verdade. Os cientistas da religião não fogem a esta regra, buscando estudar os textos bíblicos de acordo com uma metodologia científica, com o objetivo de buscar a verdade que eles nos apresentam, a fim de que possamos deixar de lado a fé ingênua, para sermos capazes de construir uma a fé concreta, sem misticismos. Essa é a proposta da escritora Tania Calonga, doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC.

“Minha proposta é entender os textos bíblicos na sua origem, isto é, quando, onde, como, quem ou para quem foi escrito cada um dos textos bíblicos. Somente dessa forma é possível fazer uma interpretação verdadeira e entender com seriedade a Palavra de Deus. A Bíblia foi escrita por pessoas humildes, doutores, sábios – em diversas épocas e diversos lugares. O livro A dupla face do Rei Salomão: ‘Sabedoria ou Astúcia?’ retrata com profundidade a ideologia escondida por trás dos textos bíblicos”, explica Tania.

O livro abre uma discussão polêmica entre a fé e a história, a ciência e a religião. “Os textos de Tania, segundo o padre Benedito Ferraro, trabalham a memória perigosa presente nos textos bíblicos”. Remete o leitor a reflexão com referências históricas e documentadas, além dos estudos profundos dos textos codificados do livro sagrado, colocando a vida real do rei Salomão na pauta dos reis manipuladores, carrascos e corruptos.

Segundo o teólogo e pesquisador, Ivo Storniollo, “Estamos hoje em meio a grandes viradas históricas. Cabe a nós ficar atentos para que nossa fé não seja cooptada e manipulada para aprovar e abençoar a cupidez de riqueza e poder dos outros. Está na hora de a humanidade deixar de ser escrava do faraó e buscar liberdade e vida em outro lugar, outras experiências, outros caminhos para uma nova história, que não seja voltar ao Egito”.

Para o Prof. Dr. Fernando Cândido, “Qualquer pessoa que assuma a tarefa de estudar a História de Israel, em nossos dias, está disposta, a aventurar-se. Nesse aspecto, Tania não teve receio em assumir posições. Ela nos brinda com um exercício de imaginação histórica bastante efetivo em termos pedagógicos, afinal o livro consegue desestabilizar a memória coletiva contemporânea acerca de Salomão em seus próprios termos.”

Serviço
O livro - A dupla face do Rei Salomão: ‘Sabedoria ou Astúcia?’ – tem seu lançamento marcado para a próxima sexta-feira, 03/07, a partir das 18h30, na Livraria Laselva, na Rua 13 de Maio – 839 – Centro – Indaiatuba, com evento de autógrafos aberto ao público.
Para outras informações, taniacalonga@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: